Veja como o estilo industrial pode dar certo na decoração de sua cozinha

O estilo industrial é facilmente visto em ambientes de fábricas. Mas e para dentro de casa, em uma cozinha compacta, daria certo? Confira.

Imagine como funciona o trabalho de um cozinheiro em uma cozinha qualquer; suas atividades são divididas em etapas, muitas vezes lembrando as práticas de uma fábrica. 

Então, resumindo,  é como se a nossa própria cozinha de casa também fosse uma minifábrica. E qual é o estilo de arquitetura e design de interiores que combinaria com isto? O estilo industrial em uma cozinha planejada

O que é o estilo industrial de arquitetura e design?

Este termo ‘estilo industrial’ é frequentemente utilizado para descrever aqueles projetos de ambientes com características que remetem aos de indústrias e fábricas. E isto acontece principalmente porque os seus objetos apresentam cores e acabamentos que lembram  locais onde a função e a praticidade estão em primeiro lugar. 

Contudo, eles também são bastante estilosos e combinam demais com o modo de vida contemporâneo.

estilo industrial
Projeto by SAINZ – arquitetura

O estilo industrial para residências surgiu há décadas atrás – quando se buscou, em diversas cidades, reaproveitar antigos imóveis comerciais abandonados. 

Na oportunidade, pôde-se criar um novo modelo de arquitetura baseado em ambientes integrados, de grandes alturas de pé direito, com vãos enormes e estruturas expostas. Só que, depois, houve uma  adaptação destas  estratégias de design para as decorações de interiores.

Hoje, podemos ver facilmente ambientes trabalhados para que sigam essa estética mais industrial. Em alguns casos, não se faz nem a integração de ambientes ou a exposição de estruturas, mas uma mescla de objetos de “cara” industrial com objetos com outras características. E este mix de elementos é o que faz alguns cenários serem ainda mais atrativos ao olhar,  agradando pessoas de gostos diferentes.

estilo industrial cozinha
Imagens Revista Viva decora e Homify

Como o estilo industrial é traduzido na decoração de interiores?

Neste momento, vamos nos deter em analisar aqueles ambientes cuja decoração foi manipulada para lembrar as arquiteturas e designs em estilo industrial. 

Bem, estes cômodos geralmente apresentam um layout completamente regulado pensando na funcionalidade de áreas. E a sua cartela de cores segue um padrão mais neutro –  salvo alguns pontos em tons mais vibrantes para marcar pontos estratégicos da proposta.

É essencial ressaltar o fato de que as decorações residenciais em estilo industrial se valem muito bem de  peças em material aparente. 

É o caso, por exemplo, das bancadas de madeira e das paredes revestidas de tijolinho, ambas envernizadas com resinas transparentes. Também está cada vez mais comum a utilização de bancadas e pisos em cimento. Por fim, itens em metais cromados ou em preto fosco.

estilo industrial cozinha aberta
Projeto by Pietro Terlizzi

Algo que chama bastante atenção nestas decorações é a mistura de elementos comumente vistos em outras composições residenciais dignas daquelas que parecem ter saído de fábricas. 

Estas peças apresentam um design muito interessante e que naturalmente acaba  atraindo o olhar do observador, sendo importantes focos visuais dos cenários. E o mais legal é que elas realmente podem ser resgatadas de ambientes fabris. Vale tudo tendo criatividade.

estilo industrial banquetas
Projeto by Pedro Augusto

Leia também:
O que é boiserie e como fazer nas paredes da sua casa?
Truques & tendências para decorar a casa neste outono

O que não pode faltar em uma cozinha de estilo industrial?

Neste último tópico vamos nos deter nas decorações de cozinha em estilo industrial. Quase sempre, neste caso, os modelos de armários utilizados são aqueles planejados em marcenaria convencional. 

Óbvio que algum detalhe e outro do seu design pode ajudar a enfatizar esta ideia de industrial.  É o caso das cores – como preto e cinza -, de puxadores, e até da própria linha dos armários – mais reta e bem minimalista.

Projeto by Érica Salguero

Dos novos eletrodomésticos à venda nas lojas, muitos têm acabamento de inox – o que também acaba ajudando a compor esta decoração estilo industrial. Mas a maior graça destes cenários pode vir muitas vezes de inserções menores nas decorações. 

Como os modelos de luminárias – entre trilhos e pendentes -, de cadeiras e de banquetas, tudo muito parecido com aquilo utilizado em galpões industriais e salas de laboratórios.

Claro que, se seguíssemos cem por cento a estética de um ambiente genuinamente industrial, teríamos uma casa de visual bastante desagradável, muito fria. 

Devemos, então, encontrar meios de suavizar e tornar mais interessante estas decorações. Isto pode ser feito com a utilização de vasinhos de plantas, ladrilhos com desenhos geométricos variados, utensílios em formatos mais ousados, e muito mais.

Projeto by SAINZ – arquitetura
Projeto by Houzz

Quer deixar a sua cozinha compacta de casa mais atraente com uma decoração industrial? 

Você pode começar explorando a possibilidade do balcão ilha com banquetas integrando essa área com sala de jantar – com direito a lustres pendentes no local. Use nichos abertos para expor pratos e panelas e criar, assim, um cenário mais despojado. 

E mantenha as áreas de bancadas bem livres de objetos – ao máximo que puder -, para que o ambiente pareça maior e adequadamente limpo – como devem ser as verdadeiras cozinhas industriais.

Revista Viva Decora
Projetos by Fernando Piva e Officina 44

Viu como pode ficar incrível? Vamos lá, iniciar esse projeto em sua cozinha!

Essas dicas de decoração com estilo industrial foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta