10 inspirações lindas para arrasar na decoração rústica

Antes de começar a ler este post, que tal dar o play nesta musiquinha folk supergostosa de ouvir. A gente tá adorando esta canção aqui e acha que tem tudo a ver com o tema!

A palavra rústica, ao primeiro momento, pode despertar uma verdadeira aversão naquele grupo de pessoas que adora algo mais minimalista e moderno. Mas, deixando o preconceito de lado, se entregar às belezas do ‘bruto naturalmente delicado’, não é tão difícil quanto parece, e para te ajudar, separamos não só uma, mas 10 inspirações bem bacanas para decoração rústica que podem fazer parte da sua casa toda ou de algum cômodo em especial.

A decoração rústica iluminada

Iluminação é a palavra de ordem para qualquer estilo decorativo, mesmo em espaços rústicos, afinal, ela tem o poder de transformar o ambiente. No entanto, é claro que as luminárias, abajures, lâmpadas, precisam ter aquele toque aconchegante. Em ambientes de descanso, a luz pode ser amarelada e focada, já na cozinha e banheiro, ambientes que necessitam de mais iluminação, a luz branca é o mais recomendado. O toque rústico, nestes casos, fica por conta dos outros objetos de décor.

decoracao-rustica-para-sala

aquecedores-montacasa

Molduras Vintages

O vintage combina muito com a decoração rústica. Você pode mesclar elementos retrôs com naturais, pois o resultado é lindo. No caso das molduras, que tal optar por modelos clássicos e grandes nas cores dourado e marrom? Se a peça for talhada artesanalmente, melhor ainda.

decoracao-rustica-luxo

Materiais naturais

Os materiais naturais estão intrínsecos à decoração rústica. Troncos, arranjos florais, folhagens, por exemplo, dão um toque vivo e, ao mesmo tempo, traduzem aquele clima de casa de campo, tão típico da rusticidade. Por falar nisso, já viu o post que fizemos sobre decoração madeira? Achamos que vai rolar uma identificação. Para ver, é só clicar aqui.

decoracao-rustica-precos

O climão de casa de campo

Mesmo em uma agitada e grande metrópole, a decoração rústica pode dar o ar de sua graça de uma forma simples ou totalmente transformada. A ideia é criar um ambiente onde o aconchego e conforto sejam os protagonistas, como em uma casa de campo, rodeada de elementos naturais e um tanto quanto ‘country’.

decoracao-rustica-fotos

Tons terrosos

Outra característica marcante da decoração rústica é a mescla de tons mais neutros e terrosos, como o marrom, o caqui e o laranja acobreado, por exemplo. Mas nada impede que você use cores coloridas em pequenas pinceladas, para quebrar o ar austero que estes tons tendem a demonstrar. O próprio branco e o off-white também combinam muito bem com as cores terrosas e dão um ar mais clean ao espaço decorado.

decoracao-rustica-cores

Texturas

Faça valer o conceito rústico nas texturas utilizadas. O uso de fibras como rattan, junco e palha são excelentes tanto para mobiliários quanto outros itens decorativos. O uso da madeira, mesmo que seja estampado em um papel de parede deixa o décor com aquela cara aconchegante e simplista.

Leia também:
5 mesas decoradas que são a cara do verão
[TESTE] Qual é o seu estilo de decoração?

decoracao-rustica-dicas

Dê seu toque pessoal

Nenhuma decoração rústica é igual a outra. Melhor dizendo: nenhuma decoração é igual a outra. Prova disso são as inspirações encontradas aqui mesmo neste post. Mesmo que um elemento ou outro sejam semelhantes, o toque personalizado é o que vai fazer a diferença, tornando cada cantinho um lugar encantador e completamente seu – uma almofada, um porta-retrato ou uma simples escultura são bons exemplos.

decoracao-rustica

Estilo decorativo

O décor rústico não precisa fazer valer o estilo raiz – aquele no qual podemos percebemos elementos característicos em todos os detalhes. Você pode apenas mesclar diferentes objetos e estilos decorativos para deixar a casa com uma atmosfera mais contemporânea.

decoracao-rustica-novidades

Simplicidade também vale

Nada de exagerar! Seja na decoração rústica ou em qualquer outro estilo decorativo, o segredo está na simplicidade. Procure por inspirações, e se achar que a composição ficou visualmente apelativa, mude, tire, coloque e recoloque objetos até tudo se adequar e se harmonizar. É preciso ter paciência! Na dúvida, não deixe de contatar um profissional especializado em interiores para te ajudar!

decoracao-rustica-montacasa

Que tal mesclar algo moderno?

Uhm, não é porque o décor rústico é mais simplista, que a tecnologia precisa ficar de fora. É muito mais legal se utilizar das últimas novidades do design de interiores para criar algo lindo, dinâmico e com a sua cara. E vamos combinar, mesclar o aconchego rústico com a contemporaneidade de mobiliários, eletros e iluminação não tem preço – a soma é perfeita.

decoracao-rustica-para-casa

Então, anotou as dicas? Não? Aí vai um resumo em palavras-chave para você não esquecer:

• Iluminação;
• Molduras talhadas;
• Materiais naturais;
• Clima campestre;
• Tons terrosos;
• Texturas;
• Toque pessoal;
• Mescla de estilos;
• Simplicidade;
• Tecnologia.
_

Gostou? Comente!

Imagens: Canadian Log Homes, We Can Be Green, Dlibertad, SMSMls, Telecom Wiz, Facebook, HD Rich, Quick Garden, Turismo Adaptado, Oak Tree Life, Roomand Bath.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.