Decoração surreal é o imaginário materializado. Veja ideias!

Já pensou se você pudesse dar forma aos seus sonhos mais malucos? Ou se fosse possível materializar os seus ápices de criatividade? Pois é basicamente assim que o Surrealismo marca presença em várias cenas artísticas, como a escultura, pintura e a moda, e não é de hoje que o movimento invade o décor também. ‘Estranhamente bonitos’, os mobiliários e variados objetos decorativos exóticos criam irreverentes composições e, claro, elencamos inspirações de decoração surreal pra você que é entusiasta desta ideia!

decoracao-surreal-ideias

decoracao-surreal-montacasa

decoracao-surreal-moveis

decoracao-surreal-imagens

decoracao-surreal-imagem

Uma decoração surreal para chamar de sua

Só para contextualizar os mais leigos, o Surrealismo surgiu em Paris, França, lá pela década de 1920, como um movimento artístico baseado em teses do psicanalista Sigmund Freud. Até hoje, para os entusiastas da ideia, criar algo surrealista nada mais é que dar voz e forma ao inconsciente, ao que é irracional e o que está fora da esfera da percepção humana.

Assim, em cada área artística, desenvolveu-se técnicas e profissionais de destaque reconhecidos mundialmente. Salvador Dalí e Pablo Picasso, na pintura; Luiz Buñuel, no cinema; e André Breton na Literatura, por exemplo. Até nos dias atuais, vemos artistas que usam e abusam desta referência para as mais diferentes criações, inclusive no Brasil. Tarsila do Amaral, uma das principais integrantes do Modernismo, foi um bom exemplo disto.

decoracao-surreal-inspiracoes

De maneira geral, percebemos no Surrealismo um misto de exagero e estranheza, do real e imaginário que se fundem e criam sensações e percepções totalmente contraditórias. Na decoração surreal, especificamente, uma das principais características que conseguimos perceber é a ausência ou recusa da forma natural das coisas. Por exemplo: uma cadeira não é simplesmente uma cadeira com quatro pernas e um encosto. No Surrealismo, esta cadeira ganhará outros aspectos. Formas que podem desafiar a gravidade ou simplesmente contradizer a razão pelo design que possuem.

decoracao-surreal-como-fazer

decoracao-surreal-casas

decoracao-surreal

decoracao-surreal-inspiracao

Esta ‘ousadia’ da decoração surreal cria os mais diferentes objetos – inclusive de tamanhos diferenciados também: cômodas gigantes, luminárias maiores ainda, estantes que não sabem o que é um ângulo reto, mescla de formas geométricas que criam ilusão de óptica, dentre tantas outras inspirações. As imagens estão aí para provar que o estilo é peculiar e, por vezes, divertido e provocador.

decoracao-surreal-dica

decoracao-surreal-dicas

decoracao-surreal-em-casa

decoracao-surreal-fotos

A dica primordial para criar a decoração surrealista em casa é encontrar inspirações e principalmente conhecer as cenas artísticas que se basearam neste movimento para criação de suas obras. Assista filmes, leia, analise obras de arte e conheça os principais artistas que figuram entre os queridinhos desta cena. Aí escolher os objetos de decoração fica bem mais fácil.

Produtos perfeitos. Cada um a seu modo

Criamos uma galeria especial para aqueles que querem investir na decoração surreal para decorar o ambiente. Seja sala, cozinha, banheiro, quarto ou área externa, cada cantinho pode receber um toque pessoal e baseado no movimento que há mais de 90 anos marca a história. Confira e compre online no Montacasa!

[tribulant_slideshow gallery_id=”68″]

Imagens: House to Home, AEC Café, Alwasat, Home Ideas, Omega Shop, Imaomi, Interiors By Studio M, In Habitat, Germain Paris, Furnishing International, Karma Trendz, Icuaw,Digs Digs, Elle Decor, Pinterest, MC do Noug Hand Davies, Bethany Gosvener, Tyler Spangler, Marcello Castellani, Blog da Magui, Pic Sound, Wethe Urban, Tam Sinallen Creative, AR7E, A Lista de Lucas, Lounge Obvius Mag, Livre Opinião.

Deixe uma resposta