A food stylist Priscilla Mendes dá dicas de como preparar uma decoração de festa junina em casa e receber com estilo. Confira!
Olha, uma das coisas que me remete à diversão na certa é uma boa festa junina/julina. Desde criança, sempre adorei o ritual: vestido caipira, dançar quadrilha, barraca da pescaria para ganhar uma prenda e, é claro, a comida.
Mas, não é porque a gente cresce que a diversão acaba, né? – confesso que, se puder, vou na barraca de pescaria até hoje… E danço quadrilha também.
E a gente sabe que este ano está tudo diferente e com a quarentena, por conta do novo coronavírus, os festejos vão ter que ser em casa mesmo e sem aglomeração de compadres e comadres.
Faz parte, mas isso também não impede que a gente faça uma festinha bem intimista e gostosa com os de casa para celebrar com uma decoração bem linda e comidinhas gostosas.
E vamos de trilha arretada para pular fogueira (de mentirinha, por favor): Dominguinhos, “Isso aqui tá bom demais“.
Na decoração de festa junina tem o quê?
Além de música tradicional, festa junina/julina que se preze precisa de comida (e bebida) típica. Para mim, pipoca quentinha não pode faltar.
Fora as básicas, salgada e doce, dá para ir um pouco mais além. Que tal aromatizar a pipoca salgada com raspas de limão e manjericão, por exemplo? Também fica incrível com pimenta calabresa e queijo parmesão. A pipoca doce fica excelente com canela, coco ralado e cacau em pó e, maravilhosa com mel e raspas de laranja.
Para ficar ainda mais divertido, adoro a ideia de servir em cones de papel – proporcionam a quantidade certa e fica supercharmoso. Agora, se quiser dar um diferencial a mais, dá pra fazer cones com cores diferentes, de acordo com o “sabor” da pipoca.
Falando em milho, aquele, servido na espiga, é imbatível, né? Agora, que tal grelhar ao invés de cozinhar? Fica superdiferente e delicioso. Para isso, é só arrumar a palha do milho para cima e colocar a espiga em contato direto com a grelha, que deve estar bem quente. Cerca de quatro minutos de cada lado e os grãos ficam macios e crocantes. Na hora de servir, aquela manteiga esperta, que também pode ser temperada com ervas, pimenta ou raspas de limão.
Bolo de fubá, um clássico dos arraiás!
Outro clássico de festa julina é um bom bolo de fubá! Minha versão favorita é esta aqui! Para um toque especial, aposte em formas mais desenhadas na hora de assar bolos simples. Valorizam (e muito) a receita!
Uma outra opção é receber com bolinhos pequenos, no estilo cupcake – as crianças amam. Dá pra entrar no clima e ainda usar bandeirinhas tradicionais de qualquer decoração de festa junina, olha que graça:
Sopas e bebidas quentinhas pro festerê!
Além de petiscos e doces, acho importante ter ao menos uma opção de prato que dê mais sustância, assim digamos. E nesta proposta, uma bela sopa aquece e alimenta. Adoro a de ervilha seca e um bom caldo verde. Tem post ótimo falando sobre sopas aqui!
E servir em xícaras ou canequinhas deixa mais divertido (além de prático).
Agora, para aquecer de vez, não dá pra fugir de um bom quentão! Não é fã de cachaça? Vinho quente é delicioso e uma ótima opção para festa junina/ julina. Na hora de servir, tanto faz se a sua predileção é por uma bebida ou outra (ou até ter as duas opções, é ainda mais democrático): opte por uma panela de ferro esmaltada grande, com uma conchinha bonita. Mantém a bebida quente e é a melhor forma para servir com charme. Depois, é só arrumar os copos de vidro ao lado, empilhados mesmo – gosto daqueles do tipo americano, o famoso “copo de boteco” combina superbem com o estilo da festa.
Bandeirinhas e decoração colorida não podem faltar!
Comidas e bebidas preparadas, é o momento da decoração da festa junina. Particularmente, acho que algumas bandeirinhas penduradas no teto dão todo o tom da festa! O melhor é que dá para deixar personalizado: alguns retalhos de tecido num fio de acabamento especial viram bandeirinhas lindas que podem continuar na cozinha pelo resto do ano.
Um toque xadrez também é bem-vindo na decoração de festa junina. Pode ser no guardanapo, na toalha da mesa, na fitinha que amarra os talheres.
Não quer algo tão literal? Vai de rústico, com pontos de cor – deixa com cara de festa no campo.
Agora que o “arraiá” tá armado, é só se divertir na festa junina.
Imagens: Pinterest
_
Muito bom ! Adorei as idéias, umas fantasias temáticas combinam muito bem, eu costumo pegar as minhas nesse site: https://www.super25.com.br/