Diferentes modelos de cortina para casa: dicas para escolher a ideal

Os diferentes modelos de cortina para casa não servem apenas para a cobertura de janelas e sim para contribuir de forma positivo na decoração. Saiba como.

Cortina é um item indispensável para decorações. Sua função principal é de ajudar a filtrar parcialmente a entrada de raios solares nos ambientes, melhorando o seu conforto visual e até mesmo o térmico. 

Também de garantir a privacidade de quem os habita. E vai além. Ela pode fazer muito mais pelas residências – sendo uma ótima alternativa para complementar a personalização de muitos cômodos.

Projeto by Leonardo Muller

Cortinas – juntamente dos papéis de parede – podem ajudar a cobrir as paredes das casas, deixando-as mais aconchegantes. E, de acordo com os modelos, podem enfatizar a estética estabelecida para um determinado ambiente. 

Então, é fundamental que a pessoa esteja sempre atenta às características do imóvel que está decorando para conseguir estabelecer quais dos diferentes modelos de cortina para casa são os certos para comprar.

“Além de funcionais, elas têm um grande apelo decorativo, pois ‘vestem’ a casa. Deixam qualquer ambiente mais elegante e acolhedor.” – designer de interiores Marina Linhares, em reportagem e Revista Casa e Jardim.

Projeto by Marília Veiga

Modelos de cortinas não faltam

Antes de ir às lojas em busca de uma cortina para casa, a pessoa deve entender os diferentes modelos existem disponíveis no mercado – basicamente são dois, cortinas comuns e cortinas persianas, diferentes na forma de abertura. 

Mais tarde, escolher entre um modelo ou outro – o vai depender do seu gosto, mas também da necessidade de seu imóvel.

Projeto by Suite Arquitetos

Cortinas comuns

Cortinas comuns são em tecido e abrem em sentido horizontal, quase sempre divididas em duas partes – sendo que para abrir basta empurrar com as mãos. 

Mas há também a cortina romana – que muitos até já consideram como um tipo de persiana – que é estruturada na vertical e com fechamento em camadas. Ambas as opções podem ser ou não acompanhadas de forro blecaute.

Tecidos diferentes modelos de cortina para casa

Cortinas mais leves e finas – como as em voil e chiffon – deixam passar mais a luminosidade. 

Agora, existem outras ainda mais encorpadas, porém ainda leves, que filtram melhor a intensidade da luz – como as em algodão, linho, sarja e seda. E as bem mais encorpadas, com tramas mais fechadas, super pesadas e quentes, que barram bastante a entrada de luz nos cômodos – como é o caso das em camurça e veludo.

Projeto by Anne Báril
Projeto by Vanja Maia

Cortinas do tipo persiana

As persianas já são modelos de cortinas compostas de lâminas. Dependendo da largura e orientação destas lâminas – o que é controlado por um sistema de cordas –, podem manipular a passagem da luz para os interiores. 

Este modelo é dividido em vários submodelos – com lâminas simples, duplas ou até em formato de colmeia. E podem abrir tanto em sentido horizontal quanto em sentido vertical.

Percorrendo as lojas, é possível ver muitos modelos de persianas à venda. Os mais comuns são aqueles chamados de “basculantes” – feitos em madeira, alumínio ou PVC. 

Atenção aos modelos painel e rolo

Também há os modelos em “painel” – com recolhimento lateral – e do tipo “rolo” – enrolando suas partes enquanto são fechados. Mesmo todos estes sendo muito eficientes, podem necessitar de um complemento de blecaute ou tela solar por trás. Saiba mais:

“De fibra de vidro com PVC, a tela filtra os raios UV, proporcionando uma melhora na sensação térmica do ambiente, além de proteger os móveis.” – Andreia Pressato, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

O toque especial das cortinas na decoração

Muita gente pensa que cortinas são elementos coadjuvantes em decorações de interiores, dispensáveis. Contudo, sua importância é enorme. Em muitos casos, a qualidade do ambiente fica completamente comprometida sem a presença das cortinas. 

Já em outros, elas acabam se tornando o ponto focal de maior destaque. Ou podem ficar só como complementos, combinando com outros artigos têxteis existentes no local, tanto faz.

diferentes-modelos-de-cortina-para-casa-04
Projeto by Marília Veiga

Altura ideal das cortinas

Para aparecerem mais elegantes nos cenários, é melhor que as cortinas tenham uma altura que vá do chão ao teto – a não ser que haja algum obstáculo no local. 

Cortinas curtas só combinam mesmo com ambientes como quartos de bebê. E em ambiente com várias janelas, é melhor usar, se possível, um mesmo modelo de cortina para cobrir todas as aberturas – assim, a decoração ficará mais harmoniosa.

O ideal é deixar sempre cerca de 50 cm de tecido de cada lado da janela – deste modo, a cortina nunca perderá a sua forma e não haverá vazamento de luz nas suas laterais. 

Quanto mais próximo do teto seu varão puder ficar, quanto mais longa a cortina for, mais elegante e amplo – ou alto – parecerá o ambiente. Em certos casos, pode-se até deixar o tecido arrastando um pouco no chão, para criar certo charme para a decoração.

diferentes-modelos-de-cortina-para-casa-08
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Claro que o tamanho da cortina, em muitos casos, acaba sendo determinado pelo gosto do proprietário do imóvel. Mas muitas características deste elemento devem seguir às regras estabelecidas pelo decorador, visando àquilo que é melhor para cada tipo de cômodo que está sendo trabalhado.

Exemplo: se o pé-direito da casa é baixo, é melhor instalar a cortina há cerca de 30 cm acima da janela; e se o rodapé é alto, fazer a barra na mesma altura.

diferentes-modelos-de-cortina-para-casa-02
Projeto by Renata Popolo
diferentes-modelos-de-cortina-para-casa-07
Projeto by Fabiana Infantozzi

Como fixar a cortina?

Quanto a questão da fixação das cortinas na estrutura da casa, é preciso destacar que se pode usar tanto um trilho ou ganchos e varão. 

Estes podem ficar ocultos em um cortineiro ou expostos mesmo, ganhando até destaque com o uso de ponteiras ornamentais bem chamativas. E ainda existem outros acessórios para cortinas que devem ser citados, como os cordões, os pingentes, as fivelas e as abraçadeiras.

E, por fim, é preciso falar de outros detalhes que de fazem toda a diferença quando se trata de cortinas. 

Pregas e cores

Primeiro, as pregas – que podem ser do tipo “americana”, “fêmea”, ou outro. Segundo, os passantes, laços, ilhoses ou argolas. E as cores – como tons neutros, tipo o bege, e tons mais intensos, como laranja -, além das estampas. Tudo isto só ajuda a dar mais personalidade à decoração da casa.

diferentes-modelos-de-cortina-para-casa-01
Projeto by Triplex Arquitetura

Então, que estilo de cortina combina mais com você e sua casa? escolha com cuidado e comece agora mesmo seu projeto de decoração, começando pelas cortinas.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta