Olhar Arquitetônico by Fábio de Aguiar

Desde a pré-história, o homem busca unir e transformar elementos para a sua comodidade e bem-estar. Logicamente, a arquitetura do passado era bem diferente do que conhecemos hoje, mas podemos dizer que a maneira de trabalhar mudou. Muito por conta das tecnologias e inovações conseguidas por meio de estudo e talento de especialistas icônicos, que hoje são verdadeiras referências para muitos profissionais.

O Montacasa sabe da importância de arquitetos, paisagistas, decoradores e designers neste processo de desenvolver um projeto, e é exatamente por isso criamos a seção Olhar Arquitetônico, que ter por objetivo dar destaque a grandes profissionais – sejam eles cheios de experiência ou aqueles que estão começando e cheio de fôlego para renovar o mercado com inovações.

Hoje, nosso convidado é o arquiteto Fábio de Aguiar. Aqui, ele conta um pouquinho sobre sua trajetória e dá boas inspirações para decorar e fazer um projeto arquitetônico interessante e de acordo com as suas necessidades. Confira e deixe sua opinião nos comentários!

A história de Fábio de Aguiar na arquitetura

Diferentemente de outros profissionais que já passaram por aqui, Fábio de Aguiar nutria paixão por diferentes áreas e ele nos conta que até demorou decidir por qual carreira seguir. No entanto, o profissional sempre gostou de desenhar e quando trabalhou na construção civil, teve oportunidade de ter contato direto com diferentes projetos e tudo o que está relacionado com esta área. Não deu outra: quando teve que decidir qual curso fazer, não pensou duas vezes e escolheu arquitetura.

ambiente-decorado-fabio-de-aguiar

aspas

.

Decorar bem é deixar um ambiente agradável, que, de alguma forma, inspire as pessoas e deixem-nas com vontade de permanecer ali. 

.

Fã da arquitetura moderna, Fábio de Aguiar tem como referência grandes nomes, como, por exemplo, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright. Em seus projetos, percebemos que Aguiar busca otimizar espaços ao máximo para que eles se tornem muito mais funcionais. E o ‘quê’ contemporâneo está em todos os detalhes: de um pendente inovador na cozinha aos espelhos colocados estrategicamente para dar sensação de amplitude em espaços menores.

fabio-de-aguiar-projetos

Leia também:
Olhar Arquitetônico by Lygia Meyer

Segredos de quem entende

Agora, a dúvida que fica é: será que quanto mais moderno um projeto, mais caro ele é? Será que pessoas com um orçamento mais limitado conseguem recriar este decor de uma forma mais econômica? Fábio acredita que é mais difícil inovar com poucos recursos, mas não impossível. “Com as cores certas e uma iluminação adequada às sensações que você quer transmitir, é possível se fazer muito com pouco. O elemento curinga são sempre as cores neutras, deixando as cores mais vibrantes para os detalhes, sem exageros, de forma que elas fiquem mais destacadas, porém sem comprometer o conforto visual”, completa Fábio.

fabio-de-aguiar-arquiteto

Outro obstáculo que todo arquiteto precisa ultrapassar, além do orçamento limitado, é o próprio cliente, que, às vezes, tem uma visão limitada ou demasiadamente ampliada do todo. Aí entra a conversa e ‘psicologia profissional’ para mostrar ao contratante os prós e contras de cada ideia. “[…] eu mostro a ele que existem mais possibilidades além daquelas que aparecem em uma pesquisa rápida na internet ou em revistas de decoração ou até mesmo que ele vê pela cidade. Dessa forma, na maioria das vezes eu consigo mostrar a ele que é possível construir uma edificação contemporânea, dentro daquilo que ele precisa”.

fabio-de-aguiar-ambientes

O que eu preciso saber antes de contratar um arquiteto?

Acreditamos que você se entusiasmou muitíssimo com o trabalho do arquiteto Fábio de Aguiar, né? Então, se está pensando em construir ou reformar o seu lar ou escritório, é importante você anotar estas dicas aqui embaixo antes de contratar um profissional de interiores:

Conheça o estilo dele: os arquitetos são profissionais versáteis, mas eles têm um estilo próprio de trabalhar, demarcado pelo uso de determinados mobiliários/objetos ou mesmo tipo de design. Então, fique de olho no portfólio dele para compreender se a forma como ele trabalha se adequa àquilo que precisa.

fabio-de-aguiar-arquitetura

banner-luminárias

Fique de olho nas recomendações: com a internet, as recomendações e avaliações se tornaram um termômetro do desempenho de um produto ou serviço. Portanto, fique de olho nas redes sociais do profissional, bem como outros sites de avaliação para saber a quantas anda sua reputação com os demais clientes.

Busque por inspirações: é muito importante que você, como cliente, ajude o arquiteto a entender as suas necessidades. Sites como Pinterest e Tumblr são ótimos para quem busca por ideias na hora de decorar e reformar. No entanto, fica a dica: tenha os pés no chão e a consciência de que nem tudo o que está numa imagem pode ser aplicado ao seu caso. Afinal, cada estrutura e espaço são únicos e possuem suas limitações, especialmente técnicas.

Agora, deixe aqui nos comentários o que você achou do trabalho de Fábio de Aguiar esse gostou das nossas dicas. Ah, e se conhece/contratou o trabalho do profissional, deixe sua opinião aqui também!

Imagens cedidas pelo profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.