O macramê na decoração, que traz ao ambiente uma aparência casual, influenciou a decoração de interiores e parece que veio para ficar.
Se você também tem paixão por um clima intimista e natural, e está querendo trazer isso para o seu lar, o macramê na decoração é a tendência perfeita! Feito de maneiras simples e artesanal, a principal característica desse elemento no design de interiores é trazer uma decoração afetiva, pois remete muito a sensação de casinha de vó.
Se a sua casa está com aquele clima meio caidinho e possui muitos espaços sem vida e vazios, o macramê na decoração é um dos principais itens responsáveis por incorporar mais texturas ao ambiente. Além disso, você pode abusar dos tamanhos e volumes, pois é exatamente esse mix que dá todo o charme da composição.
Outro ponto positivo é que o macramê na decoração se adapta superbem em qualquer ambiente. Com toques de elementos vintage, como a nostalgia de casa de vó, ele também tem ares boho, hippie, étnico e até mesmo moderno. Ou seja, é um item para quem deseja mesclar estilos e até mesmo fazer uma decoração inusitada.
Mas, o que é o macramê?
Antigamente, o macramê era muito utilizado, especialmente na década de 1970, mas acabou esquecido… Agora, eles andam bem populares na rede social e, principalmente, no Pinterest.
A origem do macramê é incerta, mas muitos historiadores creem que a técnica fosse utilizada desde o século 13 no Oriente Médio. Durante a antiguidade, o macramê era utilizado para aquecer as pessoas durante o inverno com mantas, chales e cobertores. Além disso, uma das versões mais aceitas é que o termo seja derivado do árabe “migramah”, que significa “franja” em português.
O macramê é uma forma de artesanato bem antiga. Feito principalmente com lã, também pode ser encontrado em algodão, sisal, linho, barbante e fitas. O macramê é uma espécie de crochê, mas dispensa o uso de agulhas. Nela, fios são trançados e atados por nós para criar franjas e barrados. Para isso, não é preciso utilizar nenhuma ferramenta ou máquina, apenas as mãos e os fios.
Quais cores devo utilizar no macramê na decoração?
São muitos modelos com cores diversas, então se você busca algo mais tradicional para incorporar o macramê na decoração invista nos tons cru, bege, marrom e preto.
Entretanto, investir em barbantes que combinem com o estilo da sua casa e de cores diferentes, tais como o verde oliva ou o laranja, combinadas do jeito certo, podem fazer a diferença!
Leia também:
Decoração da estação: 7 dicas para você preparar a casa para o inverno
Truques & tendências para decorar a casa neste outono
Tricô gigante: a nova tendência decor para casa
Estilo escandinavo na decoração: charme e elegância de sua simplicidade
Os hangers são uma das melhores maneiras de incorporar o macramê na decoração
Talvez essa seja uma das utilizações mais comuns para o macramê na decoração!
O conceito “Urban Jungle” é algo que está super na moda, afinal as plantas ilustram o contato com a natureza e se destacam em meio à decoração trazendo leveza e tranquilidade para o lar.
Então, para compor esse visual, nada melhor que enfeitar com hangers, aqueles famosos suportes para vasos que deixam de plantas suspensas dispensando o uso de aparadores, mesinhas de apoio ou prateleiras. Feitos com poucas amarrações, eles garantem uma estrutura firme e deixam o vaso acomodado!
Para utilizar o macramê na decoração com os hangers de preferência as folhagens volumosas para complementar aquele cantinho especial, porque, com certeza, chamará muito mais a atenção. Ah, e não se preocupe com o espaço, pois mesmo se ele for pequeno não haverá problemas, uma vez que elas estarão suspensas no teto.
Outras dicas são:
– Colocar vários deles lado e lado;
– Utilizar vasos coloridos em macramês de cores neutras;
– Optar por macramês coloridos para ficarem ainda mais visíveis;
– Macramê na decoração do banheiro deixa o espaço elegante e confortável e conferem mais frescor;
– Na cozinha, naquele cantinho da geladeira, por exemplo, fica incrível.
O macramê na decoração de paredes é ótimo!
Sabe aquela sensação de espaço vazio, de que falta alguma coisa? Acontece que uma parede vazia pode causar essa impressão. E, se você já está um pouquinho enjoado da decoração tradicional como quadros e fotos, nesse sentido, para quem gosta de um toque mais rústico, os painéis ou bandeiras incrementam a decoração acrescentando ainda um toque de delicadeza.
Quer mais dicas de painéis de macramê na decoração?
– O quarto deve ser o ambiente mais aconchegante e você também pode adicionar o macramê nesse ambiente decorando a parede de cima da cabeceira da cama;
– A sala de estar é aquele cômodo que utilizamos para socializar e descansar. Por isso, ela merece ser acolhedora e aconchegante. Para isso, escolha uma cor que esteja em harmonia com o estilo do resto do ambiente.
As mantas também são grandes aliadas do macramê na decoração
Já que estamos entrando nas estações mais frias do ano, que tal deixar o mood da sua casa mais invernal? É que o tecido utilizado no macramê é quente e fofinho, ou seja, puro aconchego.
Para dar aquele up no ambiente é legal testar várias formas de utilização: jogadinha de forma mais livre, dobrada de forma organizada, como peseira na cama, colocada em um banco da varanda, apenas de um lado do sofá, compondo com almofadas ou ainda inclinadinha no braço do sofá.
O balanço de macramê é perfeito para substituir as redes tradicionais
Sabe aquela peça desejo? Então, é essa! O balanço de macramê na decoração é perfeito para um ar nostálgico remetendo a infância na casa da vovó.
Mas, se antes ele era utilizado apenas em áreas externas, agora pode ser usada em vários ambientes da casa como as salas de estar e os quartos. Além de criar um cantinho de descanso perfeito ela deixa o cômodo com um ar mais descolado e aconchegante, acolhedor e confortável.
Quer aprender um passo a passo bem simples para realizar essa técnica e começar a utilizar o macramê na decoração?
- Comece cortando oito pedaços da corda, o tamanho irá variar de acordo com a altura que você deseja o seu suporte, mas em média 32 a 40 cm;
- Separe os fios laterais e deixe os centrais esticados;
- Dobre o fio da esquerda sobre os fios centrais;
- Passe o fio da direita sobre a ponta do fio da esquerda que foi reposicionado anteriormente;
- Passe o fio da direita por trás dos fios centrais e dentro do arco formado à esquerda;
- Puxe os fios laterais até fechar o nó na parte superior;
- Repita o processo começando pelo outro lado.
Agora é só ativar seu lado designer de interiores, pois o macramê na decoração ainda pode render objetos decorativos incríveis como tapetes, luminárias, cortinas, divisórias de ambientes, penduradores, almofadas e ainda nos objetos como organizadores e espelhos.
E se for se aventurar em alguma peça, não esquece de contar para gente nos comentários. 😉
Com imagens: Pinterest