Decoração Vintage: charme sem ostentação

O que você acha das peças antigas encontradas em briques, vendas de garagem e antiquários? Pois sabia que com estas peças é possível, sim, criar cenários de visual bem moderno. Existe um estilo de decoração para casa chamado de vintage.

Já ouviu falar nele? Sabe de onde ele surgiu? Quais as suas caraterísticas? E os produtos que podem ser utilizados para a sua composição?

Projeto by Roberto Migotto

O que é decoração em estilo vintage?

O termo ‘vintage’ veio da expressão em inglês ‘vint’ ou ‘age’ e faz relação com a idade das coisas. Só que uma decoração vintage não é para ser  necessariamente chata ou feia, como se fosse uma decoração velha.

Para que um objeto seja considerado vintage, ele precisa ter, ao menos, duas décadas de existência e, lógico, ser original, ou seja, sem modificações.

Na verdade, não há motivos para esse não ser uma decoração moderna, mas com detalhes antigos em sua composição. Assim poderia-se dizer que seus ambientes teriam bastante autenticidade, charme e beleza.

decoração vintage
Projeto by CASAon CASAon e Gabriel Valdivieso

Pois bem, a decoração vintage se baseia nos estilos de decoração desenvolvidos entre as décadas de 1920 e 1960. Mas não seria uma imitação, uma falsa decoração deste período. Na verdade, seria uma proposta artística se valendo de peças antigas e ainda em bom estado de conservação.

A ideia no decor é misturá-la a outros elementos mais modernos. Isto ajudaria a criar lindas ambientações para quartos, cozinhas e mais.

decoração vintage Enzo Sobocinski
Projeto by Enzo Sobocinski

“A decoração vintage tem algo de tendências que acabam por se repetir com o passar do tempo. O vintage é muito facilmente utilizado em qualquer época.”

“É bacana por ser uma reinterpretação de algo que passou e foi incrível, sempre continua na moda.”

– arquiteta Karina Korn, em reportagem de Blog Loft.

decoração vintage detalhes
Projeto by Sarah Rayala

Vintage x Retrô

Não confunda os termos!

Se um objeto é novo, mas foi inspirado em uma peça antiga, ele é retrô! Ou seja, ele nada mais é do que uma referência antiga para algo novo.

Como criar ambientes vintage?

O vintage está com tudo em decoração de interiores e pode ser a solução perfeita para mudar o visual de qualquer residência.

Ele tem tudo a ver com pessoas que moram em áreas urbanas, mas de perfil clássico e que apreciam ambientes mais diferenciados e com uma pegada tradicional. E, diferente do que muitos pensam, suas casas podem ser mais alegres, coloridas e até bem humoradas seguindo este estilo.

decoração vintage quadros
Projeto by INÁ Arquitetura e Juliana Pippi

O que faz uma decoração vintage ser especial são mesmo os detalhes. Pequenos toques chamativos – sobretudo metalizados e em cores escuras – são adicionados aos cenários, mas sem agredir o olhar.

O fundo é neutro, deixando as peças antigas em destaque total. E estas podem receber uma repaginada, uma personalização, e ainda dar aquela boa sensação de que tudo está voltando no tempo.

decoração vintage almofadas
Projeto by MODI Arquitetura e Interiores

O que usar em uma decoração vintage?

Quem tem objetos antigos de coleção ou que foram herdados dos avós pode avaliar, neste momento, o que utilizar para a montagem de uma decoração estilo vintage.

A ideia é reviver, com os objetos, as épocas gloriosas do rádio, cinema, televisão, propagandas, corridas automobilísticas e espacial. Então, tudo mais ou menos ligado a estes temas pode servir de inspiração.

Projeto by Gabriele Barotto
Projeto by Paula Danielly Said e MeyerCortez Arquitetura & Design

Lembrando que a ideia da decoração vintage não é recriar cenários de décadas passadas, mas adaptar as soluções de design às necessidades da vida presente.

Sendo assim, móveis antigos e com traços interessantes – como criados, cômodas, cristaleiras e camas – podem ser, neste momento, repintados ou recapados. Isto poderia garantir cenários com uma atmosfera mais contemporânea no, digamos, “passado atual”.

Projeto by Carla Cuono Arquitetura e Interiores

Você pode estar se perguntando neste momento como identificar os móveis certos para uma decoração vintage?

Bem, obviamente, peças antigas. Artigos de linhas arredondadas; com pés torneador; em materiais nobres e tons apagados, porém brilhantes; e que tenham um visual mais nostálgico. Ainda é fácil encontrar poltronas, cadeiras, sofás, mesinhas, aparadores e outros itens assim em antiquários.

Pode-se optar somente por investir em artigos pequenos de ornamentação para transformar o visual de uma decoração moderna em decoração vintage. Entram nesta lista molduras e espelhos, louças e vasos de porcelana, máquinas de escrever e telefones antigos, livros, abajures e castiçais, carrinhos de chá, colchas de tricô, e mais.

Projeto by Carla Cuono Arquitetura e Interiores e Francisco Calio

Que tal apostar nessa tendência para deixar a sua casa com mais personalidade e repleta de boas memórias de outros tempos? Mas cuidado com os exageros, viu?

É necessário bom gosto para compor ambientes diferenciados. Planeje cada detalhe do projeto de forma bastante cuidadosa e, certamente, o efeito final será incrível.

Essas dicas de decoração vintage foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta