Como integrar e harmonizar a escada na decoração?

Em qualquer ambiente, as escadas cumprem com o papel funcional de ‘ponte’ entre dois espaços distintos. Por ter este caráter tão útil, muitas vezes, elas não são vistas como parte integrante da decoração, e o resultado da composição do ambiente muitas vezes pode ficar comprometido, pois as escadas ocupam espaço e são muito visíveis no local onde estão. Para te ajudar, nós separamos cinco dicas e boas inspirações para você inovar e fazer delas, se não as protagonistas, um diferencial no ambiente.

Faça da escada uma aliada da decoração

O estilo contemporâneo

Navegando livremente entre o despojado e o sofisticado, as escadas contemporâneas são desenhadas com o intuito de se destacarem totalmente na decoração. As opções disponíveis no mercado são variadas e se utilizam de diversos materiais para dar aquele toque pessoal e diferente onde ela estiver localizada. As opções feitas em aço, vidro ou outro material parecido de cor neutra, são mais sofisticadas e minimalistas; já aquelas que se utilizam de material alternativo, passeiam entre a rusticidade, caso seja de madeira bruta, ou despojado, caso abuse das cores ou do design.

decoracao-escada

decoracao-escadas

decoracao-escada-moderna

decoracao-escada-diferente

decoracao-escada-linda

Escadas Coloridas

Por falar em cores, há também as escadas coloridas, que renovam totalmente o ambiente. Outra alternativa é pintar a escada que já existe no espaço, que o efeito é o mesmo (com uma particularidade interessante de poder pintar somente os degraus, corrimão ou ambos). Mas atenção: as cores, independentemente da escolha, precisam se harmonizar com o restante dos tons mesclados por você para compor o estilo de decoração do cômodo.

decoracao-escada-amarela

decoracao-escada-azul

decoracao-escada-colorida

decoracao-escada-dicas

decoracao-escada-colorida-rosa

decoracao-escada-verde

Adesivos e revestimentos

Para dar um toque personalizado à escada, os adesivos e papéis de parede são uma grande saída para dar um toque bem-humorado ao espaço. Contudo, atente a qualidade dos degraus: eles precisam estar lisinhos e sem sujeira para aderirem ao material colante com qualidade e sem causar bolhas ou danos.

decoracao-escada-criativa

decoracao-na-escada

Já os revestimentos, exigem um pouco mais de trabalho na aplicação, mas garantem boas composições no décor também. Como é a transformação de um detalhe da casa, prefira revestimentos mais delicados, pequenos, inclusive decorados, como os ladrilhos hidráulicos.

decoracao-escada-modernas

Escada Personalizada com Frases

Outra ideia legal para a decoração das escadas são as frases. Os degraus dão espaço a pensamentos, revelam informações sobre o morador e deixam o ambiente muito mais personalizado. No entanto, vale a dica: opte pelas fontes legíveis, textos compreensíveis e bem equilibrados entre os degraus.

decoracao-escada-ideias

Abuse das temáticas

Por fim, uma dica de decoração que não pode ficar de fora é a escada personalizada de forma temática. Agora, por exemplo, estamos quase chegando no Natal, então, que tal decorar a escada com festões, bolinhas, pisca-piscas, dentre outros itens facilmente encontrados em lojas de apartamentos? A opção é barata e permite composições lindas e diferentes. O mesmo vale para outras grandes datas comemorativas, como ano-novo e Páscoa.

decoracao-escada-natal

Em resumo, com um pouquinho de criatividade e inspiração é possível criar ambientes dinâmicos e funcionais com ajuda das escadas. Tem uma ideia ou quer opinar sobre as dicas de decoração trazidas aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: Jeelnar, Architizer, NhaneViet, AriYumand, 4shared, Better Photo, The Distinctive Cottage, Ronstan industrial, Design And Interiors, ArchitBang, The Vintage Home, Novisti, Modern Home Interior Design, Hertz Fiji, The Project Girl, Bla bla Rab Design Mag, Quotes Greetings.

Deixe uma resposta