Estilo escandinavo é tendência no decor. Veja inspirações!

Minimalista e funcional, o estilo escandinavo ultrapassou os limites europeus e está ganhando terras tupiniquins. Saiba mais sobre a tendência clean aqui!

Vivemos num país tropical, supercolorido e que usa e abusa dos elementos típicos para criar uma decoração singular e diferente de qualquer inspiração por aí. No entanto, por mais que nossas referências sejam lindas e o verdadeiro must have de qualquer estação, tem gente que gosta de importar conceitos decorativos e trazer para dentro de casa uma tendência totalmente nova. Estamos falando, mais precisamente, do estilo escandinavo. Você já ouviu falar?

decoracao-escandinava

Caracterizado pela ausência de cores e pelo minimalismo em mobiliários, o estilo escandinavo está se tornando a queridinha da decoração, e não é de hoje que a tendência originária de países muito frios está fazendo o maior sucesso no país. Porém, para não tornar este decor over, separamos algumas dicas para, além de trazer as inspirações para nossa realidade, integrar tudinho de uma forma a valorizar a funcionalidade, beleza e bom senso. Principalmente com a chegada da Liv Decora em nosso hall de lojistas, que possui uma gama de produtos para quem quer decorar a casa com estilo!

Mas, afinal, o que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo nada mais é que um tipo de decoração para ambientes que funciona como qualquer outra inspiração, com a ressalva de que este, especificamente, é característico de uma região da Europa chamada Escandinávia e ela é composta por países como Dinamarca, Suécia e Noruega. Por se tratar de uma área onde o frio predomina, este estilo decorativo surgiu em meados do século XX por meio de uma necessidade: trazer conforto, aconchego e luminosidade para dentro de casa, já que a luz do sol é um privilégio nestas regiões.

decor-escandinavo

decor-escandinavo

Leia também:
Casa de novela é inspiração para decorar o seu lar
Decoração floral transforma a casa na primavera

Assim, a principal característica do estilo escandinavo é a predominância do branco, mesclado com o preto e algumas pitadas de marrom, verde e poucos, bem poucos, pontos coloridos. O resultado é um decor leve, alinhado, agradável aos olhos e aconchegante na medida certa, isto porque a influência do minimalismo e do design contemporâneo deixa a tendência com uma cara única e pouco comum nos lares brasileiros.

estilo-escandinavo

estilo-escandinavo-casa

Dica: Quer saber mais sobre o estilo escandinavo? Visite o blog My Scandinavian Home. Por lá, a britânica de origem e sueca de coração, Niki Brantmark, dá muitas dicas para adotar a tendência.

Por isso que o estilo escandinavo está ganhando terras tropicais. Seu caráter moderno, de bom gosto e sem exageros é relativamente fácil de copiar e graças a pouca quantidade de elementos dentro do espaço, acaba sendo uma opção prática e econômica.

Objetos curingas do decor escandinavo

Então, se você quer apostar no estilo escandinavo parara decorar a casa, existem elementos curingas que não podem faltar num decor como este – e lembre-se: como se trata de um estilo de países onde o frio impere, só tem itens mega aconchegantes.

Móveis: no estilo escandinavo, os móveis são funcionais, retos e ocupam pouco espaço no ambiente. Muitas vezes eles podem ter um ‘quê’ industrial perfeito e que se integra muito bem à tendência.

estilo-escandinavo-dica

Tapetes: eles dão muito mais charme ao espaço e não pode faltar em um ambiente mais friozinho. No estilo, tapetes de pele sintética e pelegos são perfeitos e dão um toque superaconchegante ao espaço – parece até que o ambiente fica mais quentinho.

Parede de tijolinhos: curingas no decor industrial, a parede de tijolinhos fica uma graça no estilo escandinavo também. Porém, ao contrário dos ambientes que parecem uma fábrica, aqui os tijolinhos são mais delicados, sabe? Como o exemplo abaixo:

Pendentes: a iluminação é um fator importantíssimo em qualquer estilo e no decor escandinavo não é diferente. Como se trata de uma inspiração moderninha, os pendentes são boas opções para deixar o estilo um arraso, mesmo quando as lâmpadas não estão acesas. Vale lembrar também que um diferencial do estilo escandinavo é o aproveitamento da luz natural, portanto, valorize as janelas e portas.

estilo-escandinavo-dicas

Cobre como tendência: o cobre está se tornando uma tendência e se integra também ao decor escandinavo. Mas aqui, o cobre, na maioria das vezes, é mais novinho e brilhoso, sabe? E basta adotar alguns itens decorativos para que eles apareçam e ganhem protagonismo.

Quadros: eles são curingas e podem tanto ficar pendurados ou mesmo apoiados em prateleiras. Outra ideia é colocar quadros grandes, bem minimalistas, no chão mesmo. O resultado é lindo.

Tricô gigante e almofada nó: já falamos sobre a tendência de tricô gigante, lembra? E no estilo escandinavo estas peças delicadas e diferentes marcam presença, deixando a decoração, sobretudo de salas e quartos mega aconchegante.

estilo-escandinavo-decor

Gostou de saber um pouquinho mais sobre o estilo escandinavo? Conte aqui nos comentários o que você achou e se adotaria esta tendência por aí!

Sobre a Liv Decora

liv-decoraA Liv Decora é uma loja especializada na comercialização de produtos para decorar a casa. Com o compromisso de oferecer peças de absoluta qualidade e bom gosto. Se você gosta do estilo escandinavo, inclusive, nesta loja você encontra peças ótimas e que tem tudo a ver com esta tendência. A Liv Decora acaba de se juntar ao hall de lojistas Montacasa e basta clicar aqui para conferir muito mais!

Imagens: Citizen Atelier, La Petite Fabrique de rêves, Блог, Freshome.com, HomeDSGN,  Liv Corday, Pinterest.