Viver com pouco – a nova onda do estilo minimalista no decor das casas

Como tornar o seu ambiente mais espaçoso simplesmente repensando seu estilo de vida? Saiba que o estilo minimalista vai além da decoração da casa. É um estilo feito para quem quer mudar tudo em casa sem precisar colocar a mão no bolso.

Palavra do momento para diversas vertentes humanas de pensamento, o minimalismo é uma tendência que se apoia em uma leitura perfeita dos novos tempos que estamos presenciando.

Vai além de ter mais ou menos coisas, pois trata-se de uma faxina e uma sessão de desapego que começa na própria mente. A própria existência como ideal de felicidade é um mote que toca não só a forma como se vive dentro de casa, mas também as relações pessoais e profissionais, e a tomada de decisões. Mas como toda essa filosofia se aplica aos inofensivos móveis da sua casa?

Estilo minimalista: viver com menos é ter mais espaço

Segundo os minimalistas, apenas o que é de fato necessário deve ter espaço na sua vida. É preciso compreender as funcionalidades de cada item em sua casa para maximizar a sua qualidade de vida. Refletir sobre a importância de um armário ou de um enfeite é um exercício para a vida como um todo. Por isso, praticar o desapego nesse momento é essencial. A intenção sempre é otimizar o seu espaço, eliminando assim muito do que não se faz mais necessário.

E isso não serve apenas para móveis, que uma vez repaginados podem ter mais de uma utilidade, ou objetos de decoração que podem ser substituídos por plantas para compor o ambiente, mas também com o que está dentro de cada gaveta e de cada armário.

Diminuir a quantidade de coisas que você já não usa mais ou não combinam mais com o seu atual momento é um caminho para garantir mais equilíbrio e boas vibrações para cada cômodo com o estilo minimalista.

estilo minimalista cozinha

Um bom planejamento antes de começar

É importante definir objetivos na hora de adaptar a sua casa – e a sua vida – para o estilo minimalista. Não se começa por qualquer lugar e não se começa sem saber quando terminar. Defina no papel em qual cômodo irá iniciar a sua adaptação, trace expectativas e alinhe cronogramas. Trata-se de um projeto completo de mudança de vida para um novo e positivo capítulo. Não tenha pressa!

Entendendo o que é essencial para você na decoração

É nessa etapa que você deve reconhecer a funcionalidade de móveis, itens de vestuário e objetos em geral, tendo em mente sempre o que faz com que determinada peça seja essencial.

Para quem está pensando em se mudar e está de olho em apartamentos à venda da Zona Sul de São Paulo, por exemplo, a tarefa fica muito mais fácil!

Uma vez que a faxina é concluída, inúmeras ideias vêm à mente. O espaço gerado a partir dessa mudança inspira a criatividade para adotar o estilo minimalista na decoração. Reflita mais uma vez e veja o que pode ser feito com o seu novo espaço. Descubra formas de facilitar e manter a ordem e o significado de móveis e objetos. Afinal, com o tempo tudo pode voltar a ser como era.

estilo minimalista sala

Estilo minimalista em um apartamento

Com base em tudo que foi explicado até aqui, chegou a hora de compor seus ambientes e adotar o estilo minimalista no seu decor.

Quartos e salas devem abrigar apenas o necessário, apresentando móveis indispensáveis. No caso da sala, um rack discreto e com gavetões é uma boa pedida para guardar itens expostos como DVDs.

O dormitório conta geralmente com o guarda-roupa e a cama, itens essenciais dos quartos. Todas essas mudanças podem deixar os ambientes um pouco frios, por isso aposte em plantas para trazer vida a cada um desses espaços.

estilo minimalista quarto

Diferente do que prega, o minimalismo entra na vida das pessoas e nunca mais sai. Mas isso é uma boa notícia, pois viver com pouco é ter mais espaço em casa, na mente e no coração para novas e inesquecíveis experiências.

E você, topa o desafio de transformar a sua casa com o estilo minimalista? Conta para gente nos comentários, queremos saber! Ah, e boa faxina!

Este conteúdo foi elaborado por: Loft

Com imagens: Pinterest

Deixe uma resposta