5 dúvidas e 5 respostas sobre decoração do quarto

decoracao-do-quarto-arquitetas
_
Traçamos as perguntas e as arquitetas Fernanda Morishita e Mônica Harger tiveram o desafio de respondê-las. Questionamentos são bem importantes para aqueles que estão pensando em decorar o quarto e não querem cometer erros!

_

A decoração do quarto sempre é permeada por questionamentos que nem sempre conseguem ser respondidos com ajuda de um livro ou uma pesquisa na internet. Afinal, são tantos detalhes para esmiuçar que, muitas vezes, continuamos com aquela pulga atrás da orelha, nos perguntando se tal ideia dá certo ou não ao ser adotada em nossa casa ou apartamento. Por isso, decidimos convidar não só uma, mas duas profissionais que entendem do assunto e vão ajudar a gente a melhorar o nosso espaço de descanso. Estamos falando das arquitetas Fernanda Morishita e Mônica Harger, que responderam 5 dúvidas comuns focadas neste cômodo pra gente. Confira!

 

Qual tinta escolher para decoração do quarto? Sigo as tendências?

F e M: “Gostamos de usar cores claras, que dão uma sensação de acolhimento e tranquilidade. Gostamos de acompanhar as tendências, mas procuramos sempre atender o gosto do cliente, por isso, priorizamos seguir as suas preferências.”

Isto mesmo que as arquitetas mencionaram! Seguir tendências é apenas um caminho para apostar mediante a tantas possibilidades no mercado. Sempre procure por aquilo que te deixa confortável e plenamente satisfeito visualmente. Isto, claro, requer um pouquinho de bom senso, mas nada que um bom profissional não ajude você neste processo de decoração do quarto! Ah, não podemos esquecer: a qualidade da tinta utilizada também conta bastante, tanto na aparência quanto durabilidade.

decoracao-do-quarto-clean

decoracao-do-quarto-ideias

decoracao-do-quarto-montacasa

decoracao-do-quarto-preto-e-branco

 

Pintar o teto do quarto é over?

F e M: “O recurso de pintar o teto com uma cor diferente do branco pode ficar bacana, mas para quartos preferimos sempre o branco, para dar a sensação de amplitude no pé-direito.”

O pé-direito que Mônica e Fernanda se referem aqui é a altura que vai do piso ao teto. Quando se pinta o teto do quarto com uma cor contrastante, principalmente escura, a tendência é que o ambiente passe a sensação de que ele é um pouco menor do que é de fato, quase achatado. Já que a parte colorida não tem como passar despercebida no espaço.

decoracao-do-quarto-como-fazer

decoracao-do-quarto-fotos

 

Qual o segredo para integrar o quarto com outro ambiente da casa?

F e M: “O uso de cores da mesma paleta, papéis de paredes em composição de cores e estampas, elementos de decoração que se complementam são recursos que usamos quando queremos integrar ambientes!”

Vamos combinar, é um segredinho da decoração do quarto para você guardar pra sempre! Ainda mais quando sabemos que as construções estão cada vez mais compactas e, logo, privilegiar a integração é fundamental para aproveitar cada espacinho.

decoracao-do-quarto-bonito

decoracao-do-quarto-integrado

papeis-de-parede

 

Posso mesclar diferentes materiais na hora de decorar o quarto?

F e M: “Claro! Materiais diferentes proporcionam dinamismo e riqueza ao ambiente. O importante é que, mesmo diferentes, eles tenham elementos que se complementem e façam com que se tenha um conjunto harmonioso como resultado. Madeira, tecidos mais encorpados, espelhos e até mesmo o vidro podem ficar bacanas se usados com delicadeza. Para quartos evitamos materiais “frios” como revestimento em alumínio composto, por exemplo”.

Isto mesmo, faça valer estas dicas das arquitetas! E mais: não se esqueça de que mantas e almofadas dão aquela sensação de conforto ideal para a decoração de quarto! Só atente ao estilo decorativo para conseguir harmonizar tudo da forma correta!

decoracao-do-quarto-pequeno

decoracao-do-quarto-ideia

mantas

decoracao-do-quarto-precos

decoracao-do-quarto-dica

almofadas

 

O que não pode faltar na decoração de um quarto?

F e M: “Gostamos de criar no quarto um ambiente de intimidade e bem-estar. Por isso, tentamos elaborar um espaço que remeta a boas sensações e lembranças. Para a decoração gostamos de usar souvenirs de viagens, galeria com fotos, brinquedos antigos, porta-retratos e tudo que ajude a criar um lugar de descanso e conforto.”

As arquitetas têm MUITA razão! Mais do que seguir as tendências, é preciso trazer personalidade pra a decoração do quarto, para ele não se tornar mecânico e uma reprodução de algo que você viu na TV, livro ou internet. Lembre-se que o cômodo, como qualquer outra parte da casa, precisa ter o seu toque, a sua cara!

decoracao-do-quarto-detalhes

decoracao-do-quarto

decoracao-do-quarto-diferente

decoracao-do-quarto-dicas

porta-retrato

 

 Sobre as arquitetas

As arquitetas Fernanda e Mônica são amigas desde a infância, mas foi na fase adulta que viram os seus sonhos se tornarem realidade. Estudaram Arquitetura juntas na UFPR, e, em 2009, montaram um escritório próprio, a Locus Arquitetura, localizado aqui mesmo em Curitiba (PR). Mônica se especializou em Gerenciamento de Obras (UTFPR) e Fernanda em Gestão Ambiental (UFPR), e atualmente, as profissionais têm como meta oferecer um pacote de serviços personalizados ao cliente, trabalhando com Arquitetura de Interiores, Projetos de Arquitetura e Gerenciamento de Obras. Dentre os tantos trabalhos que já realizaram no mercado, podemos destacar o projeto do Restaurante italiano Alfredo’s Gallery, localizado em Curitiba.

Imagens: Interior Decorating, Topic Susa, CO40, Queen40, Artfull Society, Glabie, Mix Carioca, Cliquetando, StarGrad, Cool Shire, Skonahem, Music Fann, Leila Dionízio.

Deixe uma resposta