Decoração minimalista: ótima opção de estilo para quarto de casal

Minimalismo é um conceito que as pessoas usam para a vida. A decoração minimalista é um estilo que também pode ser integrado no quarto de casal, saiba como!

Viver com o mínimo possível! Isso não se trata só de algo imposto pela sociedade contemporânea em consequência da diminuição de recursos disponíveis. Na verdade, é, para muitos, um modelo inteligente a ser seguido. 

Já se sabe que conforto não é sinônimo de excesso. Em termos de design de interiores – da cozinha ao quarto de casal – pode-se ter um resultado mais satisfatório com bem menos.

decoração minimalista closet
Ambiente by Espaço do Traço Arquitetura

A ‘disciplina minimal’ e o surgimento da arquitetura e design minimalistas

Ainda na primeira fase do modernismo, alguns arquitetos criticaram os exageros cometidos em tempos anteriores. Vivia-se o caos das Guerras Mundiais; portanto, quanto mais a vida pudesse ser menos formal, simples, fáceis, claras e concisas, melhor. Eis que surgiu a ‘disciplina minimal’.  Dizia-se que toda ‘forma deveria seguir a função’, e que todo objeto no espaço deveria ter uma utilidade.

decoração minimalista preto e branco
Ambientes by Revista Viva Decora e Sandra Picciotto

“Menos é mais”, foi o que falou o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Esta citação fazia referência à ideia de que as edificações, interiores e mobiliários deveriam apresentar formas geométricas elementares e menos ornamentação.
E por que? Porque, em tese, isso seria algo desnecessário e só atrapalharia o dia-a-dia das pessoas – a realização de suas tarefas -, além de encarecer os produtos. A arte de boa qualidade era para poucos.

Decoração minimalista painel branco
Ambiente by Revista Viva Decora

Essa busca pela simplicidade acabou virando tendência. Hoje, projetos de arquitetura e design assim são vistos como modernos e sofisticados. E engana-se quem pensa que são fáceis de serem executados. Reduzir os itens de uma proposta ao mínimo e ainda manter a qualidade do espaço – e, às vezes até elevar – é tarefa para profissional experiente.

Decoração minimalista espelho

Imagem by Vilaville ArquiteturaLeia também:
Como criar um cantinho de leitura no quarto? Veja dicas!
Técnica Feng Shui na decoração de quarto é tendência

Como pensar um projeto minimalista para a casa toda

Racionalizar o espaço, como dito antes, não é coisa fácil. Na visão de algumas pessoas, a decoração minimalista é pobre; e espaços planejados nesse estilo seriam vazios e sem graça. De fato, isso pode acontecer quando o planejamento não é adequado. Isso porque a boa decoração minimalista oferece mais vantagens do que desvantagens.

Decoração Minimalista cinza
Ambiente by Revista Viva Decora

Ambientes minimalistas costumam apresentar uma cartela de cores suave, neutra – muitos cenários são construídos em preto, branco e cinza. Em cada cômodo, há poucos móveis – a maioria multifuncional, com linhas retas e acabamento liso. A iluminação natural e artificial é abundante. E itens menores, como vasos de plantas e caixas organizadoras, só são adicionados quando é preciso – e só em pontos estratégicos.

Casas com decoração minimalista bem planejada têm todos os espaços preenchidos. Mesmo assim, o número de objetos por metro é bem limitado. Os ambientes parecem mais amplos, com circulações mais livres. Não à toa, por todas estas características, deve transmitir uma sensação de tranquilidade, serenidade, limpeza e certamente essas áreas são mesmo mais fáceis de sofrerem manutenção.

Decoração Minimalista vidro
Ambiente by Revista Viva Decora

Existem várias razões para você optar por uma decoração minimalista em casa. Pode ser pela sua filosofia de vida ou condição financeira. Se for a primeira ou a segunda alternativa, pouco importa. O fato é que o resultado final deve surpreender – mais do que o esperado. Só que, obviamente, vai exigir um esforço além da conta. ‘Reduzir’ pode ser a resposta para desobstruir as energias da sua casa, da sua vida.

Decoração minimalista quarto armário
Ambiente by Revista Viva Decora

Decoração minimalista própria para quarto de casal

O estilo minimalista para decoração de quarto de casal é uma opção arriscada e errada, dependendo do caso. De acordo com os elementos escolhidos para a ambientação, o cômodo pode ficar desinteressante e esfriar totalmente o clima de romantismo. 

Decoração minimalista quarto preto e branco
Ambientes by Revista Viva Decora e Paula Zanello

É preciso estudar bem as opções de revestimentos, móveis e complementos para deixar o espaço atrativo, bonito e aconchegante o suficiente para o casal. Confira as dicas a seguir:

  • Uma primeira ideia é apostar em tons off-white, principalmente no bege no lugar das cores preto e branco, quase sempre utilizadas.
  • Para o piso, a madeira – ou imitação de madeira – é a escolha mais acertada.
  • Itens espelhados aumentam a sensação de requinte e dão mais movimento ao cenário.
  • Um elemento e outro mais texturizado ou estampado não tem problema – como o tapete e a roupa de cama.
decoração minimalista preto
Ambiente by 1:1 arquitetura:design
  • Sobre o colchão, é importante colocar um edredom bem fofo e vários travesseiros e almofadas. Neste ponto do quarto – e só neste ponto do quarto – “mais pode ser mais” – uma exceção à regra.
  • Cortinas de duas camadas e cabeceira almofadada melhoram o conforto.
  • A vista do exterior e outras possíveis transparências devem ser exploradas.
  • E, por fim, um toque ou outro de cor mais intensa pode ser dado para destacar pontos estratégicos da decoração.
decoração minimalista cinza
Ambiente by Revista Viva Decora

Anotou as dicas? Agora é sua vez de reavaliar a sua casa, a sua vida, e ver se a decoração minimalista combina com você! 

Estas dicas de decoração minimalista foram criadas pela equipe Viva Decora.