6 design diferentes de luminárias para a cozinha

Todos os ambientes da casa precisam ser bem iluminados. É essencial para podermos realizar bem as nossas tarefas, incluindo na cozinha. Que tal conferir 6 designs diferentes de luminárias para a cozinha? 

Cozinha é um tipo de ambiente de serviços que precisa ter a sua decoração muito bem planejada visando facilitar as tarefas dos usuários. 

Um dos detalhes mais importantes a serem revisados nesse setor da casa é a iluminação, que precisa ser reforçada sobretudo nos locais de maior relevância funcional – como pia e fogão. Além disso, as luminárias certas também devem deixar o cômodo mais bonito e atrativo. Veja sugestões a seguir de luminárias para a cozinha.

Projeto by acqueline Fumagalli

#1 Metalizados

As luminárias metalizadas chamam muita atenção nas decorações. Seu visual contribui para dar uma cara mais moderna aos ambientes de cozinha, combinando com os eletrodomésticos. 

Atualmente, o alumínio é um dos metais mais requisitados, com uma película de óxido que o protege. E justamente porque ele é maleável o veremos em várias peças de luminárias para a cozinha em design diferenciado.

A tonalidade prateada é mais fácil de ser combinada a vários estilos de decoração e linhas de puxadores, suportes de armários e eletrodomésticos. Já as tonalidades em cobre ou rose gold – em tonalidade amarelada ou rosada, resultado da mistura com zinco – também podem ser vistas em peças de luminárias. Contudo, são cores que já saíram um pouco de moda e são mais difíceis de serem combinadas com outros equipamentos de cozinha.

O acabamento escovado – outra excelente opção – deixa as decorações com visual mais suave. Outra vantagem é que disfarça quaisquer traços de acúmulo de poeira e gordura, e também arranhões – comuns de acontecer devido à quantidade de vezes que será preciso fazer a manutenção das peças.

Projeto by Atrio Engenharia e Arquitetura

#2 Cúpulas de vidro

O metal estará presente em praticamente todas as luminárias para a cozinha, mesmo que somente na parte de conexão com a rede elétrica. 

Mas certos modelos, como plafons, spots embutidos e pendentes podem ter um acabamento em torno da lâmpada de vidro – dando um visual bem mais requintado à cozinha. Certos modelos inclusive podem ter entre as camadas sobrepostas cores diferentes – assim como é possível fazer para cooktops.

Projetos by Camila Chalon e Arq&Design

#3 Cúpulas de tecido nas luminárias para a cozinha

Zonas de refeições de cozinhas e salas de jantar, como grandes bancadas em ilha ou mesas de jantar, podem ser iluminadas com luminária pendente com cúpula de tecido. 

Nesse caso, uma parte da luminária terá uma capa dura de plástico coberta com um tecido impermeabilizado E o mesmo pode ser estampado, podendo ser um bom recurso para somar mais estilo, alegria e humor à decoração local.

São boas opções de tecido para cobrir cúpulas de luminárias: seda, algodão, lona, ​​linho e damascos.

Projeto by A.M Studio Arquitetura

Leia também:
5 dicas para criar uma decoração de casa capa de revista

#4 Design retrô

Decorações de cozinha em estilo vintage ou retrô remetem ao design produzido em décadas passadas, como anos quarenta a sessenta. 

Nesse período, entre final de guerra e corrida espacial, era bastante influenciado pelas novas conquistas tecnológicas, incluindo veículos de locomoção. Partes dessas máquinas inspiraram a criação de vários itens para casa, incluindo cúpulas de luminárias, como pendentes e spots.

Os exemplos a seguir têm as luminárias em grande destaque nos projetos de pesquisa. Seu formato chama bastante atenção, mas também seu acabamento e cor. 

As tonalidades de dourado e fumê dão um toque envelhecido à composição. Já o vermelho intenso, lembrando carros de marca famosa, instiga o apetite em decoração de cozinha e outras áreas de refeições.

luminárias para a cozinha
Imagem Revista Viva Decora

#5 Design futurista nas luminárias para a cozinha

Depois do ano 2000, este pensamento de avanço tecnológico e o sonho do homem  retornar ao espaço voltou com força. Ao mesmo tempo, as indústrias ampliaram as opções de itens para casa. 

Nesse momento, muitos outros modelos de luminárias foram lançados, principalmente pensando em ampliar os tipos de luminárias para conseguir efeitos diferentes de iluminação, conforme a necessidade prevista para cada ambiente.

A solução de rebaixo de gesso é, hoje, um dos recursos mais explorados em projetos de arquitetura de interiores para solucionar a iluminação de ambientes residenciais. Áreas de cozinha estão agora dentro desse esquema. 

Para isso, já foram lançadas várias alternativas de plafons, spots, olhos de boi e floquinhos em design moderno. E muitos desses aparelhos podem ser ligados a sistemas futuristas inteligentes de automação e ajustes de intensidade. 

Projeto by Espaço do Traço Arquitetura
Luminárias para a cozinha clean
Projetos by Iara Kilaris e Juliana Pippi

#6 Cristais

Quem diria, mas, sim, os cristais combinam com decoração de cozinhas. Eles podem aparecer em luminárias para a cozinha como pendentes e até mesmo modelos sofisticados e raros de coifas que imitam lustres de cristal. 

A tecnologia dos LEDs foram evoluídas a tal ponto que hoje temos lâmpadas de tamanho menor e grande potência. Elas passam despercebidas ao olhar, deixando que os cristais “brilhem” em sua máxima beleza.

Os cristais podem ser usados como pingentes em plafons de centro de cozinhas ou em pendentes com cúpula de tecido. 

Também podem formar, com peça única ou peças menores em amarrações metálicas, pequenos globos envolvendo lâmpadas comuns em pendentes para iluminar balcões-ilha. E, do mesmo modo, os cristais podem contornar lindos anéis de lustres para serem pendurados sobre mesas e balcões de refeições.

luminárias para a cozinha moderna
Imagem Revista Viva Decora

Muitas opções quando o assunto são modelos de luminárias para a cozinha, não é mesmo? Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta