Decoração de mesa com finger foods | Inspirações

Hoje o tema é divertido e um pouco desafiador, assim digamos. Afinal, como servir a mesa quando não precisa de mesa posta?

Finger food, para quem não conhece, é a denominação dada à comidinhas que não precisam de talheres, daí o termo finger, que em português significa dedos. E que sejam pequenas, o ideal é que caibam em uma ou duas bocadas.

A cara de uma festa ou recepção descontraída, né? E a trilha deve ser a altura: Donna Summer com Last dance – pra se acabar de dançar.

Decoração de mesa linda e convidativa

Não é porque a mesa não é posta que ela é inexistente – muito pelo contrário, neste tipo de serviço é fundamental uma mesa, tipo buffet ou ilha, em que os petiscos estejam arrumados de forma harmônica e bonita. Aqui, mais que em outros tipos de serviço, a beleza e os detalhes são fundamentais.

decoracao-de-mesa-finger-food

Para “aquela” decoração de mesa, é válido pensar em alguns conceitos: a louça que estará exposta, alturas diferentes que destaquem os preparos, além dos própria arrumação da comida em si. Ah, itens decorativos como objetos de arte, flores e velas são mais que importantes para dar o toque de glamour que a gente tanto gosta!

Pratos de bolo com pé, bandejas de prata ou antigas, travessas de porcelana e cerâmica e até mesmo sousplats bonitos valorizam os petiscos e dão elegância à mesa.

decoracao-de-mesa-bandeja

Numa linha mais temática e nada convencional para a decoração de mesa, acho divertido incluir itens na decoração de mesa que criem diferentes alturas: dá pra abusar de caixotes de madeira, livros e pequenos baús ou malas.

decoracao-de-mesa-ideias

No caso da comida propriamente dita, lembre-se que devem ser preparações que dispensem o uso de talheres e, algumas vezes, até de pratos. Então procure servir de uma forma que fique prático, bonito e higiênico – copinhos de cachaça para porções de sopa fria ou molhos, palitinhos com algum tipo de salgado e o tão clássico canapé, que bem apresentado é lindo e sempre faz sucesso.

decoracao-de-mesa-copo

Invista na decoração de mesa charmosa

Na hora da decoração de mesa, invista em arranjos lindos e de tamanhos menores que preencham os espaços vazios, assim como objetos especiais e, no caso de um evento noturno, velas: são essenciais.

decoracao-de-mesa-vaso

Também é importante pensar num cantinho para os guardanapos, que fique à mão e seja de fácil acesso na mesa. Arrumados empilhados em um prato de bolo com pé, por exemplo, deixa bonito e prático. Num evento pra poucas pessoas, vale investir em guardanapos de tecido: fica mais elegante.

Com a decoração de mesa à postos, só falta pensar no cardápio, fazer os convites e se divertir, sempre!

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest.

Screen Shot 2015-09-29 at 10.27.20 PM