Saiba como transformar a decoração da sala com a iluminação

Aqui no blog sempre damos ótimas dicas para decorar com bom senso e qualidade. E, como todos sabem, opções de produtos é o que não faltam para deixar cada ambiente personalizado e com a cara do dono. Mas, por vezes, pensamos tanto nos elementos óbvios que esquecemos de um detalhe igualmente importante: a iluminação. Com o poder de transformar positiva ou negativamente a decoração da sala de jantar e estar, os lustres, abajures, pendentes, lâmpadas e mais estão aí para provar que a composição do espaço pode ser mais versátil do que você imagina.

Tipos e estilos das luzes para decoração da sala

Definido o estilo de decoração da sala de jantar ou estar (seja rústica, minimalista, colorida, sofisticada, etc.), é muito importante que o modelo de iluminação escolhido para compor o ambiente complemente o espaço. Por exemplo: pendentes modernos e coloridos, não se harmonizam com uma decoração rústica; da mesma forma que ambientes sofisticados, requerem uma iluminação mais delicada.

Assim, depois de ter em mente o estilo da decoração da sala, é preciso escolher pelo modelo que mais lhe agrada. Aí as opções são muitas e elencamos algumas delas aqui:

Lustres: são peças elegantes, produzidas com excelentes materiais e que de certa forma acabam como grandes protagonistas da decoração da sala devido a grandiosidade e design luxuoso. Os lustres são ideais para composições mais sofisticadas e que se utilizam de materiais nobres.

decor-sala

Luminárias: são peças práticas como os abajures e que podem ser levadas de um lugar para outro com facilidade. Contudo, diferente de seu ‘primo com chapéu’, as luminárias contam com design mais sofisticado, inclusive, em alguns casos, elas podem se curvar para oferecer uma iluminação mais direcionada.

decoracao-da-sala-dicas-e-imagens

Pendentes: é um tipo de iluminação mais moderna, onde a lâmpada não fica diretamente no teto, mas sim ‘pendente’ em um fio/cabo que faz a lâmpada funcionar. O mais legal é a versatilidade dos pendentes: podem ser arrojados ou coloridos; ou mais neutros e discretos.

decoracao-da-sala-criativa

decoracao-da-sala-luz-e-cor

banner-luminárias

Arandelas: são modelos de iluminação mais sutis e discretos, porém, transformam o ambiente e possuem o poder de deixar o ambiente mais intimista e aconchegante. As arandelas podem estar tanto na decoração da sala, como em um hall de entrada ou áreas externas.

decoracao-da-sala-luzes

decoracao-da-sala-dicas

Abajures: os queridinhos de qualquer decoração, nem precisam de uma apresentação tão formal, afinal, não é difícil se deparar com estas peças em diferentes cômodos da casa. Porém, por mais que o abajur seja um curinga no décor, é importante usar o bom senso para não fazer desta peça o seu inimigo na hora de decorar.

decoracao-da-sala-ideia

Spots: como este modelo de iluminação possui versatilidade de movimento, são usados na decoração da sala para criar pontos focais no ambiente, ou seja, algum objeto ou mobiliário que você gostaria de destacar.

Leia também:
5 segredos ótimos de iluminação para casa
Como usar iluminação em ambiente decorado

Fluorescente, incandescente ou LED?

A principal diferença entre as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou LEDs está na economia. Lâmpadas fluorescentes, que são aquelas de luz branca, poupam até 80% de energia elétrica. Contudo, como a decoração da sala precisa ser mais aconchegante, muitos decoradores de ambientes preferem a luz amarela. Como as lâmpadas incandescentes não são mais produzidas desde 2010, a solução é usar as lâmpadas de luz branca dentro de espaços coloridos ou lâmpadas fluorescentes que são coloridas de fábrica. Já para a sala de jantar, a luz branca é mais funcional e há boas ideias para usá-las no espaço.

decoracao-da-sala-produtos

decoracao-da-sala-iluminacao

decoracao-da-sala-fotos

decoracao-da-sala-dicas-de-iluminacao

Já os LEDs são a última tendência no décor, pois devido a tecnologia única e a boa aparência, causam boa impressão no espaço e garantem ótima economia de energia. Como possuem vida útil maior, o preço também é mais elevado.

decoracao-da-sala-luz

decoracao-da-sala-diferente

De qualquer modo, vale lembrar do caráter funcional que precisa estar intrinsecamente ligado à decoração da sala. Afinal, de nada adianta ter um espaço lindo, se as lâmpadas e modelos de iluminação não cumprem com o papel fundamental de emitir luz de acordo com as suas necessidades. Uma dica importante: na dúvida, contate um profissional especializado em luminotécnica para te auxiliar neste processo. O investimento compensa bastante!

decoracao-da-sala-montacasa

decoracao-da-sala-ideias

Para finalizar, separamos alguns modelos de iluminação para decoração de sala para inspirar. Todos estes produtos são encontrados em nossa loja virtual. Aproveite!

Imagens: Trio Plex, Glub Dub, Creative Home Idea, Home Design Lover, Heim Decor, Wharton MD, Hunt Home Design, Leslie Jerkins, Sya Key Photos, Adsce, AV Design, Varrell, Discount Lighting, Enever Design.