Design de interiores e seu uso em projetos arquitetônicos 

Você sabe o que é design de interiores e como ele é utilizado em projetos arquitetônicos? Vem conferir o post de hoje e fique por dentro de como um bom projeto pode deixar a sua casa ainda mais bonita e funcional.

Caso você esteja assistindo a algo desinteressante na TV, é sempre possível trocar de canal. Se, enquanto volta do trabalho, uma música que toca na rádio não te agrada, você pode mudar de estação. 

No entanto, essa lógica não se aplica a um projeto arquitetônico. Por esse motivo, é imprescindível que o projeto de design de interiores da sua casa ou apartamento seja pensado desde o início para combinar com seu senso estético e estilo de vida. 

Pensando nisso, preparamos esse post para falar sobre alguns princípios do design de interiores que são – e devem ser – aplicados em um projeto para torná-lo bonito e funcional para aqueles que utilizam o espaço. Confira! 

design de interiores

O  que é design de interiores? 

Muita gente confunde, erroneamente, design de interiores com decoração. Ainda que a seleção cuidadosa de cores e itens de decoração faça parte de um projeto de interiores, ele não deve ser resumido a isto. 

Primeiramente, é necessário pontuar que o design de interiores está intimamente ligado com fazer um bom uso do espaço disponível. A ideia é que o fluxo dos ambientes seja, simultaneamente, funcional e esteticamente favorável. 

Além disso, é no projeto de interiores que devem estar contidas informações a respeito de layout, iluminação, conforto e alturas mínimas e máximas para mobiliário e itens de decoração como vasos e quadros. 

A seguir, você confere os princípios fundamentais levados em consideração em um projeto de design de interiores satisfatório! 

design de interiores sala

Leia também:
Decoração floral transforma a casa na primavera
6 maneiras de decorar paredes e fugir do convencional

Layout no design de interiores

Na parte de layout, é necessário pensar a disposição de todos os itens de decoração, mobiliário e objetos que irão compor o interior de uma casa ou apartamento. Não é vantajoso, por exemplo, deixar um corredor com um excesso de mobília. Isso iria atrapalhar o espaço cuja principal função é servir de passagem para outros ambientes. 

Pensar num layout funcional é importante especialmente para apartamentos menores, nos quais não se pode haver exageros na disposição dos itens ou desperdício de metros quadrados sem uma função bem definida. 

Mobiliário 

O profissional de design de interiores responsável pelo projeto da sua casa ou apartamento deve garantir que cada móvel escolhido seja o melhor para favorecer o espaço disponível, bem como sua rotina e estilo de vida. 

Em alguns espaços, talvez seja mais vantajoso produzir itens sob medida, por exemplo. Também é necessário decidir se a mobília será fixa ou móvel, caso o dono da casa pretenda ou não se mudar do imóvel em breve. 

Ergonomia e conforto no design de interiores

Um dos princípios mais importantes dos design de interiores diz respeito à saúde física e mental dos moradores para os quais o projeto está sendo desenvolvido. Na prática, isso significa escolher itens que tragam conforto, segurança e aconchego para o cotidiano das pessoas. 

É necessário também que um designer de interiores saiba fazer as devidas adaptações. Em uma casa com crianças, por exemplo, espera-se que os móveis não tenham pontas expostas ou itens que possam ser facilmente quebrados. 

Acabamento e materiais 

O acabamento, a origem e a qualidade dos materiais deve ser escolhida pensando sempre na realidade do morador. 

Caso você deseje um projeto sustentável, por exemplo, é dever do designer procurar por materiais que sejam ecologicamente corretos.

É imprescindível que todos os itens do projeto estejam sempre de acordo com sua verba e estilo de vida! 

Conheça a Axis 21!

Com esses princípios, certamente o projeto de design de interiores para seu lar será o melhor possível! Esse post foi pensado para você pela Axis 21, imobiliária de casas e apartamentos alto padrão de Curitiba. 

Acesse nosso site e blog e conheça as melhores opções de imóveis com design de interiores surpreendente. Até a próxima! 

Imagens: Pinterest

Deixe uma resposta