Espaço Gourmet: a união do conforto e funcionalidade

O conceito gourmet está aí para provar que preparar uma boa refeição pode e deve ser uma rotina. Sim, por mais que saibamos que o tempo está cada vez mais curto e os espaços dos imóveis cada vez mais enxutos, reservar um tempinho para saborear pratos com aroma caseiro e compartilhar de bons momentos com amigos e familiares é algo único e que não deve ser desperdiçado. Assim surge o espaço gourmet, um ambiente que tem ganhado gosto dos amantes da cozinha e que faz valer este prazer de cozinhar, experimentar e relaxar.

espaco-gourmet-dicas

Se você está com vontade de montar um espaço gourmet em casa, este é o momento! Saiba que com apenas algumas mudanças, é possível criar um ambiente intimista, personalizado e com o máximo de conforto para você e suas visitas.

O que não pode faltar no espaço gourmet?

Ao contrário do que você pode pensar, o espaço gourmet não necessariamente precisa ser o maior cômodo da casa. Nem é preciso quebrar paredes ou fazer grandes reformas. Uma readequação dos móveis já é bastante válida, porém, apenas atente ao espaço reservado para circulação e a decoração como um todo, afinal, a junção de muitos elementos em um mesmo espaço pode gerar um apelo visual não tão interessante.

espaco-gourmet-dica

Mesas

espaco-gourmet

 

A palavra de ordem é harmonizar e trazer para o espaço gourmet elementos diversos e dispor cada um deles em um local especial. A ideia é passar a sensação de conforto; um local onde você poderia ficar horas e horas conversando com o seu melhor amigo, desfrutando de um bom café, vinho ou comidinha feita com amor.

Por isso, muitos optam por fazer o espaço gourmet na varanda. Além da livre circulação e da vista privilegiada, a ventilação livre deste local ganha pontos. Ao dispor mesa, cozinha compacta, cadeiras confortáveis e até puffs, o ambiente está completo. Ah, esquecemos de citar os arranjos e folhagens, que dão a sensação de tranquilidade.

Se não há espaço suficiente na varanda, uma ideia interessante criar uma extensão da sala ou cozinha. A sugestão é integrar os cômodos e fazer com que o ambiente fique mais harmonioso e até mesmo maior. A simples colocação de banquetas em um balcão da cozinha faz com que o espaço gourmet fique mais charmoso e receptivo. É só usar a criatividade!

espaco-gourmet-fotos

espaco-gourmet-imagens

Por falar em criatividade, vale ressaltar que o espaço gourmet não tem previamente um estilo definido, uma regra. Ele pode ser rústico (com mobiliários de madeira e panelas de ferro); sofisticado (com mobiliários mais minimalistas, além e utensílios de prata e inox) ou até mesmo colorido (cheio de elementos com design e dos mais diferentes tons – combinantes, claro!)

espaco-gourmet-montacasa

cozinha

Como no espaço gourmet o que vale é experimentar, é interessante ter eletros e utensílios que te ajudarão no preparo dos alimentos. Um forno completo, grelhas, moedores dentre outros itens são importantes e fazem valer cada centavo investido.

Os espaços gourmet da Casa Cor 2014

Para quem deseja montar um espaço gourmet, uma das fontes de referência, sem dúvida alguma, é a mostra de decoração Casa Cor que é realizada todos os anos nas principais capitais do país. Aqui, separamos três projetos lindos e que vão fazer você se inspirar bastante:

espaco-gourmet-PR

No espaço gourmet da Casa Cor Paraná, o projeto dos arquitetos André Bertoluci e Martha Coelho, além de possuir madeira de reflorestamento nos painéis, uniu requinte e conforto nos mobiliários e não deixou a desejar nos objetos decorativos e nem no projeto luminotécnico.

espaco-gourmet-GO

BWLS

O projeto de espaço gourmet da arquiteta Regina Amaral integrou sala e cozinha e criou um ambiente único e despojado. Ao mesclar o rústico e o sofisticado, a profissional gerou um excelente contraste e não deixou de fora as cores e o lado aconchegante.

espaco-gourmet-SP

Em São Paulo, o projeto do arquiteto Ricardo Rossi usou inspirações de Nova Iorque para criar um ambiente despojado, aconchegante e mega envolvente. O destaque fica por conta dos tons mais escuros e da integração, transformando o espaço gourmet em um verdadeiro loft.

Inspirado para criar um lindo espaço gourmet? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Denoxa, JPS Interactive, Pinterest, Design In House, Mao Oxian Dao, Carla Romanelli, Passeio Revestimentos, Palazzo, Hiperbásico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *