Laranja e preto: dicas para deixar sua sala incrível com essa dupla

A combinação laranja e preto pode lembrar o Halloween. Mas é uma boa alternativa para salas decoradas. Veja como utilizá-la na sua casa.

Preto e laranja. Está aí uma combinação de cores pouco lembrada e também pouco sugerida para decoração de interiores. Tem gente que diria – e você pode ser uma destas pessoas – que sente certo receio de ter salas decoradas nestes tons dentro de casa.

Talvez este temor esteja relacionado com o tão famoso Dia das Bruxas, quando as cores laranja e preto são bastante exploradas. Mas trata-se de um engano.

Na verdade, esta dupla de cores pode deixar as decorações residenciais com um visual ainda mais moderno, super descolado, de atmosfera alegre, bem alto astral. Duvida? Você irá se surpreender.

Revista Viva Decora e MIS ARQUITETURA E INTERIORES

Qual o significado das cores laranja e preto?

Laranja e preto são duas cores com significados emocionais muito diferentes. Quer dizer que quando olhamos para elas as sensações que temos não são as mesmas.

Portanto, poderíamos ter uma impressão completamente diferente de uma decoração de interiores feita em laranja de uma feita em preto. Já a combinação laranja e preto provocaria outro efeito.

Aline Cobra Design e Arquitetura

Isoladamente, o laranja, para nós, seria uma opção de cor mais alegre. Supostamente, ela nos estimularia de forma muito positiva, nos revigorando, ativando a nossa criatividade, nos passando mais confiança e nos incentivando à socialização. 

Ela ficaria muito bem, então, aplicada a dormitórios, espaços de meditação, zonas de trabalho, áreas de refeições e mais.

Agora, o preto já é uma cor que nos passa um ar mais misterioso, sedutor. Combinaria muito bem com decorações sofisticadas, elegantes, de vanguarda. E nos ajudaria na concentração, na distinção, na capacidade de observação.

Bem, é uma cor neutra e que ficaria perfeita como pano de fundo de outras cores – o que inclui, obviamente, o laranja.

Luiz Sentinger

Por que laranja com preto é uma combinação que dá certo?

De fato, laranja e preto são duas tonalidades com vibrações diferentes, cheias de personalidade, mas que podem se complementar muito bem.

Esta combinação é altamente indicada para ambientes modernos, bem joviais e cheios de personalidade. Sendo que o laranja deve, provavelmente, se sobressair sobre o preto – mesmo que esta cor domine quase todas as superfícies do cômodo.

Se por um lado o preto é uma cor considerada fechada, o laranja é o oposto – uma cor que ilumina, alegra e aquece. Esta combinação pode dar, então, super certo em diversas situações de decoração de interiores. 

Contudo, deve-se ter muito cuidado. Ambientes com fundos em preto, branco e cinza com áreas pontuadas de laranja são sofisticados. Já ambientes laranjas demais podem agredir o olhar.

Ryasi madeira design

Onde usar a dupla na decoração?

Para responder a esta pergunta, vamos tomar como base as imagens apresentadas neste texto. Algo que já nos chama a atenção de imediato é a semelhança entre o tom de laranja utilizado em todas as propostas. 

Ele lembra muito uma cor chamada ‘Autumn’, que foi criada pela empresa americana Pantone – famosa principalmente no meio da indústria gráfica – e apontada como tendência no ano de 2018.

Outra coisa que nos chama a atenção é que os projetistas optaram, nesses projetos, assim como foi sugerido no tópico anterior deste texto, por colocar as cores neutras de fundo.

Dentre elas, o preto, que aparece dominando grandes áreas de paredes, pisos, bancadas e estruturas de armários. Seguido desta, é explorado diversos tons de cinza, além do branco.

Léo Shehtman e Renata Romeiro

O laranja, então, foi deixado para áreas muito estratégicas dentro das decorações de interiores. 

Por exemplo, um trecho de bancada ou de painel que se dobra, formando desenhos geométricos no cenário. Também algumas cadeiras em um conjunto; um tampo de mesa; alguns ornamentos; certo eletrodoméstico; e mais. E observe como a cor ilumina o teto de um destes ambientes.

Fernanda Azevedo Mancini e Andréa Buratto
Ricardo Abreu arquitetos

Rendeu-se ao laranja e preto? Vamos lá, experimente!

Essas dicas de decoração com combinação de cores laranja e preto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta