Facas para queijo: cada uma possui a utilidade certa

Degustar queijo é ótimo, contudo, mais do que escolher pelo seu favorito, é necessário servi-lo adequadamente, cortando cada pedaço como deve ser cortado. Assim, entra a razão principal da nossa postagem de hoje: qual faca usar para cada tipo de queijo? Sim, os queijos, naturalmente, possuem texturas diferenciadas e alguns utensílios cheios de design e funcionalidade estão aí para te ajudar a servir. Então, atente as nossas dicas!

Opte pelos conjuntos de facas para queijo!

No mercado, há uma série de modelos de facas para queijos e, muitas vezes, estes utensílios são vendidos em pequenos conjuntos para facilitar o uso. Alguns vem com mais peças, outros assumem dupla funcionalidade e se adequam ao queijo à medida que são combinados. Não importa. O resultado é o mesmo e garantem muito mais funcionalidade. Aqui, para exemplificar, usamos o conjunto de facas para queijo Susa Pérola, da marca Riva. Jogo vem com quatro peças delicadas e distintas e são feitas em inox, o que garante mais durabilidade.

facas-para-queijo

As duas espátulas (1 e 4), são indicadas para queijos mais macios, pois o formato, permite cortar o queijo como se fosse uma torta cremosa. Queijos Brie e Camembert são grandes exemplos para utilização.

facas-para-queijo-brie
Queijo Brie
facas-para-queijo-camebert
Queijo Camembert

A faca para queijo de número 2 é indicada para corte de queijo Cheddar, pois seu design é mais fino e também serve como espátula.

facas-para-queijo-cheddar
Queijo Cheddar

Já a faca para queijo de número 3 é indicada para queijos mais duros, pois possui design e lâminas de gume liso para penetrar no queijo e, assim, parti-lo. O parmesão é um bom exemplo de queijo que se utiliza desta faca.

facas-para-queijo-parmesao
Queijo Parmesão

 Banner-Servir-Queijos

Mas e agora, como cortar o queijo?

Além das facas para queijo, existe um verdadeiro ritual para o corte do queijo propriamente dito, na Imagem abaixo, é possível observar alguns exemplos. Queijos cremosos necessitam de uma espátula ou faca-espátula; já queijos cilíndricos são cortados em fatias e, após, em triângulos, e assim por diante.

cortar-queijos

Se você quer presentear alguém com um conjunto e facas para queijo, quer adquirir ou está faltando alguma para sua coleção, confira todas as opções de facas para queijo disponíveis no Montacasa. E se você quer mais dicas, que tal saber como servir queijos à mesa? Confira o post e fique por dentro de tudo!

Imagens: Mood Meats, Alimente Receitas, Coletivo Gourmet, 2 Eat 2 Drink, O Que do Queijo.
Com informações de O Que do Queijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.