Ótimas inspirações para montar uma mesa oriental

Delícia de tema pra falar, até porque é uma das minhas cozinhas favoritas. Sabe no que abrange o oriental? Pelo dicionário, “Região zoogeográfica que compreende a Ásia a leste do Indo e ao sul do Himalaia, e mais Ceilão, Sumatra, Java e as Filipinas; Os povos da Ásia.”

Como já comentei por aqui, montar a mesa deve ser pensado como um cenário, ou uma tela em branco que pode ser pintada de muitas formas. Por isso, é importante saber os conceitos, assim fica mais fácil de viajar, ainda que na imaginação, a lugares tão exóticos e diferentes. Montar a mesa é muita cultura, minha gente!

Pra embalar o post, tema delícia – não é oriental mas é o tipo de música que gostaria de ouvir neste tipo de evento. S’wonderful, na voz de João Gilberto.

Decoração de mesa oriental deve ser surpreendente

Pensemos numa característica comum a estes povos: um pouco de mistério, sabores exóticos, perfeição e método (caso dos japoneses). Então, mais que natural que essa decoração de mesa oriental englobe tudo isso, de um jeito bem charmoso, é claro.

montar-mesa-oriental-decor

Banner-jogos-jantar

Um hábito comum e bem característico para montar a mesa oriental é dispensar o uso de talheres e investir nos hashis, os famosos palitinhos. No caso de convidados que não saibam manusear corretamente ou mesmo crianças, é só usar um prendedor específico que une os dois palitos, assim ninguém passa vergonha ou fica de fora, rs.

montar-mesa-oriental-hashi

Numa proposta de decoração oriental rústica e chique, sirva os preparos em tigelas: são divertidas tanto para a entrada, quanto para o prato principal e sobremesa, e ficam ótimas na cozinha quente chinesa, na tailandesa, na japonesa. Invista em peças lindas e que coordenem entre si, mas que não precisam ser iguais. Que tal escolher uma única cor e ir variando os padrões? #achobelo

chino-produto

 

Leia também:
Inspire-se e saiba como montar uma mesa mexicana
Confira inspirações para montar uma mesa infantil

.

Quer uma proposta mais elegante para a mesma oriental? Vai de porcelana com inspiração chinoiserie – imitação ocidental para o estilo chinês no século XVIII. Traz uma aura de mesa chique no ato e fica espetacular num jantar mais formal, com toda a pompa e circunstância que a ocasião pede. Adorei esta referência que ainda traz talheres incríveis com cabo desenhado de bambu.

Para completar a mesa oriental delicada e inspiradora, invista em arranjinhos com folhagens, flores exóticas, bambu e muitas velas – são fundamentais para dar o clima.

Gosta de aromatizar o ambiente? Aqui vale também. Que tal um óleo essencial de jasmim, ou mesmo um incenso delicado?

montar-mesa-oriental-flores

Monte uma atmosfera envolvente, e use a intuição e a criatividade pra isso. Imagine-se em um destes lugares incríveis e traga um pouquinho do sentimento para os convidados – com certeza será um sucesso.

Deixe nos comentários o que você acha da decoração de mesa oriental!

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest

priscila-mendes

.
.
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram