Olhar Arquitetônico by Marcelo Modenesi

Conheça a história e projetos do designer Marcelo Modenesi, que largou a odontologia para se dedicar a arte de deixar qualquer cantinho bonito e funcional.

Somos suspeitos em falar, mas particularmente amamos a seção Olhar Arquitetônico. Para quem ainda não conhece, vale explicar: nossa equipe entra em contato com os melhores profissionais da decoração e dá espaço para que eles possam mostrar um pouquinho do seu trabalho e aspirações dentro do segmento no qual atuam. Durante estes anos, muitos arquitetos, designers, paisagistas e engenheiros passaram por aqui e nesta nova temporada, claro, não será diferente. Hoje, o espaço é de Marcelo Modenesi. O designer de interiores largou a odontologia para se dedicar a arte de transformar espaços e torná-los muito mais bonitos e funcionais. Conheça o trabalho dele aqui no blog!

Leia também:
6 tipos de poltronas curingas para a decoração de casa
Olhar Arquitetônico by Pedro Druziki

A história de Marcelo Modenesi com o design

Digamos que Marcelo Modenesi sempre trabalhou com ofícios que de alguma estivessem relacionados com a beleza. Ele mesmo nos conta que antes de se tornar designer de interiores, era dentista e sua função era ‘embelezar o sorriso das pessoas’. Este desejo de trabalhar com a estética sempre esteve presente em sua vida, e foi dando pitacos na reforma de apartamentos de amigos, que ele percebeu sua facilidade em compor ambientes e torná-los funcionais. Com apoio de muitos amigos e arquitetos, Modenesi embarcou nesta e estudou na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo.

marcelo-modenesi-arquiteto

.
Decorar bem é transformar o sonho do cliente em um espaço aconchegante”. 

 

Por lá, além de aprender tudo o que precisava para ser um excelente profissional, saiu do amadorismo e dos pitacos, e se tornou um designer de interiores com um estilo bem pessoal. O mais legal é que antes mesmo de encarar o mercado de trabalho, Modenesi ganhou um prêmio da escola em 2012 por um projeto realizado e julgado por uma comissão de renome no mercado.

arquiteto-marcelo-modenesi

O tempo passou, o profissional trabalhou com arquitetos importantes no mercado até abrir, há cinco anos, o seu próprio escritório, a Escala MM, localizada na cidade de São Paulo.  Por lá, ele, juntamente como sócio Felipe Távora (foto), realiza dezenas de projetos – todos eles focados nas necessidades de cada cliente e talvez isso seja o principal diferencial do escritório. “Tem sido fantástico conhecer melhor cada um dos clientes, saber como é o estilo de vida, dos solteiros, dos casados, dos espaços para os filhos, dos hábitos da família. E tudo isso buscando fornecedores de extrema qualidade. Tudo tem que funcionar. E ser aconchegante. Uma casa tem que abraçar os seus moradores”, conta.

marcelo-modenesi

Muitas vezes, eles postam fotos dos bastidores nas redes sociais como uma maneira de se aproximar dos clientes, fazendo com que todo mundo fique mais próximo da realidade de um projeto. Afinal de contas, a gente sabe que ‘uma casa de Pinterest’ não surge do nada e exige muito trabalho e técnica para tirar tudo do papel e fazer do projeto uma realidade. E a importância de dialogar com o cliente é fundamental. “Discutimos sempre cada etapa do projeto com o orçamento necessário. E damos opções de acordo com as condições do cliente. Evidentemente um projeto de iluminação com automação custa mais”, conta Marcelo Modenesi.

marcelo-modenesi-arquitetura

sofas-montacasa

Referências e inspirações

Assim, entendendo a dinâmica de trabalho, que, diga-se de passagem, era totalmente diferente do que fazia antes, Marcelo Modenesi ganhou espaço. “Fiz diversos apartamentos. De 40m² a 1000m². Estilos variados. De pessoas mais clássicas a um guitarrista. De famílias maiores a solteiros”. No entanto, vale lembrar que o segredo para ele se tornar o que é, são as referências e o interesse pelo ofício. Assim como tantos outros profissionais que já passaram por aqui, Modenesi é um pesquisador nato, faz questão de visitar feiras do segmento e é fã do trabalho de ícones do design, como Jorge Zalszupin, Charles and Ray Eames e Philippe Stark.

marcelo-modenesi-arquitetura-e-projeto

Um ambiente decorado pelo profissional

Uma amostra do seu trabalho está aqui neste post. Modenesi cria ambientes decorados supermodernos, dinâmicos e que, além de bonitos, são funcionais. Este abaixo, especialmente, o profissional nos conta que foi bastante desafiador. Isto porque o cliente era escritor que queria dar protagonismo aos livros de sua coleção. Atendendo ao pedido, Modenesi, criou uma biblioteca de trabalho, revestimentos em tecido em algumas paredes e chão preto – o que deu um toque moderno aos ambientes.

marcelo-modenesi-projetos

marcelo-modenesi-projeto

Agora conta aqui nos comentários o que você achou do trabalho do designer Marcelo Modenesi. Inspirador, não é mesmo? Continue acompanhando o nosso blog, pois outros profissionais vão passar por aqui nesta nova temporada do Olhar Arquitetônico. E claro, não se esqueça de curtir e compartilhar o post com seus amigos!

Imagens: Divulgação Escala MM.