Como integrar ambientes em casa? Veja dicas!

Hoje em dia, as pessoas desejam casa ou apartamento com ambientes integrados, mas você sabe como manipular a decoração para tal? Saiba +!

Passada as duas Grandes Guerras, todo o conceito de arquitetura residencial e design de interiores mudou.  A distribuição dos ambientes nas plantas baixas dos imóveis já não é mais igual.  Com o tempo, alguns setores foram descartados, como a dependência de empregada. Outros foram acrescentados, como os home offices. E ainda tiveram áreas da casa que foram integradas, como cozinha e sala de estar.

integrar-ambientes
Ambiente by Juliana Pippi

O novo conceito de morar e integrar ambientes

Nos anos 50 e 60, surgiram novos modelos de empreendimentos. Imóveis industriais, que tinham sido abandonados em Nova York durante as duas décadas anteriores, foram transformados em amplos lofts e studios – voltados, principalmente, para artistas.  Esses modelos foram admirados e replicados em diversas partes do mundo e ,atualmente, é bastante comum ver esta integração de ambientes em residências com esta configuração, inclusive no Brasil.

Leia também:
5 segredos para deixar a decoração clássica impecável
Mesa de jantar repaginada | Segredos para receber bem e impressionar

integrar-ambientes
Ambiente by Ana Lopes

Agora, a maioria dos compradores preferem casas e apartamentos com ambientes integrados. O motivo não é só uma ter ambientes que pareçam mais amplos. As pessoas querem passar mais tempo com a família, querem poder cozinhar e ao mesmo tempo ver seus filhos olhando televisão ou os amigos se ajeitando na mesa de jantar. Elas querem socialização e união. E isso pode ser obtido por meio da integração do espaçol!

integrar-ambientes
Ambiente Cíntia Mara Petronetto

Nos dias de hoje, mesmo as famílias que têm imóveis antigos amplos estão buscando a assistência de especialistas para reformar e integrar os ambientes. Arquitetos e engenheiros civis são as pessoas certas para orientar se há a possibilidade da retirada de partes estruturais da casa. É muito perigoso alguém tentar unir espaços sem este conhecimento técnico. Há um risco grave da ruína da edificação! Todavia, se o profissional faz o estudo completo e consegue prever a retirada de paredes, pilares e vigas, é possível a integração dos ambientes com segurança. Infelizmente, nem sempre isso é possível.

A pessoa que insistir em querer morar em uma residência assim pode optar pela compra de um imóvel novo. Nesses casos, a planta baixa é preparada para ser toda aberta. Então, a configuração dos espaços é feita pela decoração!

integrar-ambientes
Ambiente by Itabela Bethonico

O que levar em consideração?

Mesmo as casas e apartamentos de plantas abertas precisam de certa setorização. Sala e cozinha, sala e varanda, quarto e closet. Todos esses ambientes podem ser integrados, mas suas funções devem ser diferentes e facilmente identificadas pela decoração. Um local não deve comprometer a realização de atividades no outro. É preciso haver uma ligação visual entre eles, mas também uma separação.

comprar-tapetes

O arquiteto de interiores precisa estudar muito bem como realizar esta operação. Ele deve levar em consideração o orçamento previsto para reforma, mas também – e acima de tudo – o gosto e as necessidades de seus clientes, os donos do imóvel.  Só assim ele saberá como montar corretamente o layout dos ambientes, e prever a integração e separação perfeita de todos os espaços.

integrar-ambientes
Ambiente by Ilha Arquitetura

Como integrar ambientes por meio da decoração

Há vários jeitos utilizados pelos arquitetos para integrar ambientes. Cozinhas podem ter uma de suas paredes totalmente removida ou parcialmente removida – tendo apenas uma meia parede para a sala. Recepção, área de estar e jantar podem dividir um mesmo ambiente. Local de dormir e bancada de estudo e trabalho podem ficar lado a lado. E closet e banheiro podem ficar abertos para o quarto. Tudo é questão de projeto!

integrar-ambientes
Ambiente by INÁ Arquitetura / Juliana Pippi

Há um tipo de layout de moradia que se chama quitinete – ou, no inglês, kitchenette. Neste modelo há uma ‘sala-quarto’ e uma ‘cozinha-área de serviço’ – mais um banheiro, claro. E tem ainda o JK, que é ‘sala-quarto-cozinha’ tudo no mesmo ambiente. Neste caso, a integração de planta é total!

Para que este tipo de imóvel pareça maior, o projetista se vale de muitos artifícios. Não há separação de piso, planos se encontram, e móveis seguem uma mesma tonalidade – sendo que muitos são multifuncionais. Entretanto, sutilmente, percebe-se o limite de um setor e outro do apartamento. Isso porque, ao mesmo tempo em que se faz a integração, se faz a separação. Entenda o caso a seguir!

integrar-ambientes
Ambiente by Decoradoria Decoração Online / Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Como separar ambientes integrados?

Não é muito difícil zonear casas e apartamentos que tenham ambientes integrados. Os setores desses imóveis são visualmente separados mesmo sem comprometer o layout aberto que tanto se deseja. Para um bom arquiteto, é só uma questão de saber jogar bem com os elementos de construção e decoração.

Para separar uma cozinha e sala integrada, pode se usar um simples balcão – de um lado serviria de dispensa e de outro como mesa de refeições. Um quarto aberto para a sala pode oferecer privacidade aos usuários se tiver um elemento vazado ou uma porta de correr que possa ser eventualmente fechada. E a cabine do vaso sanitário ou do box do chuveiro pode ser transparente, mantendo a conexão visual.

integrar-ambientes
Ambiente by Leonardo Muller

Outros elementos de decoração são também capazes de separar ambientes integrados. Por exemplo, a pontuação de luz no forro de gesso, faixas de cores diferentes nas paredes, linhas de vigas e pilares, desníveis de piso, zonas de tapetes, agrupamentos de estofados, estantes ou guarda-roupas e molduras de espelhos e de quadros. Basta o arquiteto testar em desenho qual alternativa ficará melhor para se atingir o efeito esperado.

integrar-ambientes
Ambiente by Estúdio Urbhá Arquitetura

Gostou das dicas? Então use-as para deixar os ambientes de sua casa integrados por meio da decoração!

Estas dicas para integrar os ambientes da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.