Homens Gourmet é mais que um programa. É inspiração!

No ar desde 2010, o programa Homens Gourmet está na quarta temporada e é daquelas atrações de TV que fisgam o telespectador pelo estômago. Com fãs espalhados pelo Brasil inteiro, os apresentadores Dalton, Carlos, Guga e João, provam que a classe masculina sabe se virar muito bem na cozinha. O clima entre os quatro chefs é muito descontraído – o que torna o formato do programa bem diferente daqueles que existem por aí – e todos são experts no assunto, além de serem muito criativos e espontâneos em frente à TV. Por isso, como adoramos gastronomia, decidimos falar um pouquinho sobre eles!

homens-gourmet-dica

Afinal, quem são os Homens Gourmet?

Dalton Rangel

homens-gourmet-programa

O carioca de 27 anos é apaixonado pela cozinha e faz das panelas a sua principal ferramenta de trabalho nos dias atuais. Desde criança, Dalton Rangel mostrava que tinha talento e não demorou muito para que ele se especializasse no que realmente gosta. Hoje ele é formado em gastronomia, já passou por restaurantes em Portugal e Itália, além de participar de feiras e festivais de culinária, contudo, a visibilidade do seu trabalho ficou ainda mais forte quando Dalton participou do Super Chef quadro do programa Mais Você, no qual o profissional garantiu o segundo lugar.

Carlos Bertolazzi

homens-gourmet-dicasCom 44 anos, o chef de cozinha paulistano é multitarefa. Além de apresentar o programa Homens Gourmet, Bertolazzi é sócio de um restaurante, escritor e âncora de um outro programa de culinária: o ‘Cozinha Sob Pressão’. Filho de dois apaixonados pela gastronomia, o profissional demorou para aceitar a sua ‘genética’ e só depois dos 30 anos é que ele decidiu largar a carreira de administrador e se dedicar à cozinha. Depois que Bertolazzi ganhou os prêmios de ‘melhor banqueteiro’ e ‘melhor comida de rua’ pela revista Prazeres da mesa, seu sucesso só aumentou.

 

Guga Rocha

homens-gourmet O alagoano não tinha pretensões de ser um grande chef, mas ele é a prova de que o destino prega peças. Guga Rocha já trabalhou como administrador, foi vocalista de banda de rock, mas quando se viu sem dinheiro quando chegou a São Paulo trabalhou em um restaurante, aprimorou sua paixão e virou chef. Sua simpatia e grande habilidade com as panelas faz com que ele participe de centenas de eventos da área, já escreveu livro de receitas, além de ser pesquisador da cozinha quilombola. Suas principais referências são familiares, o sabor da comida da vovó.

 

João Alcântara

homens-gourmet-receitasNascido em Vitória (ES), João Alcântara têm 29 anos e conheceu de perto a paixão pela cozinha por meio de seus pais, mas, talvez, o grande empurrão para que o profissional se tornasse o que é hoje foi a descoberta do diabetes aos 19 anos – a qual o obrigou a entender um pouco mais sobre nutrição e seguir uma dieta balanceada. Grande fã da comida brasileira, o chef resolveu inovar e acabou se mudando para a Espanha para aprender um modo de cozinhar diferente. Fez curso de cozinha catalã e hoje tenta mesclar a técnica aprendida com as raízes brasileiras.

_

O prazer que virou negócio

homens-gourmet-equipe

Os quatro chefs do Homens Gourmet são pioneiros em transformar a cozinha em um verdadeiro laboratório gastronômico. A espontaneidade de todos faz com que eles participem de diversos outros eventos e sejam, muitas vezes, patrocinados por marcas, para a realização de receitas exclusivas. É só dar uma zapeada pela internet que você vai perceber: o prazer de cozinhar tornou todos eles chefs de referência, ultrapassando os limites do programa no qual se tornaram mais conhecidos.

Receita by Homens Gourmet

homens-gourmet-receita

É claro que não poderíamos acabar este post sem uma indicação de receita dos Homens Gourmet. O prato foi originalmente apresentado no programa oficial e rende quatro porções.

Ingredientes da massa
– 500g de Farinha de trigo;
– 400g de Manteiga;
– 1 ovo;
– Sal.

Para o recheio:
– 400g de Calabresa;
– 100g de Catupiry;
– 400 ml de Creme de leite fresco;
– Erva-doce (sementes);
– 2 ovos
– Queijo edam, 200 g
– Sal, a gosto

Modo de Preparo da Massa

– Em um recipiente, coloque a farinha de trigo. Depois, adicione a manteiga em temperatura ambiente. Misture também o ovo e o sal.
– Em seguida, sove a massa em uma superfície lisa para misturar os ingredientes e coloque novamente no recipiente, cobrindo com papel filme e deixe na geladeira por, aproximadamente, 15 a 20 minutos.
– Depois, coloque a massa em uma assadeira de fundo removível. Abra a massa com auxílio das mãos, deixando-a bem fina.
– Adicione o recheio e leve ao forno a 200°C por, aproximadamente, 25 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e desinforme.

Formas2

Modo de preparo do Recheio:

– Retire a capa da linguiça calabresa defumada e depois, fatie em cubos pequenos e frite.
– Em seguida, em um recipiente, coloque o creme de leite, os ovos, o sal e o queijo edam ralado.
– Na panela com a calabresa, acrescente a erva-doce.
– Depois, no recipiente com o creme de leite, junte o catupiry cremoso.
– Por último, adicione a calabresa frita. Use para rechear a quiche.

Para quem se interessou, o programa Homens Gourmet vai ao ar no canal Fox Life, todas as sextas, às 22h45.

Imagens: Blog Gourmet Jobs, Recanto Adormecido, Fox.

Deixe uma resposta