Dicas básicas para organizar a casa sem drama

O tempo é precioso entre donas de casa, solteiros que moram sozinhos e famílias de todos os tamanhos. Principalmente quando o assunto é a organização da casa. A modernidade fez com que precisássemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, deixando sempre para depois o que deveria ser prioridade: organizar a casa e ter o cantinho pronto para o descanso. Mas dar conta do recado não é algo tão difícil assim, basta adotar novos hábitos com algumas dicas básicas para o dia a dia e, acredite ou não, assim pode até sobrar tempo. Vem ver as dicas!

Mande a preguiça embora para organizar a casa

Não existe bem ao certo uma rotina para ser seguida, mas é importante estar disposto a levar a organização da casa à sério, deixar de preguiça e não esquecer de nenhuma parte. Logo, a primeira coisa que você pode fazer é separar os horários para se dedicar e organizar a casa, mesmo que isso inclua acordar um pouquinho mais cedo, pode ser difícil, mas com o tempo a casa organizada trará tantos benefícios, que vai ser moleza.

organizar-a-casa-organizadores

organizar-a-casa-com-as-criancas

Tenha foco e vá por partes

Mesmo que você more em um apartamento pequenininho, não precisa passar o dia inteiro faxinando e organizando. O ambiente não vai ficar incrível com pouco investimento, portanto, fique calma, mantenha o foco na arrumação e aos poucos vá deixando tudo de maneira prática para o dia a dia. Você pode preparar uma lista e separar a casa em blocos, então dedique cada dia para uma parte.

organizar-a-casa-pia-sem-louca

Livre-se dos excessos!

Sem dúvidas, o acúmulo de coisas dentro de casa é o maior causador de bagunça. Por isso, livre-se de tudo o que você não precisa ou que não usa mais. A forma mais prática de organizar eliminando os excessos é separar todos os objetos em três: guardar, doar e jogar fora. Assim você terá mais espaço para guardar tudo o que ainda for necessário, além de doar produtos bons que são ignorados e fazer uma limpeza nos armários, jogando fora tudo que não é útil para mais ninguém.

organizar-a-casa-retirar-excessos

Contabilize o tempo gasto na organização

Nada de gastar horas e horas para organizar a casa mesmo que você tenha tempo livre, afinal, fazendo tudo rápido, você pode aproveitá-lo para outras atividades mais prazerosas. Estabeleça o tempo que deve ser gasto, a dica é usar menos de uma hora, pois com a prática você vai se tornar mais ágil e fazer muitas coisas com o tempo que você determinou. Usar cronômetro, pode ser boa ideia.

organizar-a-casa-contabilizar o tempo

Tire tudo do lugar

Ainda não descobriram maneira melhor de organizar a casa do que tirando tudo do lugar. Assim você pode observar os espaços vazios e ter ideias para reposicionar os pertences, otimizando os espaços. Deixe junto tudo o que for parecido ou utilizado para o mesmo fim, esse é um bom jeito de achar os objetos com facilidade quando precisamos. Além de motivar a manter a casa sempre organizada.

organizar-a-casa-tirar-tudo-do-lugar

Casa compartilhada e sem bagunça

Todos os moradores devem estar de acordo com a organização da casa e ajudar a mantê-la desta forma. De nada vai adiantar se só um organizar e os outros continuarem com os mesmos hábitos, a casa vai continuar desorganizada. Na hora de dividir as partes da casa para arrumar, defina quem será o responsável por cada uma.

organizar-a-casa-dividir-tarefas

Mais usado → fácil acesso

Truque ótimo para economizar tempo. Deixe tudo o que usa diariamente ao alcance das mãos, assim você não perde tempo procurando por algo que você precisa. A dica também vale para o oposto, então, tudo o que for utilizado esporadicamente deve ficar guardado em lugares menos expostos ou até escondido, para melhorar o visual da casa.

organizar-a-casa-objetos-acessiveis

Organizando a geladeira

Geladeira desorganizada é sempre um problema, porque implica diretamente da conservação dos alimentos, já que é preciso ter espaço suficiente para cada um. Então, sempre faça a organização antes de ir ao mercado. Jogue fora produtos que já não podem ser utilizados, aproveite alimentos que estão no fim e tenha mais espaço para guardar as compras novas.

organizar-a-casa-geladeria

Lembre-se de contar com a ajuda de organizadores! Eles mantém a organização, além de decorar o ambiente. Confira os produtos Montacasa.

[tribulant_slideshow gallery_id=”108″]

*Preços dos produtos podem sofrer alterações na loja sem aviso prévio.

Imagens: curatorsofstyle, felixgrauer, tentacion.

Deixe uma resposta