5 dicas para fazer churrasco e impressionar

Churrasco é uma unanimidade entre os brasileiros e, salvo os vegetarianos, não tem quem não goste de uma carninha assada aos finais de semana ou em qualquer outro momento comemorativo. Agora, vamos combinar, poucas pessoas dominam a arte de fazer churrasco e muita gente tem dúvidas de como deixar a carne suculenta e com um sabor inigualável. Por isso, no post de hoje, a gente resolveu te ajudar e elencou aqui boas dicas para você fazer o churrasco perfeito e ser o MasterChef da sua churrasqueira.

Vale lembrar que a ideia de fazer este post surgiu graças a mais uma loja que acaba de entrar no Montacasa: a AltaMesa Casa & Cozinha. A marca tem tudo o que você precisa para fazer o seu churrasco e também cozinhar qualquer receita com muito mais funcionalidade. Vale dar uma espiadinha na loja para conferir todas as novidades em produtos que acabaram de chegar por aqui.

Leia também:
Como amaciar a carne e deixá-la mais suculenta? Confira as dicas!
5 acessórios indispensáveis para fazer churrasco
9 dicas para servir churrasco com charme total

1. Para fazer churrasco, é preciso, antes de tudo, planejar

Parece que fazer churrasco não existe planejamento, até porque se trata de uma ocasião bem informal. Mas, o mínimo de cuidado você precisa ter neste momento e tudo começa pela lista de itens necessários para assar a carne. Pesquise pelos melhores preços em supermercados (afinal, os valores podem variar bastante), decida quais serão os acompanhamentos e, caso tenha convidados para o almoço ou jantar, defina a quantidade certinha para que não sobre ou falta comida. Ah, caso você queira economizar, vale dividir a conta com os amigos para que todo mundo se divirta sem pesar no orçamento!

fazer-churrasco

2. Invista em carnes de qualidade

A qualidade da carne influencia diretamente no sabor do seu churrasco, portanto, se você quer preparar uma boa carne assada, saiba que você precisa investir um pouquinho mais e observar se o açougue em questão faz o armazenamento correto das peças. Também é importante saber que algumas carnes são mais suculentas e saborosas que outras e são ótimas em qualquer churrasco, como picanha, mignon, alcatra e, claro, estas peças são um pouco mais caras que carnes de qualidade inferior.

fazer-churrasco-carnes

3. Muito além do sal grosso

O sal grosso é um dos temperos mais utilizados no churrasco, mas é preciso ter em mente que ele não é o único tempero para deixar suas carnes com mais sabor. Existem muitos temperos prontos e caseiros que têm o poder de deixar a carne muito mais saborosa. Por isso, vale experimentar e escolher por aqueles que trarão um toque diferente e suave ao seu churrasco. O sal grosso, por exemplo, pode ser mesclado com ervas finas, além de azeite de oliva.

4. Melhores utensílios à mão

Muita gente faz churrasco com os utensílios que tem em casa, mas, se a carne assada faz parte do seu cotidiano, vale a pena ter um kit de utensílios que vão deixar o ato de servir muito mais funcional – principalmente se tiver convidados. Facas bem afiadas e uma boa tábua de corte são fundamentais, mas, se quiser, também vale ter espaço para as espátulas, garfos e mais. Vale a pena dar uma olhadinha na loja parceira Altamesa, pois eles têm uma categoria exclusiva com dezenas de produtos para fazer churrasco.

fazer-churrasco-dicas

fazer-churrasco-utensilios

5. Acompanhamentos

Tem gente que é carnívoro de carteirinha e gosta que a iguaria ocupe 100% do prato. Mas, um acompanhamento ou outro não faz mal para ninguém, não é mesmo? E tem muitas ideias legais que são um ótimo par para o seu churrasco. Pão de alho, batatas assadas, vinagrete, maionese, salada e um arroz à grega, por exemplo, são alguns dos grandes clássicos e que todo mundo ama. Mas atenção: use o bom senso para que o acompanhamento não roube o protagonismo do prato e apareça mais que a carne – que deve ser a grande estrela.

fazer-churrasco-acompanhamentos

Truques para vida toda

Para fazer um bom churrasco, além das dicas acima, também é importante contar com alguns segredinhos bem legais, que quase ninguém comenta e que vão deixar os seus assados muito mais suculentos e gostosos.

Realce o sabor: use o molho da carne marinada durante o cozimento na churrasqueira para deixar a peça mais suculenta. E vez ou outra, experimente usar madeira de árvores frutíferas para alimentar o fogo, pois este combustível tem o poder de dar cor e sabor à carne.

fazer-churrasco-vegetariano

Use a criatividade: você não precisa usar apenas espetos e grelhas para fazer um bom churrasco. Use a criatividade para inovar e faça espetinhos, hambúrgueres e até mesmo frutas e vegetais assados.
Cuidado com o fogo:
ao mesmo tempo em que o fogo é um elemento fundamental para o preparo do churrasco, ele também pode ser um grande inimigo. Portanto, você, como um churrasqueiro, precisa ficar de olho para não criar labaredas ou mesmo uma brasa fraquinha, fraquinha que vão comprometer o bom cozimento da carne.
A gordura é fundamental: jamais elimine a gordura da carne durante o preparo, pois ela é responsável por deixar a carne suculenta e mais saborosa. Na hora de servir, cada convidado decide se consome ou não a gordura que restou do cozimento.

 Vale a pena também ver das dicas do vídeo abaixo!

Agora conta pra gente o que você achou de todas estas dicas para fazer churrasco. Aproveite e deixe a sua dica curinga para este prato tão amado pelos brasileiros!

Sobre a loja AltaMesa

logo-altamesaA loja AltaMesa é uma empresa brasileira especializada na comercialização de itens para casa e cozinha. Com design e qualidade, a AltaMesa busca inovar e oferecer para cada cliente produtos de excelência com garantia e assistência técnica. A empresa acaba se de tornar parceira Montacasa e todos os produtos da loja você encontra por aqui.

Imagens: Kihome, SOS Solteiros, Academia da Carne, Vix, MiniMundos, Mastercuca, Vivo Mais Saudável, Marcos Slaviero, Pinterest, Agora MT, Muito Chique.