Espelhos vitorianos: alternativa pra decorar e ampliar espaço

Trazer o passado à tona é uma as alternativas mais bacanas quando pensamos em decoração de ambientes. O vintage romântico, a decoração retrô e o próprio estilo shabby chic e kitsch são bons exemplos de que o ‘velhinho’ tem seu charme e pode resultar em lindas e personalizadas composições. No entanto, não estamos aqui para falar de um estilo em especial e, sim, de um simples objeto que faz a diferença em qualquer uma destas composições citadas: os espelhos vitorianos.

A onda dos espelhos vitorianos na decoração

Os espelhos vitorianos são objetos ótimos para decorar ambientes modernos e vintages, no entanto, ele está longe de ser uma invenção atual. Como o próprio nome sugere, estes objetos são típicos da era vitoriana – época em que a Rainha Vitória reinava absoluta e que abrange boa parte do século XIX.

espelhos-vitorianos-comprar

banner-espelhos-decorativos

espelhos-vitorianos-dica

Este período é marcado pelo auge da revolução industrial e de invenções que visavam o desenvolvimento de toda uma população. População esta que valorizava os costumes, a tradição e a elegância – tanto na decoração quanto na moda. É claramente possível perceber estas características no classicismo dos trajes masculinos e femininos, bem como a riqueza de detalhes de todos os cantinhos das grandes mansões da época.

espelho-rainha-vitoria
Cena do filme ‘A Jovem Rainha Vitória (The Young Victoria, 2009) no qual a personagem principal, que dá nome ao longa, se embeleza diante de um espelho típico da época.

espelhos-vitorianos-decor

Leia também:
Apartamentos decorados com espelhos trazem estilo ao espaço
10 tipos de revestimento de parede que transformam o decor

Os detalhes minuciosos dos espelhos vitorianos são o que mais chamam atenção em qualquer peça dentro do estilo. As molduras são trabalhadas de uma forma a valorizar o espelho e se integram ao estilo decorativo de ambientes como um lavado, sala de estar e até mesmo um hall de entrada.

espelhos-vitorianos-estilo

Hoje em dia, é possível encontrar espelhos vitorianos não só dentro de cores clássicas como dourado, prata e marrom, mas também em molduras elaboradas com cores diferenciadas. A ideia é legal para ambientes mais moderninhos e despojados que não abrem mão do vintage, mas querem dar seu toque pessoal e totalmente repaginado.

Os espelhos como elementos decorativos poderosos

Sejam espelhos vitorianos ou simplesmente aqueles mais comuns, uma coisa é certa: estas peças tem o verdadeiro poder de transformar o ambiente. Se você acompanha nosso blog já deve saber: os espelhos, por refletirem imagens, passam a sensação de que o espaço é maior do que é e por este detalhe que eles são curingas em espaços pequenos.

espelhos-vitorianos-montacasa


Quer saber mais sobre espelhos? Clique aqui!


espelhos-vitorianos-tendencias

Isto mesmo, você sabia que coma simples colocação de um espelho pendurado na parede – independente da forma que ele tenha -, o espaço aumenta consideravelmente? Vale fazer o experimento ou dar uma olhadinha nestas dicas aqui sobre o assunto!

Inspirado para decorar com espelhos vitorianos? Conte sua opinião aqui nos comentários!

Imagens: Decor Fácil, Ding Klek, Amanda Cowley, Fovipa, RoomIdeas, Right Movel, Pinterest, Ontrus, Moko Decore Svanning Gemaler, Mobmit,Kalki, Dalla Zuck.

Deixe uma resposta