5 truques para decorar com tapetes e deixar a casa linda

Uma sala pode ter a decoração que for, com móveis lindos, quadros e pintura agradáveis, mas se existe uma peça que completa qualquer ambiente é o tapete. Muitos dizem que uma sala sem tapete é uma sala “nua”, pois o tapete é o item crucial para tornar um ambiente mais acolhedor e elegante.

Pensando nisso, nós do Montacasa em parceria com a Tapetes na Web, e­commerce de tapetes, reuniu algumas dicas para que você acerte na hora de decorar com tapetes. Os truques são simples e são verdadeiros segredinhos de quem preza pela beleza e bom gosto.

Eleja a prioridade na hora de decorar com tapetes

Se a decoração começa do zero, o ideal é comprar ou planejar o tapete antes de adquirir os móveis da sala, e fazer a decoração baseada nesta peça, que ocupa a posição central. Porém, os tapetes também são ótimas opções para dar uma cara nova ao ambiente que já está decorado. Se este for o caso, selecione o tapete antes de mudar radicalmente cores e estilos.

decorar-com-tapetes

Escolha o tapete certo

Um passo muito importante antes de adquirir qualquer tapete é medir todo o cômodo com fita métrica e decidir qual tapete se adequará melhor ao ambiente, em relação à tamanho, estrutura, facilidade de manutenção, exposição à luz, entre outros. Por exemplo, um tapete shaggy (aqueles felpudinhos, macios de pisar) é ideal para ambientes sociais e que prezam pelo aconchego, enquanto tapetes de pelagem curta ficam ótimos nas salas de jantar ou corredores.

decorar-com-tapetes-dicas

tapetes-montacasa

Tamanho é importante sim!

O tamanho do tapete para decorar depende de onde ele vai ser utilizado. Se for para a sala de estar, quanto maior, melhor! Nesse cômodo, o tapete deve cobrir todos os móveis, ficar com as pontas embaixo do sofá e deixar uma parte do piso visível. Na sala de jantar, o tapete deve ser maior que a área das cadeiras para evitar que elas enrosquem e causem algum tipo de acidente.

decoracao-tapetes

Mix de estampas

É comum ter medo de misturar as estampas dos tapetes, mas é hora de colocar essa insegurança de lado e se jogar! É possível, sim, montar composições bonitas e sofisticadas com modelos e padronagens distintos. Você pode sobrepor uma peça geométrica ou floral a outra lisa, dando mais originalidade às duas peças, ou decorar o sofá com almofadas contrastantes com o tapete. Quer mais inspirações? Veja aqui!

Leia também:
5 segredos para integrar tapetes na decoração de casa
5 inspirações para investir na decoração com tapetes

tapete-online

Para manter seu tapete sempre com carinha de novo, é preciso tomar alguns cuidados! O recomendado é procurar profissionais qualificados para lavá-los quando aparece alguma mancha, ou se o tapete está muito sujo. Mas existem algumas ações de manutenção que você mesmo pode fazer! Por exemplo:

Suction carpet

  • Aspire semanalmente, sempre no sentido do pelo, e nunca o bata.
  • Não o coloque sob luz direta ou calor intenso, para evitar manchas.
  • Rode o tapete a cada seis meses para evitar desgaste.
  • Ah, quando lavar o chão onde está o tapete, seque bem para evitar bolor!

Com essas dicas garantimos que decorar com tapetes será muito mais simples!
Deixe sua opinião nos comentários também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.