Segredos do Chef | Ivan Lopes

Além de ser um marketplace de decoração, nós também nos dedicamos a explorar o que há de melhor no mundo gourmet – e, claro, trazemos aqui as melhores receitas, indicamos produtos e ainda te deixamos por dentro do que há de novidade neste cenário. Hoje, por exemplo, nosso espaço é totalmente dedicado é um dos chefs brasileiros mais conceituados do país: Ivan Lopes, que acumula prêmios e elogios, e que compartilha conosco as suas aventuras e desventuras na cozinha.

Para quem ainda não o conhece, o pernambucano Ivan Lopes está na lista de chefs brasileiros que usam e abusam do tempero legitimamente tupiniquim e que valoriza os sabores e aromas nacionais. Mas, muito antes de se destacar na gastronomia, Lopes começou sua vida como cozinheiro trabalhando como auxiliar de cozinha em restaurantes de São Paulo e, autodidata, foi aprendendo com muito estudo e prática o que a culinária poderia lhe proporcionar. Isto foi há um pouco mais de 15 anos. Tempo suficiente para que sua vida desse uma reviravolta.

chefs-brasileiros-ivan-lopes
Ivan Lopes foi vencedor da categoria Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2011, 2012 e 2014. Seu irmão, o também chef, Ivo Lopes, foi vencedor do mesmo prêmio em 2014.

Amante de um ‘arroz, feijão, farofa e um bife bem temperados’, Ivan aprendeu todos os segredos de como fazer saladas, massas, carnes e, de repente ele se viu atuando profissionalmente em uma área na qual ele nunca pensou em estar. “Eu nunca imaginaria que um dia eu seria um cozinheiro! Antes de entrar na cozinha, eu vendia milho e água de coco na praia! […]. E logo surgiu a oportunidade de conhecer a cozinha e até hoje não paro de aprender sobre cozinha, cada dia aprendo e vejo coisas novas”.

Chefs brasileiros que são inspiração para Ivan Lopes

Assim como todo chef de cozinha, Ivan Lopes também tem seus ídolos – e todos eles chefs brasileiros assim como ele. Nomes como Alex Atala, Rodrigo Oliveira e Jeferson Rueda não foram esquecidos por Ivan. E quando o assunto é criar novos sabores, as referências são fundamentais na vida do cozinheiro. “Gosto muito de criar minhas receitas. As inspirações vêm sempre de algo que já comi ou de algumas receitas que já li ou vi elas em algum lugar e quando acho algum determinado produto, isso sim me inspira bastante”.

Ivan já passou por restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro. O profissional chegou a Curitiba para integrar a equipe de chefs do restaurante Terra Madre e, depois, o Mukeka. Hoje, o chef brasileiro atua no La Scuderia, restaurante italiano que nasceu do sonho do empresário Walter Petruzziello – um apaixonado pelas belezas da Itália, inclusive a Ferrari (daí o nome do restaurante). No entanto, o chef brasileiro não esconde a sua vontade de montar seu próprio restaurante que teria como base a culinária tipicamente brasileira.

chef-brasileiro-ivan-lopes
O chef Ivan Lopes também realiza eventos em casas comuns e dá aulas. Na foto, o chef brasileiro ainda quando trabalhava no restaurante Mukeka.
chefs-brasileiros-
Prêmio Bom Gourmet 2014. Ivan e Ivo Lopes estavam entre os ganhadores.

Dica preciosas do chef Ivan Lopes

Para quem deseja se tornar um chef de cozinha, o caminho não é fácil, mas a dedicação pode ser considerada a palavra-chave do sucesso. “Ninguém começa como cozinheiro. Tem que fazer estágios, pesquisar produtos, lavar louças, fazer faxina na cozinha, descascar e picar cebola e batata! Ninguém se torna um cozinheiro do dia para noite, antes temos que aprender a limpar a cozinha de um restaurante para saber trabalhar organizado”. Olha só o que está na lista de Ivan Lopes:

        • Use facas afiadas;
        • Caixas práticas organizam a cozinha;
        • Faça um refogado antes de iniciar qualquer preparo.
        • Use sal na água do cozimento.
        • Amor no que faz.

utensilios-de-cozinha

Receita do Chef

receita-do-chef-ivan-lopes

É claro que não poderíamos terminar esta postagem sem fazer com que o chef Ivan Lopes nos deixasse uma receita que eveidencia um pouquinho do seu talento. Apesar de gostar muito de fazer massas, ele, gentilmente, nos cedeu a receita de Dadinho de Tapioca – aperitivo que o chef brasileiro aprendeu com o chef Rodrigo Oliveira e que adora fazer – principalmente por ser uma receita que valoriza ingredientes tipicamente nacionais.

Ingredientes:

– 1/2 kg de tapioca granulada;
– 1/2 kg de queijo coalho ralado grosso;
– 1 litro de leite;
– 10g de sal.

Modo de Preparo

1 – Aqueça o leite;
2 – Misture os ingredientes secos;
3 – Adicione no leite morno os ingredientes secos aos poucos e não pare de mexer;
4 – Quando a massa estiver pesada, abra numa assadeira sobre o filme plástico, cubra com filme plástico a parte de cima e deixe gelar de um dia para o outro;
5 – Corte a massa em quadrados e frite, sirva-se com uma geleia de pimenta que pode ser comprada pronta.

Ei, não deixe de contar nos comentários o que você achou da matéria, tá? Vamos adorar saber!

Imagens: Bruno Covello, Primeira Página, Band News FM Curitiba, Facebook Ivan Lopes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.