4 dicas para arrasar na decoração de festa junina!

Olha, uma das coisas que me remete à diversão na certa é uma boa festa junina/julina. Desde criança, sempre adorei o ritual: vestido caipira, dançar quadrilha, barraca da pescaria para ganhar uma prenda e, é claro, a comida.

Mas, não é porque a gente cresce que a diversão acaba, né? – confesso que, se puder, vou na barraca de pescaria até hoje… E danço quadrilha também.

Trilha arretada para pular fogueira (de mentirinha, por favor): Dominguinhos, “Isso aqui tá bom demais“.

Na decoração de festa junina tem o quê?

Além de música tradicional, festa junina/julina que se preze precisa de comida (e bebida) típica. Para mim, pipoca quentinha não pode faltar.

Fora as básicas, salgada e doce, dá para ir um pouco mais além. Que tal aromatizar a pipoca salgada com raspas de limão e manjericão, por exemplo? Também fica incrível com pimenta calabresa e queijo parmesão. A pipoca doce fica excelente com canela, coco ralado e cacau em pó e, maravilhosa com mel e raspas de laranja.

decoracao-de-festa-junina

Para ficar ainda mais divertido, adoro a ideia de servir em cones de papel – proporcionam a quantidade certa e fica supercharmoso. Agora, se quiser dar um diferencial a mais, dá pra fazer cones com cores diferentes, de acordo com o “sabor” da pipoca.

Falando em milho, aquele, servido na espiga, é imbatível, né? Agora, que tal grelhar ao invés de cozinhar? Fica superdiferente e delicioso. Para isso, é só arrumar a palha do milho para cima e colocar a espiga em contato direto com a grelha, que deve estar bem quente. Cerca de quatro minutos de cada lado e os grãos ficam macios e crocantes. Na hora de servir, aquela manteiga esperta, que também pode ser temperada com ervas, pimenta ou raspas de limão.

festa-junina-milho

Bolo de fubá, um clássico dos arraiás!

Outro clássico de festa julina é um bom bolo de fubá! Minha versão favorita é esta aqui! Para um toque especial, aposte em formas mais desenhadas na hora de assar bolos simples. Valorizam (e muito) a receita!

Resultado de imagem para bolo de fubá

Uma outra opção é receber com bolinhos pequenos, no estilo cupcake – as crianças amam. Dá pra entrar no clima e ainda usar bandeirinhas tradicionais de qualquer decoração de festa junina, olha que graça:

Festa-julina-bandeirinhas-cupcake

Sopas e bebidas quentinhas pro festerê!

Além de petiscos e doces, acho importante ter ao menos uma opção de prato que dê mais sustância, assim digamos. E nesta proposta, uma bela sopa aquece e alimenta. Adoro a de ervilha seca e um bom caldo verde. Tem post ótimo falando sobre sopas aqui!
E servir em xícaras ou canequinhas deixa mais divertido (além de prático).

Resultado de imagem para feu

Agora, para aquecer de vez, não dá pra fugir de um bom quentão! Não é fã de cachaça? Vinho quente é delicioso e uma ótima opção para festa junina/ julina. Na hora de servir, tanto faz se a sua predileção é por uma bebida ou outra (ou até ter as duas opções, é ainda mais democrático): opte por uma panela de ferro esmaltada grande, com uma conchinha bonita. Mantém a bebida quente e é a melhor forma para servir com charme. Depois, é só arrumar os copos de vidro ao lado, empilhados mesmo – gosto daqueles do tipo americano, o famoso “copo de boteco” combina superbem com o estilo da festa.

Festa-julina-quentao-copos

Bandeirinhas e decoração colorida não podem faltar!

Comidas e bebidas preparadas, é o momento da decoração da festa junina. Particularmente, acho que algumas bandeirinhas penduradas no teto dão todo o tom da festa! O melhor é que dá para deixar personalizado: alguns retalhos de tecido num fio de acabamento especial viram bandeirinhas lindas que podem continuar na cozinha pelo resto do ano.

Festa-julina-detalhes-bandeirinhas

Um toque xadrez também é bem-vindo na decoração de festa junina. Pode ser no guardanapo, na toalha da mesa, na fitinha que amarra os talheres.

Festa-julina-detakhes-xadrex

 Não quer algo tão literal? Vai de rústico, com pontos de cor – deixa com cara de festa no campo.

Festa-julina-decoração-mesa

Festa-julina-detalhes-mesa

Agora que o “arraiá” tá armado, é só se divertir na festa junina.

Imagens: Pinterest

_

One comment Add yours
  1. Aqui em casa nem precisa de festa junina nem Julina para ter pipoca quentinha, adorei as dicas para variação da salgadinha e da docinha. Mas com tantas dicas apetitosas e ideias tão lindas para um arrasta pé, vou me animar e quem sabe fazer um sarau aqui em casa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.