Decoração de sala toda Zen: a calmaria por todos os lados

Não há como negar que a nossa casa é um refúgio. É nela que encontramos a paz, segurança e um pouquinho de nossa personalidade por meio do estilo decorativo. Logo, em meio a rotina cada vez mais atribulada, contar com elementos que nos remetam à tranquilidade e aconchego é essencial para encarar o dia a dia com muito mais otimismo e vontade. Uma ideia bastante interessante é apostar na decoração de sala zen. Sim, um dos principais ambientes de descanso pode receber um toque oriental, baseado na simplicidade e serenidade. Que tal?

Os segredos da decoração de sala zen

A palavra zen, bastante utilizada nos dias atuais para designar equilíbrio e calmaria, é, na verdade uma vertente da religião budista que surgiu na China no século VI d. C e posteriormente levada ao Japão. Ganhando grande importância no Oriente, a filosofia se espalhou pelo Ocidente também por ter como filosofia a busca pela tranquilidade por meio de práticas como a meditação.

decoracao-de-sala

decoracao-de-sala-montacasa

Logo, a ideia que trazemos aqui é renovar a decoração de sala com elementos que garantam esta atmosfera simples e ao mesmo tempo tão poderosa para renovar o nosso estado de espírito. Para começar, aposte em mobiliários básicos e confortáveis. Chaises alternativos, futons e poltronas feitas com fibras são grandes aliados do seu descanso e podem compor uma linda sala zen.

Banner-sala

Contato com a natureza

Mas claro, o mobiliário é um elemento importante, mas não é o todo. Vale lembrar que a decoração zen atribui à natureza um papel importante para o relaxamento, deste modo, não deixe de ter itens que remetam a este contato: plantas, arranjos florais e até pequenas fontes de água que fazem aquele barulhinho gostoso e super-relaxante são boas ideias para compor este estilo para decoração de sala.

decoracao-de-sala-dica

decoracao-de-sala-moderna

 

Leia também:
Dicas para montar espaço zen em casa

 

Integração de espaços

A decoração de sala zen, assim como qualquer outro estilo, não tem uma fórmula para seguir à risca. Cada ideia deve ser adaptada levando em consideração os seus gostos e necessidades. Uma ideia interessante, é criar a sensação de liberdade por meio da integração de espaços, deste modo, a sala torna-se maior que realmente é. Como fazer? Use os mesmos tons em ambos os espaços integrados e use e abuse dos objetos decorativos para harmonizar. Caso a separação seja impossível, estude a possibilidade de substituir as paredes de concreto por portas de vidro, por exemplo. Tudo para gerar a sensação de amplitude.

decoracao-de-sala-dicas

decoracao-de-sala-ideias

As cores

Por falar em cores, a decoração de sala zen, na maioria dos projetos, apresenta tons neutros, mais cleans, pois passam a sensação de relaxamento – ideia principal do estilo. Caso queira abusar das cores, fique à vontade também (a dica primordial aqui é compor o décor com o que te deixa bem!), só tome cuidado para gerar uma boa composição, combinando os tons escolhidos de todos os modos. Vale texturas, revestimentos diferenciados, além de papéis de parede e adesivos que remetam a este estilo oriental.

decoracao-de-sala-calma

decoracao-de-sala-precos

Os acessórios

Invista nos acessórios, mas mantenha apenas o básico, sem exageros, do contrário, a decoração de sala terá um apelo visual comprometido, onde reina o caos e a desordem – características estas totalmente contrárias ao estilo zen. Almofadas, esculturas budistas, arandelas, quando bem compostas, deixam o ambiente bem aconchegante e relaxante.

decoracao-de-sala-criativa

decoracao-de-sala-toda-zen

Iluminação faz a diferença

Luzes amarelas passam a sensação de mais relaxamento, então, invista nelas para a decoração de sala zen. Seja nos abajures, pendentes, arandelas e até mesmo velas. Por falar em velas, fica a dica: elas podem ficar dentro de pequenas lamparinas. O resultado fica um charme e garantirá total tranquilidade.

decoracao-de-sala-diferentes

decoracao-de-sala-com-varanda

Ah, não podemos deixar de citar a iluminação natural no décor zen. Tente aproveitar ao máximo suas janelas e portas para que elas consigam trazer a luz ambiente para dentro do espaço e, assim, garantir, economia e um bom aproveitamento dos recursos naturais.

E aí, preparado para decorar a sala toda no estilo zen?

Imagens: We Share Ideas, Beauty In for Life, Decoração, Micheline, Maria Pia Casa, Duitang, Faburous, Stonie Brook, Consejos Gratis, Mobile Icax Que linda Minha Casa, Achados de Decoração, Thietkenhacap4.

Com informações de Nippo Brasil.

Deixe uma resposta