Parece algo dispensável, mas fazer a cama de uma forma diferente e com qualidade é essencial para seu conforto e para a harmonização do decor. Veja dicas!
Aquela cama fofinha, delicada ou totalmente personalizada de capas de revista ou catálogos decorativos não é mais um sonho. Com um pouquinho de disciplina e seguindo as dicas certas é possível fazer a cama com muita facilidade e ainda deixá-la perfeita – seja para descansar ou harmonizar o decor. Porém, se você tem alguma dificuldade para arrumar a cama, nós separamos algumas dicas para você fazer diferente e não cair naqueles erros crassos e comprometer todo o ambiente pela desorganização que com um pouquinho de disciplina poderia ter sido evitada.
Fazer a cama sem pensar na decoração
A cama é um dos mobiliários protagonistas da decoração do quarto e ela merece uma atenção especial. Por isso, depois de definir o estilo decorativo do ambiente, não se esqueça de que a cama precisa estar em equilíbrio com o restante das cores e texturas. Por exemplo: o decor do espaço é mais minimalista? Lençóis e edredons leves e de tons neutros são fundamentais; já se o estilo é algo mais colorido, atente a mescla de tons para harmonizar tudo de uma forma bonita e agradável para os olhos.
O bom senso prevalece nesta hora e o equilíbrio deve reinar. Nada de exageros e nem coloque mais roupa de cama do que você e o móvel precisa, afinal, você não quer tornar o seu espaço de dormir um bolo gigante de vários itens misturados que pouco agregam ao seu descanso e ao decor como um todo.
Não dar valor aos lençóis na hora de fazer a cama
Os lençóis são peças fundamentais para fazer a cama e por mais que em alguns casos estejam sob os edredons, eles precisam estar bem-dispostos, lisinhos na cama. Depois da lavagem (com um pouco de amaciante para deixa-lo cheirosinho e delicado), vale passar e estendê-lo na cama prendendo-o por baixo do colchão, caso não sejam de elástico.
Leia também:
Tudo o que você deve saber antes de comprar roupas de cama
Não proteger o colchão
O colchão também deve receber uma atenção especial. Vire-o periodicamente para conservar sua densidade original e limpe-o com soluções apropriadas para este fim. Vale usar capas para colchão para evitar manchas e derramamento de líquidos e resíduos. Afinal, por mais que ele não ‘apareça’ no espaço, o colchão estará em contato direto com as outras roupas de cama, fazendo parte de todo um conjunto visual.
Não apostar nos complementos
Fazer a cama significa organização aliado a criatividade. Então, use as ideias e inspirações encontradas aqui no blog para deixar este mobiliário a sua cara. Vale dobras diferenciadas no edredom, composição de almofadas para deixar o ambiente aconchegante e mantas graciosas aos pés da cama. Tudo isso dá um charme e um up em toda a decoração.
Não optar por materiais de boa qualidade
E, claro, para ter uma cama bonita e especialmente confortável sempre busque por materiais de boa qualidade. Por mais que as roupas de camas melhores e de boas marcas sejam mais caras, deve-se atentar ao custo-benefício que as peças proporcionam. Afinal, bons materiais costumam durar mais tempo e trazem muito mais conforto que opções mais comerciais.
Para te inspirar, aqui no Montacasa contamos com linhas de roupas de cama incríveis. Vale dar uma espiadinha em todas as peças!
E você, qual é o seu segredinho para não errar na hora de fazer a cama? Conta para gente nos comentários!
Imagens: Gattox, Img Arcade, Lindas Walker, Better Decorating Bible, Home Lifestyle, HGTV, Korrectnation, Interior Clip, Bhuto, Veaze, OMGJ.