Fique por dentro de todas as vantagens das panelas de cerâmica

Todos querem preparar uma comidinha gostosa e saudável e isso também depende de uma boa panela. Então, que tal conhecer os benefícios das panelas de cerâmica?

Escutamos muito por aí o ditado que diz: “panela velha é que faz comida boa”, porém nós garantimos que não é bem assim, há vários fatores que fazem com que uma panela seja ideal para cozinhar.

Mas, qual seria o material adequado para cozinhar? Para responder a esta pergunta, abaixo nós preparamos um post todo especial.

A gente, que já têm um certo tempo de cozinha sabe do perrengue que é cozinhar com qualquer material porque ele pode mudar não só o sabor da comida, mas também liberar resíduos que são nocivos à saúde. Ou seja, um bom conjunto de panelas vai fazer toda a diferença na hora de cozinhar.

A nossa dica para quem está montando a casa nova, reformando o ambiente ou só quer mesmo decorar a cozinha com um visual mais “tcham” são as panelas de cerâmica.

Há tempos elas vêm chamando a atenção e sendo cada vez mais valorizadas, pois além da praticidade e beleza, são produzidas de uma maneira toda especial. Sendo assim, aproveitamos a entrada da loja Manufakt em nosso hall de parceiros, para te passar boas dicas. Confira!

Mas, afinal, como são feitas as panelas de cerâmica?

Primeiramente, o esmalte ou vidrado é aplicado para então ir ao forno de queima a 1.300ºC, o que confere à cerâmica a resistência necessária deixando-a completamente inerte.

É a vitrificação a responsável por dar à panela uma superfície mais homogênea, impermeável e sem porosidade, isso é, bonita e higiênica.

Fique atento. Panelas de cerâmica só uma!

Pois é, em muito lugares há panelas de alumínio que são vendidas como panelas de cerâmica.

Os modelos de originais são aqueles fabricados totalmente com cerâmica e nesse formato a retenção de calor é grande. Já no alumínio há apenas um revestimento com nano de partículas de cerâmica.

Os pontos positivos da panela de cerâmica

● Elas são ideais para cozimentos longos;
● Preserva o alimento quente por mais tempo, mantendo a sua temperatura;
● São resistentes, ao choque térmico, o que permite que sejam retiradas do fogo e levadas diretamente para a pia ou então retiradas da geladeira e levadas ao forno;
● Não riscam;
● São fáceis de limpar;
● São atóxicas, então não liberam materiais ruins nem em micropartículas e nem vapor. Ah, e grande parte das panelas de cerâmica possui um certificado;
● Podem ir para geladeira, forno, lava-louças ou micro-ondas.

Porém, como qualquer outra, ela possui alguns pontos negativos:

● Infelizmente, a cerâmica não é tão resistente, por isso, fique atento ao manuseá-la para evitar quedas e choques;
● Sua fragilidade faz com que por vezes apareçam rachaduras onde é necessário substituir a panela;
● As panelas de cerâmica não são indicadas para receitas que dependam de uma mudança rápida de temperatura.

E aí, gostou das nossas dicas sobre as panelas de cerâmica? A conclusão é de que elas são um grande investimento, tanto com a saúde como com durabilidade e, o melhor de tudo, em manter o sabor dos alimentos.

E já sabe, se você garantir esse maravilhoso modelo aí na sua cozinha, não esquece de contar aqui para gente nos comentários!

Sobre a Manufakt

A Manufakt é uma empresa com DNA jovem e que trabalha com produtos pelos quais tem paixão e admiração! A loja possui uma curadoria criteriosa, escolhendo com muito cuidado todas as marcas que são encontradas no seu e-commerce, sempre focando em produtos de qualidade que, em sua maioria, são feitos artesanalmente, com o coração.

Deixe uma resposta