Decoração industrial: toques de modernidade pela casa toda

Há quem torça o nariz para a falta de acabamento e tijolos à mostra, mas é inegável: a decoração industrial tem seus fãs e prova disso é o espaço que o estilo está ganhando nas residências e até mesmo escritórios. Mesclando estilos e principalmente trazendo para o ambiente uma atmosfera moderadamente agressiva e muito moderna, o décor industrial exige bom senso, claro, mas quando bem harmonizado garante um espaço criativo e superousado.

As características da decoração industrial

Segundo o site Vogue, referência quando o assunto é tendência, a decoração industrial surgiu na década de 1950 como uma proposta diferenciada para lofts nova-iorquinos. Desde o princípio, a ideia primordial era trazer o estilo de uma fábrica para dentro de casa, elencando como protagonistas materiais como metal, madeira de demolição, tecidos grossos, tubulações, concreto e fiações. No primeiro momento, todos estes itens podem passar a sensação de desleixo com o ambiente, mas o estilo tem seus truques.

decoracao-industrial

decoracao-industrial-itens

decoracao-industrial-moderna

decoracao-industrial-montacasa

decoracao-industrial-novidade

decoracao-industrial-novidades

Mescla de referências

Um segredo para não tornar a decoração industrial pesada é mesclar estilos. Os mobiliários vintages, por exemplo, combinam muito bem com os materiais brutos e garantem um ambiente descontraído e personalizado. Já os acessórios modernos também formam uma boa composição, principalmente se os itens contarem com design contemporâneo e com tecnologia de última geração.

Leia também:
Concreto na decoração: ideias para um décor todo industrial
5 maneiras de integrar o estilo vintage ao décor

As cores

Uma característica marcante da decoração industrial é o uso de cores neutras. O cinza, por exemplo, é o queridinho deste estilo, pois ele lembra o concreto ou o tom predominante de um grande galpão ou fábrica. Se você é apaixonado por cor e tem receio de deixar o ambiente monótono, uma ideia legal é fazer com que tons intensos apareçam em pequenos acessórios, como almofadas, mantas e vasos, por exemplo.

decoracao-industrial-para-casa

decoracao-industrial-imagens

Outra ideia é variar o tom de cinza. Como você pode perceber nas inspirações trazidas aqui, por vezes, o ambiente pode ficar mais escuro ou mais claro. No entanto, atente ao tamanho do local, pois cores escuras passam a sensação de que o espaço é menor do que é de fato, além de necessitar de mais iluminação.

decoracao-industrial-casas

decoracao-industrial-criativa

decoracao-industrial-diferente

decoracao-industrial-produtos

Espaços integrados

Para quem deseja mudar a casa toda com a decoração industrial vale até quebrar paredes e integrar cômodos, transformando a casa em um verdadeiro loft, assim como tudo começou lá na origem do estilo. O segredo neste caso é procurar compor o ambiente com itens, acessórios e cores comuns, a fim de criar um espaço harmonioso e bem-integrado.

Bom senso sempre!

Como na decoração industrial o que vale é deixar o espaço com cara de inacabado, fiações à mostra e mobiliários reaproveitados, isso não quer dizer desleixo! Para não deixar o ambiente pesado ou agressivo demais, resultando, claro, na ausência de personalidade e monotonia, vale buscar por inspirações e produtos que combinem com você e com todo o espaço. Achou que exagerou? Monte e remonte a composição quantas vezes for necessário até chegar ao ambiente perfeito.

decoracao-industrial-dicas

Banner-pendentes

decoracao-industrial-exotica

decoracao-industrial-foto

decoracao-industrial-fotos

decoracao-industrial-ideias

Agora conta aqui pra gente o que você acha da decoração industrial. Tem vontade de adotar este estilo em casa? Deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: Toria Design, Click Interiores, Archtizer, Woont, Dicico, French Grey, Home Designing, Blog Of Frances Comugnai, Homeleza, Arkitectung, Paolo Jaco Pomedda, Founterior, Thirst Advertising, Glub Dub, De Candyou, My Life Made Pretty, Decoracion, Indz.

Deixe uma resposta