Decoração de Natal nas fachadas: 3 ideias para enfeitar a sua casa

O Natal é uma época muito bonita, tão alegre e cheia de amor que nos contagia a fazer decoração de Natal nas fachadas das casas. Confira estes belos exemplos.

Época como o Natal não há. Estamos certos de que, desde já, você começa a estar empolgado para enfeitar a sua residência, mesmo nesses tempos de pandemia, essa é também uma ótima maneira de trazer alegria para casa. 

De fato, o astral trazido aos interiores por estes ornamentos é espetacular. E um sentimento assim pode ser replicado em fachadas de casas. Que tal ajudar a espalhar essa alegria pelo mundo? Confira, no post a seguir, ideias para personalizar a frente do seu imóvel antes das festas de Fim de Ano.

decoração de Natal nas fachadas
Imagem by Revista Viva Decora – Pinterest

Ideias de decoração de Natal nas fachadas

Abaixo, você confere dicas para  fazer uma decoração de Natal nas fachadas para um Natal mágico!

#1 Para o trajeto até a porta de entrada da casa

Vamos começar nosso planejamento pela frente do terreno. Passado o portão de acesso principal, logo temos o trajeto até a entrada da casa. 

É neste percurso que devemos concentrar primeiro toda a nossa tarefa de decorar a frente do imóvel para o Natal. Este ponto pode ser considerado como a introdução de uma composição, como o início de uma canção, apresentando os personagens de uma história.

Vamos observar os exemplos. Um deles tem, em destaque, dois bonecos ‘soldadinho de chumbo’, dando a entender que o tema geral da decoração da casa será o clássico conto de Natal ‘O quebra nozes’. 

Já o outro tem instalado na metade do caminho até a porta de entrada um boneco de neve, sendo o provável tema da decoração “Um Natal com neve”. Então, ao olharmos ao redor, podemos entender melhor o sentido de toda a produção.

decoração de Natal nas fachadas soldadinho
Imagem by Revista Viva Decora – Pinterest

#2 Para a fachada da casa como um todo

Se você tiver dúvidas sobre qual tema adotar para a decoração de Natal nas fachadas das casas, pense em todos os desejos e imagens coletivas que as pessoas fazem desta data. 

Mas é claro que você pode adotar uma estratégia mais singela e apenas iluminar a fachada do imóvel. A luz desses elementos, além de nos alegrar, também nos ajudará a lembrar da famosa luz vista pelos Reis Magos quando Jesus nasceu, reacendendo nossa esperança de vida.

decoração de Natal nas fachadas luzes
Revista Viva Decora – Pinterest

#3 Para a porta de entrada da casa

Realmente, é maravilhoso poder iluminar a frente de casa com correntes de luzes coloridas e brilhantes para o Natal. Mas, a verdadeira recepção aos convidados da festa se dará mesmo pela decoração colocada na porta de entrada do imóvel. 

É este ornamento que os contagiará num primeiro momento, antes de adentrar à casa, já preparando o seu clima para a confraternização.

Pense bem sobre o que colocará na porta de entrada da sua casa. Este será como o “cartão de visitas” da sua festa. E é óbvio que esta peça também deverá estar de acordo como a decoração prevista para a fachada – talvez por seus tons de cores ou outros detalhes do seu design. 

Ela também deve expressar um estilo e ser proporcional tanto ao tamanho da porta quanto ao tamanho da própria fachada da casa.

decoracao de Natal nas fachadas guirlandas
Imagem by Revista Viva Decora – Pinterest

Use uma guirlanda para enfeitar a porta de entrada – preferencialmente contrastando com a superfície atrás. Tal ornamentação pode ser mais simples, feita apenas de elementos naturais, ou muito bem elaborada, com objetos adquiridos nas lojas. 

O formato de guirlanda circular é o mais comum. Contudo, a sua guirlanda de casa pode apresentar outro formato – como de uma moldura quadrada -, se preferir.

Imagens by Revista Viva Decora – Tupacity e Pinterest

Claro que podemos usar guirlandas para ornar não apenas portas de entrada, mas janelas e outros vãos também. E é óbvio também que esta não seria a nossa única opção. Veja os exemplos apresentados a seguir. 

Nestas imagens, podemos ter mais ideias para personalização de janelas e portas. No caso, adesivos ou faixas e laços de tecido, simulando flocos de neve e presentes.

Imagem by Revista Viva Decora – Pinterest
Revista Viva Decora – Hoku Deco e Onechitecture

#4 Bônus | Para o hall de entrada da casa

E, por fim, não podemos esquecer do hall. Embora este tipo de ambiente fique no interior das edificações, sua decoração deve interferir na fachada. Tudo neste cômodo poderá ser visto pelo lado de fora, logo que a porta de entrada for aberta. 

É uma coisa para se analisar. Pense numa decoração natalina especial para pôr sobre o aparador ou mesinha do hall – como arcanjos, castiçais, velas e pequenos bonequinhos de tecido.

Imagem by Revista Viva Decora – Casa e Jardim

E aí, gostou das nossas dicas de decoração de Natal nas fachadas das casas? Agora mãos à obra para enfeitar a sua casa e deixar tudo pronto antes do bom velhinho chegar!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta