Já pensou em usar futon na decoração? O item, de origem oriental, deixa qualquer ambiente confortável e personalizado. Veja dicas e produtos para arrasar!
Nada como deixar o ambiente de descanso bem aconchegante. E na hora que a gente pensa nisso, os principais itens da lista acabam sendo o sofá e as almofadas. Mas e que tal sair desse clichê? Você sabia que é possível inovar usando futons? Ao contrário do que muita gente pensa, eles são mais do que um colchonete e, graças à variedade, existem bons modelos e tipos para investir. Se você duvida de todo o poder destas peças, aqui no blog a gente separou boas dicas para usar futon na decoração. Confira as inspirações!
Origem e características do futon
As tradições orientais estão mais próximas da gente do que pensamos. Da culinária à decoração, é inegável a presença desta cultura na vida ocidental, sobretudo quando citamos os costumes chineses e japoneses. Vai dizer que nunca comeu um sushi? Tomou um chá? Ou está morrendo de vontade de ter um futon na decoração aí na sua casa? Sim, estes colchões fininhos e versáteis, especificamente, são usados nas camas japonesas tradicionais e em nossa decoração elas podem desempenhar um papel fundamental de trazer muito mais aconchego e versatilidade a pequenos espaços, sabia?
Leia também:
Ultra Violet, a cor do ano que está transformando o decor
Estilo escandinavo é tendência no decor. Veja inspirações!
Na história, não se sabe ao certo como nasceram os futons na decoração, mas, muito provavelmente foi por conta de uma necessidade de descanso dos asiáticos – isso há cerca de mais ou menos 3 mil anos. Os primeiros modelos eram feitos apenas com fibras de algodão e a espessura não chegava aos 10 centímetros. Assim, desde o princípio, a principal finalidade do futon era ser de um tamanho flexível, que pudesse ser dobrado e guardado em qualquer cantinho.
Atualmente, além da matéria-prima ser outra (sim, muitas opções hoje em dia são feitas de espuma, látex, entre outros), os futons ocidentais são mais grossos, com revestimento tecnológico, e a base para fazer a cama japonesa pode ser uma estrutura de metal ou madeira. No Brasil, os futons chegaram juntamente com os imigrantes japoneses no século XX e, desde então, fazem o maior sucesso – não só entre a comunidade asiática, mas por todos aqueles que gostam de um toque aconchegante à decoração.
E, sim, desde que chegaram nas Américas, os futons começaram a sofrer variações – não só para atender às necessidades do povo ocidental, mas por questões tecnológicas de inovação. Nos anos 80, por exemplo, o designer americano William Brouwer criou o sofá-cama futon. Brower era apaixonado pela cultura japonesa, morou um tempo lá e conhecia o futon original usado pelo povo nativo e, a partir de então, o a peça passou a se um mobiliário moderno conhecido em todo o mundo – e que agora pode estar ai na sua casa.
Os tipos de futon na decoração
Mas não pense que o futon na decoração significa apenas um colchão fininho e dobrável. Muito provavelmente você já se deparou com outros modelos de futon por aí, tão importantes quanto este que até então citamos aqui:
- Shikibuton: é a versão prática do futon. O Shikibuton pode ser dobrado e guardado com facilidade e na hora de usá-lo, basta esticá-lo em cima de qualquer superfície.
- Zabutons: aqui no ocidente, são os modelos de futon mais conhecidos. Possuem o formato de uma pequena almofada e são ideais para revestir o assento de cadeiras ou bancos, por exemplo. Outra variação parecida é o futon turco, uma almofada para colocar direto no chão e usada, principalmente, em jantares orientais.
- Kakibushi: ele é parecido com o Shikibuton, pois é um colchão fininho e dobrável. A única diferença é que ele é preferencialmente usado dobrado, o que faz parecer um pufe.
Como integrar o futon na decoração?
Agora que a gente já sabe que o futon é uma peça muito prática na decoração, basta ter um pra chamar de seu. Na varanda, por exemplo, eles ficam lindos e as almofadas acabam sendo a cereja no bolo para deixar o espaço superaconchegante. Só atenção: neste ambiente, em especial, é bom você garantir que o futon tenha revestimento resistente e impermeável, do contrário eles precisam de proteção contra o sol e chuva, ok?
Na sala, outro espaço de descanso mega disputado, os futons podem se tornar protagonistas. Basta espalhar futons pelo chão ou mesmo deixar os sofás tradicionais de lado para investir em um sofá futon. O resultado fica lindo e despojado.
No quarto, os futons (ainda) não conseguem substituir o colchão tradicional no qual muita gente está habituado às camas box, mas que tal investir nos futons-pufes ou futons-sofás para receber amigos ou mesmo trazer mais conforto ao quarto infantil?
Muito legal usar futon na decoração, né? Agora conta aqui nos comentários o que você acha da peça e se usaria em casa!
Não se esqueça de curtir e compartilhar, hein?!
Imagens: Pinterest, Casa e Jardim, Shop Design.
São lindos! Usaria na minha casa, estou pensando em comprar bem coloridos.