Conheça 4 estilos diferentes para arquitetura de mansões

Neste texto, apresentamos alguns estilos diferentes para arquitetura de mansões que vão reacender seus sonhos, apesar do momento atual. Confira.

O mundo vive hoje uma situação confusa, mas, ainda assim, é tempo certo de sonhar. Sabe por quê? É que é nestes autos e baixos que planos são refeitos e novas ideias aparecem. 

Daqui a pouco surge uma boa oportunidade e você já pode estar preparado para mudar a sua vida – e para melhor. Imagine poder transformar o visual da sua casa em uma mansão. Exatamente. Não devemos limitar os sonhos; o que iremos concretizar, só o futuro dirá.

O texto a seguir apresenta alguns exemplos de estilos diferentes para arquitetura de de mansões. São construções majestosas, imponentes e luxuosas que vão te surpreender. Confira.

estilos diferentes para arquitetura de mansões

Projeto by Paulinho Peres

Mansões em estilo clássico tradicional e estilos diferentes para arquitetura de de mansões

Começamos esse texto com o tipo mais lembrado de arquitetura de mansões que é aquele em estilo clássico tradicional. Como seria esse tipo de residência? 

Bem, ela teria um desenho mais comum de casa, com portas e janelas em formato e medidas padrões, e um telhado com várias águas ou caimentos. Em parte, lembraria as casas menores, mas, ao mesmo tempo, apresentando ornamentações remetendo aos grandes palácios.

Mansões como estas nós podemos ver facilmente nos bairros tradicionais – tanto aqui no Brasil quanto lá fora, principalmente em países como Estados Unidos e Canadá. Pode-se dizer também que é o modelo de mansão mais preferido das pessoas. 

Porém, ele divide opiniões entre os arquitetos, que acreditam que essas casas imitam estilos antigos de arquitetura e que, por isso, se distanciam do “modelo contemporâneo” pretendido hoje.

estilos diferentes para arquitetura de mansões classico
Projeto by Raquel del Valle
estilos diferentes para arquitetura de mansões antigo
Projto by Allan Malouf Studio

Grandes edificações com janelões de vidro

Mansões que definitivamente parecem nunca sair de moda são aquelas que seguem o padrão de arquitetura do período moderno. 

Estamos falando daquelas casas que, por exemplo, mais parecem obras de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha – grandes nomes da arquitetura brasileira. E o que essas residências têm de diferente? Pois bem, elas seguiram alguns conceitos que foram instituídos no período moderno.

Para começar, elas abusam bastante dos materiais aparentes, principalmente do concreto. Também teriam fachadas com linhas mais retas, em que não se veria o caimento do telhado. 

Muitas têm desenho mais livre e o andar superior sobre pilotis com ambientes bem iluminados e ventilados por grandes janelões de vidro. Outra coisa que chama muita atenção nessas construções é a excelente integração de interiores e jardins externos.

estilos diferentes para arquitetura de mansões clean
Projetos by SQ+ Arquitetos Associados

Aliás, se pensarmos especialmente nas obras Niemeyer, concluímos que tais modelos de mansões têm muitas outras características marcantes. Por exemplo, ambientes com várias salas ou integrados. 

Móveis fixos que fazem parte da estrutura da própria residência. E um desenho de espaço aberto e percursos que seria uma consequência do todo, ou seja, sendo uma continuidade da própria lógica da edificação.

Projeto Revista Viva Decora
Projeto by Kiszely Krisztian

Leia também:
Tendência das pias com tampo de madeira que estão com tudo no decor
Urban Jungle: conheça as melhores plantas internas para ter em casa

Casas em estilo moderno high tech fazem parte dos estilos diferentes para arquitetura de de mansões

As casas ditas “em estilo moderno” não poderiam ficar de fora da nossa lista de estilos diferentes para arquitetura de de mansões, isso porque já possuem, em comparação ao modelo clássico tradicional, um visual mais futurista. Mas, para algumas pessoas, o conceito de futurista pode ir além, combinando mais com aquela ideia de nave espacial ou coisa do gênero. 

Isso inspira a criação de projetos em linha high tech, inclusive de arquitetura de mansões – reforçado por um desenho de paisagismo e sistema de iluminação excepcionais.

Projetos Revista Viva Vecora

As mansões high tech podem oferecer algumas boas surpresas para os seus compradores. Geralmente, elas apresentam aquilo de mais tecnológico que existe disponível no mercado. 

Isso inclui um sistema de automação que pode ser controlado por aparelhos smart, que fazem uma mansão ser também uma casa inteligente. Um exemplo são aquelas garagens subterrâneas ocultas elevadas ao nível do pedestre por acionamento de controle.

Projeto Revista Viva Decora

Estruturas de Engenharia ainda mais ousadas

Por fim, precisamos lembrar daquelas mansões que apresentam estruturas que fogem completamente do conceito inicial de ‘casa’. São estruturas complexas de arquitetura que desafiam o próprio conhecimento de engenheiros experientes em cálculo estrutural. 

Um exemplo são aquelas residências com grandes alas em “balanço” – é quando uma parte inteira da edificação parece flutuar sobre o terreno, sem apoio.

Outras mansões possuem estruturas bem altas ou muito largas que ajudam a marcar acessos importantes, como uma porta de entrada, ou dividir setores de planta. 

Ainda existem as grandes residências com estruturas modulares ou desmontáveis. As casas com estruturas giratórias. E as edificações habitacionais com piscinas em andares mais altos ou até entre construções, sendo transparente e com “borda infinita” – não são visíveis ao olhar.

Projeto Revista Viva Decora
Projetos Revista Viva Decora

Você viu várias opções diferentes de arquitetura. Qual delas te agradou mais? Será que um dia vai morar em um lugar assim? Lembre-se que tentar atingir grandes metas pode te levar a grandes realizações. Por isso, sonhe tão grande quanto essas maravilhosas mansões.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta