Tendência de decoração 2015: Dipped Paintings

Ao garimparmos por tendências de decoração 2015, nos deparamos com algo um tanto quanto inusitado: as Dipped Paintings. A ideia, nada mais é que mergulhar obras de arte dentro de baldes de tinta, a nível variado, e que esconde um terço ou metade da obra. Você até pode pensar: por que, afinal, ‘ocultar’ uma parte do quadro? Qual é a razão? Bem, nós resolvemos investigar e podemos concluir que esta tendência tem tudo para estar nos lares brasileiros e em países estrangeiros.

Uma tendência de decoração 2015 polêmica

Dentre as tendências de decoração 2015, podemos dizer que esta é um dos trends que mais está polemizando entre as ideias para este novo ano. O site Elle Decor, por exemplo, referência em decoração, chegou a noticiar a novidade com um tom um tanto quanto cauteloso, mencionando que o ato ‘parece um sacrilégio’ e perguntando para os seus leitores se eles teriam coragem de fazer algo parecido em casa ou passariam longe deste DIY (faça você mesmo – em inglês, ‘do it yourself’).

dipped-paintings

tendencia-de-decoracao-2015

Fato é que o DIY é relativamente fácil e basta, apenas, ter tinta colorida fosca e uma boa pintura em casa (com moldura). O que assombra muitas pessoas, inclusive os apreciadores da arte tradicional, é o fato de apagar por completo uma parte importante do quadro, deixando o que está visível para a livre interpretação. Ou seja, a obra, com o dipped painting, é transformada e ressignificada. Tudo isso apenas com uma camada (‘inofensiva’) de tinta.

dipped-painting

tendencia-de-decoracao-2015-dicas

tendencia-de-decoracao-2015-dipped-painting

A ideia original desta tendência de decoração 2015 pertence ao artista australiano e residente em Nova Iorque, Oliver Jeffers. O profissional, inclusive, chegou a fazer demonstração pública em um porão em Manhattan para mostrar a novidade (foto abaixo). Para ele, segundo informações do site Hyperallergic, o projeto retrata mais sobre a fragilidade da memória do que as obras que estão sendo embebidas na tinta. Em outras palavras, de coisas que apreciamos, mantemos em nossa mente, mas que, com um tempo, são esquecidas ou guardadas bem lá no fundo do nosso subconsciente.

Mas como toda obra artística, o significado é plural e acaba indo muito além da visão do artista.

tendencia-de-decoracao-2015-quadro-diferente

tendencia-de-decoracao-2015-ideia

O resultado é algo que impressiona e gera questionamentos – disso não temos dúvida. Mas, ao pesquisar por esta tendência de decoração 2015, nos impressionamos com a quantidade de ideias já existentes – todas elas pertencentes a sites internacionais. Outro detalhe: por se tratar de um DIY, nenhum quadro fica igual a outro e talvez a ideia de personalização e exclusividade angarie alguns simpatizantes.

tendencia-de-decoracao-2015-oliver-jeffey

tendencia-de-decoracao-2015-ideias

tendencia-de-decoracao-2015-quadros

Mergulhar obras de arte na tinta (ou apenas simples quadros) até poder ser uma inspiração que entra no hall das tendências de decoração 2015, mas vamos combinar: mergulhar objetos na tinta para renovar o décor não é nenhuma novidade. O conceito ‘dipped’ pode ser aplicado das mais variadas formas. Ideias é o que não faltam:

tendencias-decoracao-2015

Inspirado? Aqui tem um passo a passo!

Sobre Oliver Jeffers

Oliver Jeffers nasceu na Austrália, morou na Irlanda do Norte e, atualmente, vive e trabalha em Nova Iorque. Vários de seus trabalhos foram expostos em galerias de todo o mundo, contudo, o artista é também um grande escritor. Seus livros de histórias infantis ilustradas são bastante conhecidos e já foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Inclusive, o segundo livro de Jeffers, “Lost anda Found” (Harper Collins, 32 pgs), foi adaptado para filme e recebeu dezenas de prêmios, em especial, o BAFTA de Melhor Curta de Animação.

Imagens: PixGood, A Night Towl Blog, Town House, Img Arcade, The Design Tabloid, Pinterest, Hyperallergic, Elle Decor, Italian Bark, Ram Shackle Glam, Decor8 Blog.

Deixe uma resposta