Dicas de como usar espelhos na decoração da sala de estar e jantar

Espelho é um item decorativo poderoso que pode repaginar completamente o decor da casa. Saiba mais como arrasar utilizando espelhos na decoração da sala!

Espelhos sempre instigaram a imaginação das pessoas. O fascínio por este material foi retratado em várias obras artísticas ao longo da história. O mito grego sobre Narciso enfatiza bem isso. Algumas culturas, como a milenar chinesa, até o consideram o espelho como um símbolo de sorte – sendo que uma peça quebrada tem o significado de má sorte. Então, é compreensível que ele esteja presente em tantas residências, da sala ao banheiro.

Agora, será que é mesmo por boa sorte que os arquitetos e designers se valem dos espelhos em propostas de projetos de interiores? Bem, não necessariamente. Algumas técnicas de harmonização de ambientes, como o Feng Shui, por exemplo, até analisam esta relação “ambientes doentes” versus “a cura pelos espelhos”.

Mas, falando de forma mais técnica, os espelhos poderiam mesmo proporcionar várias vantagens para a decoração.

espelhos na decoração da sala Orlane Santos
Projeto by Orlane Santos

Vantagens do uso dos espelhos em decoração de interiores

Espelho é um material feito a partir de lâmina de vidro metalizada, bem lisa e polida. Em decorações de interiores, acaba promovendo milagres.

De alguma forma, faz com que os ambientes pareçam mais amplos e até mais claros. Luzes e imagens rebatidas em sua superfície criam ilusões de óticas incríveis. Seus reflexos são poderosos. Mas, é preciso saber ao certo onde colocá-los. Do contrário, o efeito pode ser danoso.

espelhos na decoração da sala Roberto Migotto
Projeto by Roberto Migotto

E muito cuidado, já que lidar com espelhos em interiores não é tarefa fácil, nem todo mundo sabe. Na dúvida, é sempre melhor pedir a opinião de um profissional especializado, como um arquiteto ou designer.

Lembre-se, assim como os espelhos podem oferecer vantagens para a decoração também podem causar problemas, comprometendo totalmente a proposta.

espelhos na decoração da sala Maria Fernanda Gama Ribeiro
Projeto by Maria Fernanda Gama Ribeiro

Espelhos são maravilhosos, como já se sabe. Mas, provocam reações diversas nas pessoas. Cômodos demasiadamente espelhados podem gerar confusão, angústia e até tristeza.

Espelhos também podem trazer para dentro de uma decoração bonita e sofisticada a imagem de algo muito feio existente no mundo exterior. Ou, então, duplicar as imagens de TVs e computadores, atrapalhando a concentração visual.

espelhos na decoração da sala Studio Novak
Projeto by Studio Novak

Onde usar espelho dentro de casa?

Portanto, é preciso saber integrar espelhos e elementos espelhados para que este valorizem e não desvalorizem a arquitetura e o design das residências. Quem já domina o assunto sabe como isso pode ser precioso para a decoração.

Com espelhos, podem-se valorizar cantos e destacar áreas específicas dos ambientes; e ainda fazer “sumir” elementos indesejáveis, como pilares e vigas, por exemplo.

espelhos na decoração da sala Verassiano Arquitetura
Projeto by Verassiano Arquitetura

Espelhos podem ser usados na decoração de todos os ambientes de uma casa. Há exemplos de projetos de cozinha, sala de jantar e quarto em que partes de armários e balcões foram revestidos com o material.

Placas inteiras podem ser aplicadas a paredes de sala de jantar e banheiro. Já uma faixa ao lado da cabeceira da cama no quarto. E no lavabo, pode ser usada uma peça menor, talvez emoldurada.

espelhos na decoração da sala Arq. Bruna Cruz e Moreno Interiores
Projetos by Arq. Bruna Cruz e Moreno Interiores

Leia também:
Espelhos vitorianos: alternativa pra decorar e ampliar espaço
15 Inspirações para decoração de banheiro

Uso de espelhos na decoração da sala de estar e jantar

Em decoração de interiores, o uso de espelhos na decoração da sala de estar e jantar é um dos mais utilizados por arquitetos e designers. “Brincar” com o material nesse cômodo só faz parecer a casa mais sofisticada.

espelhos na decoração da sala Fábio Morozini e Aquiles Nicolas Kilaris
Projetos by Fábio Morozini e Aquiles Nicolas Kilaris

As possibilidades são mesmo inúmeras! Podem-se aplicar espelhos em paredes e móveis; e também ter elementos espelhados para todos os lados, como lustres, castiçais, bandejas, vasos, porta-retratos e mais.

espelhos na decoração Renata Tolentino Arquitetura
Projeto by Renata Tolentino Arquitetura

Uma ideia para integrar espelhos na decoração da sala de estar é aplicar espelhos nas gavetas e portas do rack. Ou, então, no painel acima, ao redor da televisão. Talvez no fundo de nichos ou de estante, disfarçando algum aparelho de ar condicionado. Só não é indicado virar uma placa contra a tela da televisão. Em sua casa, prefira manter o material reflexivo mais perto do piso. Que tal em uma mesa de centro ou mesa lateral espelhada?

espelhos na decoração Angela Tacca
Projeto by Angela Tacca

Já quando falamos de espelhos na decoração da sala de jantar, pode-se abusar ainda mais deste item. Talvez ter o lustre sobre a mesa de jantar espelhado. Também a base da mesa espelhada. Até mesmo espelhos em uma parede próxima à mesa – de acordo com o Feng Shui, isso duplicaria a fartura da família. Só não é muito indicado ter a parte superior da mesa espelhada. Prefira, no lugar, um tampo brilhoso, que não provoque tantas sensações nas pessoas.

espelhos na decoração da sala Tetriz Arquitetura e Interiores
Projeto by Tetriz Arquitetura e Interiores

E aí, gostou das ideias de como integrar os espelhos na decoração da sala? Aproveite as dicas e use e abuse – com moderação – dos espelhos na sala de sua casa também!

Estas dicas de decoração com espelhos foram criadas pela equipe Viva Decora.