Dicas de jardinagem: como fazer a manutenção de canteiros de 8 passos

Para ter um jardim saudável, se desenvolvendo bem, é preciso cuidar e fazer a manutenção dos canteiros. Mais quais as etapas disso? Confira.

Cultivar plantas é um dom de muitas pessoas, mas que nós também podemos desenvolver. O hábito de fazer a manutenção dos canteiros de casa, além de ajudar a arrumar a propriedade, contribui para a nossa saúde mental e, consequentemente, física. E você não precisa fazer nada muito grandioso; basta ter uma horta, um quadro vivo ou um cantinho verde dentro de um ambiente. Confira as dicas de jardinagem que trouxemos para este texto.

04-manutencao-dos-canteiros-viva-decora
Projeto by Caio Bandeira e Tiago Martins e Analu Andrade

Como manter os jardins de casa sempre em dia?

De fato, não é tão simples assim manter as plantas de qualquer jardim sempre bonitas, fortes e saudáveis. Para isso, é preciso adotar uma série de cuidados de manutenção para com elas no dia a dia. 

Ou seja, a prática da jardinagem precisa mesmo ser um hábito – do contrário, precisaremos recorrer constantemente a profissionais terceirizados para fazer isso por nós.  

Criar as condições básicas para o desenvolvimento adequado das espécies é o segredo da coisa. Listamos algumas ações necessárias.

02-dicas-de-jardinagem-viva-decora
Projeto by Alessanara Maioli

1. Controle de ervas daninhas com a manutenção dos canteiros

Aqui estamos falando daquelas plantas indesejáveis, que acabam competindo com as espécies que estamos tentando cultivar, roubando os nutrientes e umidade do solo. 

Muitas vezes, elas também barram a luz e até fazem pesar as estruturas daquelas plantas onde se prendem. Infelizmente, elas precisam ser eliminadas dos canteiros de casa, desde a sua raiz.

Tem mais, o que os especialistas chamam de “crostas no solo”. Seria tipo lacunas que aparecem de vez em quando no solo. Isso deve ser rompido para que o ar e a água possam fluir melhor no local. 

05-manutencao-dos canteiros-viva-decora
Projeto by BY Arq&Design

2. Controle de insetos

Sim, outra praga que pode acabar com as suas plantas do jardim de casa são os insetos. Mas, calma. Entenda bem o que estamos querendo lhe dizer. 

Não é que você precise sair matando todas as formigas, lagartas, joaninhas e mais. Quando existe uma grande variedade de insetos no canteiro, até que é um bom sinal, indicando que o solo está saudável e equilibrado.

O cuidado que precisamos ter é quando identificamos um desequilíbrio, ou seja, quando uma espécie de inseto acaba virando dominante, infestando o canteiro.

Inicialmente, pode ser preciso usar inseticidas ou extrair manualmente esses insetos. Depois, na dúvida, consulte um especialista para saber quais plantas se “relacionam bem”. Pois existem várias espécies que atraem e fazem dos insetos, como as abelhas, os seus parceiros de desenvolvimento.

03-dicas-de-jardinagem-viva-decora
Projeto by PB Arquitetura

3. Controle de doenças

Claro que plantas adoecem; afinal, elas são seres vivos. Por exemplo, fungos, bactérias e microorganismos podem provocar a sua morte. Inclusive, algumas dessas coisas podem se alastrar, mesmo com a manutenção dos canteiros, por todo o jardim, e matar tudo. E o que provoca esse tipo de coisa? Umidade em excesso, por exemplo. 

Por isso, tente primeiro extrair os galhos e ramos doentes através de poda. Depois, identifique a causa da doença. Se for mesmo água em excesso, tente podar mais galhos para deixar a luminosidade do sol chegar ao solo. E, no mais, estudo uma forma de fazer uma drenagem do terreno.

08-dicas-de-jardingem-viva-decora
Projeto by Viva Decora e Katia Llaneli

4. Colocação de matéria orgânica ao fazer a manutenção dos canteiros

Umidade demais é um problema para a saúde das plantas, assim como de menos também. Para reter um pouco da umidade no solo, pode-se colocar uma camada de matéria orgânica sobre os canteiros. Por exemplo, folhas, cascas de verduras, restos de frutas, de serragem, e mais.

Leia também:
10 dicas criativas para uma decoração de jardim perfeita
Pergolado no jardim: o que é, e quais os modelos para ter em casa?
Descubra o poder de um vaso decorativo no ambiente!

5. Colocação de terra nova

Você deve encontrar vida e morte até na terra do seu jardim.

Se você não fizer a manutenção dos canteiros irá perceber que eles permanecem improdutivos por muito tempo, sem a presença de insetos, sem reter umidade ou com umidade demais não liberada para o ar, então será provável que a terra fique improdutiva. A melhor coisa, nesse caso, é comprar uma leva de terra nova na floricultura e misturar em grande quantidade com a terra antiga já existente no local.

07-manutencao-de-canteiros-viva-decora
Projeto by Andréa Esteves

6. Adubação para a manutenção dos canteiros

De vez em quando, é interessante acrescentar uma quantidade controlada de adubo no solo – orgânicos, como esterco e restos de alimentos, e inorgânicos, como de NPK. Isso ajudará o terreno a recuperar a sua capacidade de nutrir as plantas. Ou seja, alimentando-as para que continuem vivas, saudáveis e bonitas.

7. Irrigação

Outro alimento para as plantas, depois do sol e dos nutrientes presentes no solo, é a água. Cada espécie precisa de mais ou menos água – sendo que a quantidade também será diferente em cada estação. Lembrando que a melhor maneira de irrigar as plantas é simulando o efeito de chuva. E isso deve ser feito diariamente para garantir a melhor manutenção dos canteiros.

Observação: a irrigação também deve ajudar as plantas a captarem os nutrientes da adubação no solo e também na sua fotossíntese – que é a sua fonte de energia, responsável pela sua sustentação.

Observação 2: o horário ideal para realizar a irrigação é de manhã cedo e no final da tarde. Do contrário, a água pode evaporar mais rápido do que o desejado. E se você tentar compensar enxergando as plantas depois, suas raízes podem sufocar e morrer.

01-dicas-de-jardinagem-viva-decora
Projeto by Viva Decora

8. Instalando uma estrutura sombra

Se você quer plantar espécies de sombra ou meia-sombra em uma área onde esteja fazendo a manutenção dos canteiros com grande incidência de sol, o ideal é criar uma cobertura sobre o local. Por exemplo, com sombrite, cobertura de ramas, ou pérgola com trepadeiras. Lembrando que espelhos d’água costumam refletir o sol, caso haja algum por perto.

06-manutencao-de-canteiros-viva-decora
Projeto by Viva Decora e Eder Mattiolli 

São apenas oito passos, vamos lá, você consegue fazer a manutenção dos canteiros!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta