[Inspiração do dia] Decoração Frida Kahlo

Inspiradora, guerreira e, acima de tudo, uma artista. Frida Kahlo marcou uma época e nos dias atuais ela é símbolo de luta e empoderamento feminino. Você provavelmente já ouviu falar dela em filmes, programas de TV, revistas e jornais e o seu estilo único marca presença na moda e decoração. Por isso, aproveitamos esta pauta para esmiuçar este vulcão mexicano presente em vários momentos da vida contemporânea.

Afinal, quem foi Frida Kahlo?

frida-kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi uma pintora mexicana, conhecida, sobretudo, pelos retratos que fazia de si mesma e pelo flerte com o estilo surrealista. Nascida em julho de 1907, Frida era filha de pai alemão e mãe espanhola e já na infância, a pequena menina teve que descobrir formas para conseguir superar algumas armadilhas da vida. Aos seis anos, Frida teve poliomielite – o que deixou com uma lesão no pé direito.

Leia também:
Inspire-se e saiba como montar uma mesa mexicana
2 receitas mexicanas by Frida Kahlo pra você fazer em casa

Após os 15 anos, Frida começou a ter aulas de desenho a aprendeu técnicas de gravuras, no entanto, aos 18 anos, mais uma vez destino lhe prega uma peça. O bonde no qual ela viajava se chocou com um trem e o grave acidente a fez ficar internada entre a vida e a morte no hospital. Foi nesta época que a artista começou a pintar mais, inclusive, praticamente deitada.

decoracao-frida-kahlo

Aos 21 anos, Frida conhece o muralista Diego Rivera e com ele se casa e mantém uma relação intensa, com idas e vindas, além de relacionamentos extraconjugais que ambos mantinham. Com um temperamento forte e cheia de opinião, Frida buscava retratar em suas obras a sua própria realidade – que não era nenhum mar de rosas, mas que conseguiu encontrar beleza mediante as tragédias de sua vida. Aos 43 anos, Frida precisou amputar a perna com a lesão decorrente da poliomielite e em 13 de julho de 1954, aos 47 anos, a artista foi encontrada morta após contrair uma pneumonia grave e depois de sua morte a sua casa, no México, se tornou um museu com centenas de objetos pessoais e obras da artista.

Desde então, a sua obra e o modo como viveu toda sua vida é motivo de orgulho e inspiração para diversas pessoas. Inspiração essa em vários sentidos, inclusive decorativo. É por isso que aqui neste post separamos boas dicas para você trazer a essência de Frida para o seu decor. Nada mal, né?

Na decoração Frida Kahlo não pode faltar flores e cores

Frida tinha um jeito muito peculiar de se vestir. Quase folclórico, pois o estilo remetia às cores e estampas tradicionais da cultura mexicana. Um estilo que se percebe também no modo como a artista pintava, baseado em movimentos artísticos de vanguarda e na própria cultura indígena mexicana. Logo, é muito simples de transmitir essa ideia na decoração inspirada em Frida Kahlo.  Paredes coloridas, estampas e itens decorativos juntos, tudo ao mesmo tempo. Muito rosa, azul, vermelho, verde, laranja e amarelo. Vivos e se contrastando em diferentes ambientes da casa.

decoracao-frida-kahlo-para-casa

decor-frida-khalo

A única dica é usar o bom senso para não extrapolar e tornar o decor poluído. Se você não gosta de tantas cores e quer uma composição mais austera, estas inspirações aqui embaixo provam que é superpossível. Os ambientes são mais escuros e as cores estão presentes em pequenos itens decor.

decoracao-frida-kahlo

papel-de-parede

Itens decorativos diversos

Como qualquer estilo decorativo, os itens de uma decoração Frida Kahlo são baseados nos curingas. Quadros e almofadas são sempre bem-vindas e o que você puder agregar de acessórios temáticos neste decor é melhor. Aqui no Montacasa, por exemplo, há placas decorativas muito fofas que podem se integrar com quadros e pinturas. Já as almofadas, podem ter um toque handmade e colorido, como se tivessem acabado de sair da casa da vovó.

decoracao-frida-kahlo-mexicana

Outra ideia legal são as frases. Frida Kahlo, em toda a sua vida, ficou muito conhecida pelas frases de sabedoria, muito baseada no que ela viveu em diferentes períodos. Então, se você gosta de frases inspiradoras, que tal usar quadros com as frases ditas pela artista?

“Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?” Frida Kahlo

Plantas e cactos

decoracao-frida-kahlo-dicas

As plantas, sobretudo os cactos, são uma velha conhecida do paisagismo mexicano e eles podem estar presentes na sua decoração Frida Kahlo, justamente para complementar toda esta atmosfera mexicana que esta inspiração pede. Vejam só, as plantinhas podem estar até no quarto sem nenhuma cerimônia!


Vale ler, ver e ouvir!

Se você ficou inspirado pela breve história de Frida Kahlo que contamos aqui, saiba que sua vida e obra já viraram filme e livro, sabia? E nestas produções cinematográficas e literárias eles esmiúçam e contam tudo sobre a vida da artista com muitos detalhes. Vale a pena, conferir tudo!

decor-frida-kahlo

Leia o livro / Frida: a biografia / Escrito por Hayden Herrera, este livro narra detalhes da vida de Frida Kahlo. É uma das publicações mais completas e que vão além de uma Frida artista, mas esmiúça a mulher que ela se tornou com as dezenas de adversidades.

Ouça a playlist / Spotify / Para finalizar, você pode embalar a sua semana com esta playlist do Spotify que conta com musicas latinas ótimas que valorizam ainda mais toda esta atmosfera mexicana.

Veja o filme / Frida / Este filme de 2002 foi dirigido por Julie Taymor e como protagonista, temos a atriz Salma Hayek, que interpreta Frida Kahlo e impressiona pela atuação e semelhança com a artista. A obra ganhou o Oscar de melhor maquiagem e trilha sonora em 2003.


Gostou das dicas? Agora não se esquece de deixar aqui nos comentários o que você acha da decoração Frida Kahlo e se de alguma forma a artista é uma inspiração pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *