5 inspirações para decorar quarto infantil

Decorar quarto infantil vai muito além de escolher a cor e os móveis e são diversos fatores que ajudam até mesmo no desenvolvimento dos pequenos. Nessa fase, é fundamental que a criança se sinta segura e é por isso que uma decoração bem pensada faz toda diferença.

Por isso, o blog da LojasKD, em parceria com o Montacasa, fez um post bem bacana dando as melhores dicas para deixar este tipo de decor infantil o mais funcional possível e, de quebra, seguindo as principais tendências. Vale a pena espiar tudo! 😉

Decorar quarto infantil com o método montessoriano

Esse estilo para decorar quarto infantil vem se tornando cada vez mais comum e a ideia é que tudo fique ao alcance das mãos. Tudo isso faz com que as crianças explorem mais seu ambiente, proporcionando mais autonomia, para que cresçam livres e autoconfiantes.

decorar-quarto-infantil

Aqui, os móveis são propositalmente baixos para ficar tudo ao alcance da criança, como nichos, estantes, prateleiras e em alguns casos até o guarda-roupa. A cama é  geralmente o toque final na decoração de um quarto montessoriano, além de ser perfeita para que a criança possa deitar e levantar a hora que quiser, por exemplo.

decorar-quarto-infantil-dicas

Principais pontos da decoração

Investir no gosto das crianças é sem dúvidas muito importante na decoração do quartinho infantil, mas é fundamental que os pais sempre supervisionem as escolhas, é preciso ter cuidado com cores e estilos escolhidos!

Cores fortes e escuras podem influenciar no sono da criança, atrapalhando o descanso durante a noite. Já as cores neutras são perfeitas para tornar o quartinho mais aconchegante, possibilitando uma noite de sono tranquila para os pequenos.

decorar-quarto-infantil-diferente

produtoss-para-quarto-infantil

Isso, de forma alguma, significa que o quarto deve ser monocromático e sem graça. Investir em papéis de parede divertidos para uma decoração de quarto infantil descontraída está permitido sim! Desenhos que representem a personalidade e o gosto da criança são sempre bem-vindos para completar a decor.

Vale lembrar que tudo em excesso pode representar algo negativo, portanto, escolha uma ou duas paredes para instalar o papel de parede. A palavra-chave é: equilíbrio!

decoracao-de-quarto-infantil

quarto-infantil-decorado

Iluminação como ponto importante

Esteja atento a iluminação do quarto das crianças! Alguns macetes básicos podem dar aquela forcinha na hora de decorar, então anota aí:

Para crianças menores, o mais indicado é que além da iluminação tradicional do quarto, tenha também uma iluminação amarela, com luminárias embutidas em lugares estratégicos. Isso tornará o ambiente mais aconchegante, além de transmitir mais segurança para os pequenos, por possibilitar uma iluminação noturna sempre que houver alguma insegurança.

decorar-quartos-infantis

Para as crianças com um pouquinho mais de idade, uma iluminação mais clara pode ser mais vantajosa, pois ajuda a estimular a criatividade, nessa fase de aprendizado e desenvolvimento.

Como otimizar espaço em quartos pequenos

Para quartos pequenos a dica é otimizar os espaços, móveis modulados ou planejados são perfeitos para isso. Afinal, ainda é importante que criança tenha seu cantinho de estudo e principalmente de brinquedos, que é a atração principal de um quarto infantil. E já que falamos sobre isso, vale lembrar que ter um espaço reservado para os brinquedos evita várias coisas espalhadas pela casa.

decoracao-quarto-infantil

É fundamental que o quartinho seja aconchegante, mas cortinas e almofadas em excesso podem dar a sensação de um espaço ainda mais reduzido, a ideia aqui é otimizar! Além do mais, o acúmulo de pó pode ser prejudicial para os pequenos.

Leia também:
Decoração de quarto infantil longe dos clichês

Prateleiras são ótimas quando o assunto é economizar espaço e decorar quarto infantil, mas tudo isso depende do que será colocado sobre ela. Aproveite para guardar itens que não são utilizados com tanta frequência, já que ficará fora do alcance para a criança. Isso foge um pouco da ideia de manter tudo ao alcance das mãos, mas quando o assunto é otimizar o espaço vale!

quarto-infantil-decoracao

Dividindo o Quarto entre duas crianças

Quando o assunto é um quarto dividido entre duas crianças é importante tomar alguns cuidados, primeiro porque a decoração infantil deve estar de acordo com o gosto das duas crianças e o outro motivo é nada mais, nada menos, que a falta de espaço. Muitas vezes, escolher duas camas para o mesmo quarto pode não ser muito vantajoso além de ocupar todo o quarto.

quarto-infantil-decorar

A melhor solução é a escolha de um beliche para o quarto, seja ele com ou sem cama auxiliar. A vantagem de tudo isso é transformar dois espaços em um só!

Alguns cuidados são importantes para quando o assunto é beliche para quarto infantil. Para as crianças, ter um treliche no Quarto é sinônimo de muita diversão, o que justifica a disputa acirrada por quem vai dormir na cama de cima. Mas é importante lembrar que essa deve ser uma decisão tomada exclusivamente pelos pais, que além da idade, devem levar em consideração a qualidade do sono e o quanto a criança costuma se movimentar durante a noite.

como-decorar-quarto-infantil

Ah! É importante que o beliche tenha grades de proteção nas extremidades e na lateral, além de escadas em pelo menos um dos lados para facilitar o acesso. 😉

Agora que já anotou todas as dicas, corre renovar e decorar quarto infantil. Só não esquece de deixar um comentário contando pra gente o que achou dessas dicas!

Sobre a Lojas KD

lojas-kd

Há mais de 20 anos no mercado, a Lojas KD é uma empresa 100% brasileira que comercializa móveis para a decoração de casa pela internet. Caracterizada pela grande variedade de produtos e opções de móveis modulados, a Lojas KD acaba de entrar para o hall de parceiros Montacasa justamente para oferecer uma gama de produtos que vão além do básico e que nenhuma outra loja no mercado oferece. Veja mais produtos da loja clicando aqui.

Imagens: Divulgação LojasKD e Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.