7 dicas para escolher a mesa de jantar

Não sabe como escolher sua mesa de jantar? Mesmo com as inúmeras opções e estilos, seguindo o roteiro do Viva Decora tudo vai ficar bem mais fácil e prático.

Mesa de jantar: se fôssemos nos guiar por esse nome, seria um móvel usado exclusivamente para refeições noturnas. Mas a verdade é que na maioria das casas a mesa de jantar é a mesma onde tomamos nosso café da manhã e almoçamos. Além disso, é nela que nos reunimos para bater papo com os amigos, jogar cartas ou mesmo jogos de tabuleiro, entre tantas outras atividades (quem nunca usou a mesa de jantar para estudar ou trabalhar, por exemplo).

Um móvel tão presente em nosso dia a dia não pode ser escolhido de qualquer jeito. Para ajudar você a escolher a mesa de jantar ideal para sua sala, separamos 7 perguntas que são um verdadeiro guia que vai te levar até a mesa perfeita! Enquanto acompanha nosso post, aproveite para apreciar algumas belas opções de mesa de jantar.

Escolhendo a mesa de jantar

1- Qual o espaço disponível?

Uma pergunta simples de responder: meça o espaço necessário para que a mesa (e as cadeiras) não fiquem apertadas no ambiente. O ideal é uma área livre de 1 metro ao redor da mesa.

mesa-de-jantar
Jamile Lima Arquitetura e Design de Interiores

2- Como é o cômodo onde a mesa vai ficar

Muitas casas têm a sala de jantar e de estar integradas, mas outras têm uma sala de jantar exclusiva. Além disso, há ambientes em que que a cozinha também é integrada a esses ambientes, por meio de uma bancada, por exemplo. Para quem tem uma sala de jantar exclusiva, sempre vale uma mesa maior e com mais personalidade.

Leia também:
Mas, afinal, como montar uma mesa de brunch?
5 mesas decoradas que são a cara do verão

Para mesas que ficarão integradas com a sala de estar, um modelo mais neutro, para combinar com a decoração dos ambientes, pode ser mais indicado. E se você já tem uma bancada, talvez sua mesa não precise ser muito grande e tenha que combinar com o balcão.

mesa-de-jantar
Raduan Arquitetura

mesas-de-jantar

3- Quantas pessoas usam a mesa normalmente?

É óbvio que sua mesa deve comportar, ao menos, o número de moradores da casa. Um ou dois lugares a mais, se possível, sempre é bom para acolher visitas.

mesa-de-jantar
Paola Ribeiro Arquitetura

4- Qual formato você quer para sua mesa?

Redonda, oval, retangular ou quadra? Para mais do que cinco ou seis pessoas, mesas redondas e quadradas acabam ocupando espaço demais. Mas, se você tiver área sobrando, ficam muito bonitas. Leve isso em conta.

mesa-de-jantar
Olegário de Sá & Gilberto Cioni

5- Qual o estilo de decoração do ambiente?

É muito importante ter em mente que a mesa a ser adquirida deve combinar com o ambiente. É claro que algumas decorações misturando elementos vintage com outras mobílias mais modernas podem ter um resultado bem interessante, mas é preciso saber criar o contraste perfeito entre os estilos.

mesa-de-jantar
Juliana Pippi

6- Que material você prefere?

Existem diversas opções de materiais para mesas. A madeira é um dos mais usados, mas tampos de vidro e mármore também são muito comuns, sem falar em mesas de plástico que, dependendo do ambiente, podem ficar muito boas. Lembre-se também de mesas de materiais compostos, que têm os pés de madeira, metal ou mármore, combinando com tampos de vidro, madeira ou mármore, também. Tudo é uma questão de harmonizar sua decoração.

mesa-de-jantar
Arq In Arquitetura

7- Qual seu orçamento?

Defina um preço máximo que será o teto dos seus gastos. Isso evita se encantar com uma mesa e acabar arcando com uma despesa que não está em seus planos: cabe perfeitamente em sua sala, mas não no seu bolso!

mesa-de-jantar
Nathalia Bilibio Arquitetura

Tudo pronto para escolher a sua mesa?

Uma dica é, com todas as respostas já definidas, pesquisar na internet a mesa de jantar que mais se encaixa nos seus critérios de escolha. fique de olho nos preços e prazos de entrega para fazer a melhor escolha! Lembrando que aqui no Montacasa temos ótimos modelos pra você.

Este passo a passo para escolher sua mesa de jantar foi elaborado pela equipe Viva Decora.

Imagens: Divulgação Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.