5 elementos que não podem faltar no estilo retrô

Aproveitamos a chegada da Lojas RPM no hall de parceiros Montacasa para falar de um estilo que a gente ama: o retrô. Veja nossas dicas e aproveite para compor uma linda decoração com as nossa dicas e inspirações.


Já falamos aqui no blog que o estilo retrô, também chamado de vintage, é uma tendência e pode ser aplicada em todos os cantos da casa. Na ocasião, especificamente, falamos da inserção deste estilo na cozinha – onde as características aparecem até nos pequenos detalhes. Mas, podemos dizer que existem certos ‘padrões’ que não podem ser esquecidos em qualquer harmonização, ou seja, que caracterizam o estilo vintage, e nós separamos cinco deles aqui!

Mobiliários ‘old’ não podem faltar no estilo retrô

O que mais caracteriza o estilo retrô é, sem dúvida, os móveis que parecem ter saído da casa da vovó. O design deles é delicado, romântico e possuem muitos nichos para poder organizar tudo. E hoje, você nem precisa garimpar objetos usados para poder se adequar ao estilo vintage, pois várias empresas oferecem móveis novos com cara de antigos. É só buscar pelas marcas e lojas certas.

decoracao-retro

comprar-moveis-retro

Floral é um elemento vintage

Outro elemento muito característico do estilo retrô são as estampas florais. Elas dão o toque romântico ao ambiente e ainda passam aquela sensação de conforto e aconchego tão característicos do décor. E aí você pode usar a criatividade para aplicar as estampas florais nos mais diferentes objetos. Uma dica: elas caem muito bem, especialmente, em almofadas, mantas, papéis de parede e poltronas.

decoracao-retro-dicas

Cores retrô

Existem dois subestilos distintos na decoração vintage. E ambos, são claramente diferenciados pelas cores utilizadas. Enquanto o primeiro faz as vezes de décor romântico e delicado – com o uso de tons cleans e pastéis -, o segundo subestilo apresenta cores mais intensas, o que lembra muito o movimento Rockabilly dos anos 1950. Com o uso particularmente do vermelho, azul escuro e estampa poá.

decoracao-retro-para-casa

moveis-retro

Acessórios de decoração

Os acessórios complementam os mobiliários e adequam o ambiente a esta atmosfera ‘old’. Aí vale trazer quadros, vasos, pôsteres e o que mais desejar. Só atente ao bom senso para harmonizar o estilo retrô de forma correta, afinal, a composição precisa ser combinada conforme o restante dos elementos trazidos por você.

moveis-neo-retro

Dê seu toque pessoal

Como em qualquer outra decoração, no estilo retrô também vale a seguinte premissa: não deixe de dar o seu toque de personalidade ao ambiente. Isto significa trazer para cada espaço um ou mais elementos que traduzam a sua essência, os seus gostos ou o que você pensa. Porta-retratos, quadro de um personagem icônico favorito ou mesmo uma almofada decorada são boas ideias para compor o decor.

moveis-estilo-retro

Leia também:
Decoração Neo Retrô: a tendência vintage supermoderninha
5 maneiras de integrar o estilo vintage ao décor
Aposte nas cômodas retrô para criar um espaço vintage!

Apostar na decoração neo retrô é a saída para decorar melhor seguindo as principais tendências. Agora conta aqui nos comentários o que você acha do estilo, se já adotou ou gostaria de adotar esta ideia em casa. Vamos amar interagir com você e saber de tudo!

Sobre a Lojas RPM

Com uma loja online completa que atende todo o país, a Lojas RPM chega ao Montacasa para deixar nossa gama de itens de decoração muito mais completa. A empresa é especializada na comercialização de mobiliários, sendo os modelos de estilo retrô os mais queridinhos. Todos os produtos são de extrema qualidade, design e o diferencial da RPM é o compromisso com cada cliente. Veja todos os produtos aqui.

Imagens: Nallau, Depositos Santa Maria, Elmueble, Lushome, Ebom, Steal Mag, Free Republic, Hit Decor, The Painted Furniture, Earth 911, Casa Direito, Scandinavia, Surreal Princess, Pinterest, Ferodoor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.