Mais do que fazer um jantar delicioso, é necessário pensar em outros detalhes igualmente importantes para realizar uma boa apresentação para seus convidados. Além de selecionar os melhores utensílios e apostar em uma decoração diferenciada, é importante pensar ONDE cada item estará por meio da etiqueta da mesa de jantar. Sim, o posicionamento de copos, pratos e talheres possui padrões seguidos, inclusive, internacionalmente, e a intenção não é querer impor regras, mas sim, te auxiliar na harmonização de um espaço que está diretamente ligado à funcionalidade e beleza.
O que diz a etiqueta da mesa de jantar?
Basicamente, o termo etiqueta de refere a um conjunto de boas maneiras e pequenas regras para causar boa impressão no meio social. Tanto para o comportamento pessoal quanto para a organização de um jantar, existem dezenas de dicas para não fazer feio e tornar o momento – seja ele íntimo ou grande -, um sucesso. Aqui, não vamos abordar as regras individuais, para pessoas, mas sim a etiqueta usada para posicionar corretamente os itens da mesa de jantar. Observe o esquema abaixo:
A etiqueta da mesa de jantar parece algo complicado, mas nada que uma boa análise não te ajude. Observe neste esquema acima que temos uma série de talheres e copos, então, o grande segredo é harmonizá-los, deixando o mínimo de espaçamento entre as peças, alinhando-os para deixar a composição bem organizada.
O prato é colocado no centro. A peça pode estar em cima de um sousplat, jogo americano ou toalha de mesa. Logo à esquerda, temos a colocação dos garfos: o maior é para carnes e o outro, colocado do lado direito do garfo maior, é para peixes. Há, ainda, outra possibilidade: a colocação de um garfo do lado direito do garfo maior – que é o utensílio usado para saladas. Vale ressaltar que os garfos, de acordo com a etiqueta da mesa de jantar, são posicionados de acordo com o seu uso e tal regra pode variar. Exemplo: se a salada for o primeiro prato a ser servido no jantar, logo em seguida o peixe e depois a carne, os garfos seguirão a mesma ordem em uma sequência da esquerda para direita.
Ainda na esquerda, na parte superior, temos o prato e faca de manteiga e pães (atente à lâmina que é colocada na direção do prato), e logo ao lado, em cima do prato, são colocados os talheres de sobremesa, geralmente menores e mais delicados. Na diagonal, temos as taças de bebidas (os menores ficam na frente) e à direita, o espaço para o chá. Ainda neste espaço, temos, ao lado do prato, a faca de carne e os demais talheres, que podem variar, inclusive de tamanho. Neste caso, temos uma colher de chá, outra de sopa e um garfo de ostras.
Já o guardanapo possui a ‘licença’ para estar em um espaço que não comprometa o décor, pelo contrário, a peça pode se integrar a todos os outros elementos contidos na mesa. Eles podem ser dobrados de forma pitoresca; serem posicionados ao lado do prato ou, ainda, arranjados com a ajuda de uma argola específica para este fim.
Leia também:
5 itens importantíssimos na hora de montar mesa de chá
8 arranjos de mesa criativos para decorar e impressionar
Vale ressaltar que decoração e a qualidade das peças posicionadas influenciam diretamente na qualidade visual. Outro detalhe: este modelo de etiqueta da mesa de jantar se baseia em padrões usados formalmente, mas, claro, alguns itens podem mudar de um jantar para outro e também de acordo com o menu preparado para a ocasião.
Acessórios para montar a mesa com qualidade
Agora que você já está por dentro da etiqueta da mesa de jantar, basta escolher os melhores itens para compor o espaço. Aqui no blog nós sempre separamos ideias bem legais, mas se infelizmente não encontrar o que procura, visite nossa loja virtual!
Fonte: Portais da Moda/Lolahome.
Imagem: Personality Tutor.