Segredos do Chef | Jaqueline Moraes

Nos últimos tempos, a gastronomia ganhou grande evidência: o número de programas culinários triplicou e realities shows sobre comida ganham cada vez mais fãs. Até mesmo você que está lendo este texto, provavelmente tem uma ‘quedinha’ por este tipo de entretenimento, e o mais legal disso tudo é que grandes chefs brasileiros e internacionais ganham o reconhecimento que merecem e a profissão se valoriza ainda mais.

jaqueline-moraes

Prova disso é a categoria que criamos recentemente para contar um pouco da história desses profissionais. Nas semanas anteriores falamos sobre o trabalho do chef premiado Ivan Lopes e hoje abrimos espaço para Jaqueline Moraes, que realiza um trabalho diferente e fora das grandes cozinhas, mas que é muito inspirador: personal cooking. Já ouviu falar?

O trabalho da Personal Cooking Jaqueline Moraes

Jaqueline Moraes tem uma verdadeira paixão pela culinária desde a infância. E com o passar do tempo, o gosto pela gastronomia só aumentou e parecia que todos os caminhos levavam a cozinhar – principalmente quando o jantar era todo planejado. A partir do momento que Jaqueline percebeu que até mesmo os amigos a requisitavam, ela viu que preparar pratos com identidade já não era mais um hobby e sim uma profissão.

A então advogada, viu que poderia se tornar uma personal cooking de sucesso e criou uma empresa especializada neste ramo de atividade. Autodidata, ela procurou as melhores referências para se profissionalizar. “Na época do colégio, nas festas, eu que fazia as comidas. Viajei muito para aprender gastronomia. Fui pra Europa e pra Ásia. Minha base é francesa / italiana com fusão da culinária asiática”, conta.

Leia também:
6 receitas MasterChef para você arrasar na cozinha
Segredos do Chef | Alexandre Bressanelli

chefs-brasileiros-jaqueline-moraes
Na empresa de Jaqueline Moraes, o cliente pode escolher o que deseja. O trabalho de um personal cooking está na versatilidade, talento e jogo de cintura.

Apesar de ter o chef e ‘papa da gastronomia’, Paulo Bocuse, como uma inspiração, o trabalho de Jaqueline precisa ser muito versátil, visto que o trabalho gastronômico dela depende das necessidades de cada cliente. “O papel da gastronomia é fazer as pessoas felizes, traz a sensação de prazer. Meu papel como chef é transformar o evento que atendo em realidade. O menu escolhido pelo cliente em realidade”.

chefs-brasileiros-curitiba

Quer estar entre os principais chefs brasileiros?
‘Estude no exterior’

Para quem está começando e quer se tornar um chef ou um personal cooking, Jaqueline indica estudar fora do Brasil. De fato, as técnicas utilizadas em países como França e Inglaterra são excepcionais e muitos dos chefs que conhecemos hoje já passaram por uma experiência além das demarcações nacionais.

Por experiência própria, por estar em contato com outras culturas, Jaqueline Moraes tem o jogo de cintura para realizar desde um jantar tipicamente italiano ou francês a um renomado café da manhã.

Um receita da chef

Jaqueline Moraes adora preparar camarões à Tailandesa e na maioria dos seus pratos não pode faltar ervas e especiarias. Em sua cozinha, frigideira e facas afiadas são seus grandes aliados na preparação das receitas.

jaqueline-moraes-personal-cooking

frigideiras-montacasa

Ah, por falar em receitas, não poderíamos acabar este post sem pedir que a personal cooking nos passasse dicas para fazer um prato delicioso. Confira:

Receita de salmão com molho de maracujá

Ingredientes e modo de preparo

Tempere uma peça de salmão com limão, sal e um mix de pimentas moídas na hora. Coloque em uma forma para assar, regado com azeite de oliva.

Depois, em uma panela, coloque a polpa de dois maracujás na panela, 1 colher de sopa de vinho branco, 1 colher de chá de cardamomo em pó, 1 colher de chá de açafrão em pó, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 150 ml de água. Leve ao fogo brando até o molho reduzir. Acerte o sal e colocar pimenta a gosto. Serva ao lado do peixe.

E você, o que acha do trabalho de um personal cooking? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Divulgação Personal Cooking, Gerson Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.