Como deixar a decoração de casa de praia sempre linda?

A praia é um lugar lindo e superdemocrático, afinal, todo mundo tem o seu espacinho na areia garantido. A gente aqui, por exemplo, desde que começou o verão está nesta vibe.

decorar-casa-de-praia

Porém, isto não significa que deixamos de trabalhar, não, viu? Desde que o ano começou estamos correndo contra o tempo para produzir conteúdos e trazer muitas dicas e inspirações para curtir o melhor quando o assunto é decoração e verão.

Decoração de casa de praia perfeita sempre

A decoração de casa de praia sofre com o tempo – e eu nem me refiro aos problemas tão comuns causados pela maresia. A casinha, que sempre nos presenteia com momentos ótimos de descanso, sempre é deixada de lado, e a gente só se lembra dela quando chega esta época do ano. Mas para ter uma casa de praia linda o ano todo, é preciso tomar alguns cuidados – que ultrapassam os limites das águas de março.

A manutenção preventiva para deixar a decoração de casa de praia sempre bela é o caminho perfeito para evitar dores de cabeça e ter férias sem probleminhas que, com uma dica ou outra, poderiam ser evitados, né? Então, além de desligar a água, luz e pensar na segurança do local fora de temporada, estas dicas vão deixar sua casinha de praia pronta para o descanso – e linda – em qualquer dia do ano.

A conservação dos mobiliários da casa de praia

Ter uma casa com bons mobiliários é possível sim, no entanto, a manutenção correta deles é o grande segredo para conservá-los perfeitos por mais tempo. Primeiramente, opte por móveis resistentes e de qualidade – seja para sala, quarto, living ou varanda. Há tipos de mobiliários específicos para cada cômodo e é importante você ficar atento: por exemplo, móveis que ficam na área externa da casa de praia precisam ser mais resistentes ainda do que aqueles que ficam dentro da residência, pois são constantemente expostos ao clima e, claro, estão na linha de frente quando o assunto é maresia.

decoracao-de-casa-de-praia

Aos mobiliários que estão dentro da residência, perceba se eles não estão em contato direto com o sol. Caso não haja possibilidade de mudá-los de posição, priorize uma maneira de que o contato seja intermediado por uma cortina ou outro acessório de proteção para os focos de luz (janelas, portas, vãos, etc). Com o tempo, os móveis podem escurecer e ainda sofrer algum tipo de dano pelas altas temperaturas – o que influencia diretamente na harmonia decorativa.

Outro vilão da decoração de casa de praia é a umidade. Nestes casos, para evitar o mofo, principalmente quando a casa está fechada por muito tempo, especialistas recomendam que os móveis não fiquem tão próximo a parede, a fim de facilitar a ventilação. Outra dica legal é o uso de produtos antimofo encontrados em supermercados que amenizam o escurecimento e aparecimento de bolor nos mobiliários.

Ih, os mobiliários já estão mofados? Calma, existe uma solução:

  • Retire o mofo mais evidente com a ajuda de um pano seco.
  • Faça uma solução de 50 ml de água sanitária para um litro de água.
  • Passe a solução em todo o móvel.
  • Agora, faça uma solução com um copo de vinagre branco de álcool para um copo de água. Com um pano, passe a solução em todo o móvel.

poltronas-para-varanda-montacasa

Aposte em objetos decorativos resistentes

Assim como os mobiliários, os objetos e acessórios presentes na decoração de casa de praia também precisam ser resistentes – e não é à toa que muita gente prefere as peças feitas em fibra natural ou sintética para decorar. Além de dar aquele toque rústico e praiano ao espaço, matérias-primas como junco, bambu e rattan são bem resistentes.

decoracao-de-casa-de-praia-dica

Leia também:
5 itens essenciais para a decoração de casa de praia
Como fazer a decoração de casa de praia? Veja ideias!

Já os materiais têxteis como tapetes, almofadas, mantas e o próprio tecido do sofá precisam ser leves. Para decorar, prefira os tecidos de poliéster, que, inclusive, facilitam a limpeza.

Um estilo com toque praiano

Ao definir um estilo decorativo para sua casa de praia, aposte naquilo que já faz sucesso em qualquer ambiente: cores cleans – que passam aquela sensação gostosa de tranquilidade -, como o azul e off-white e uso de madeira como elemento funcional (um armário, por exemplo) ou decorativo (uma escultura ou banco esculpido).

E, claro, não se esqueça dos detalhes, como usar conchinhas dentro de garrafas ou potes – fica lindo – estrelas do mar, peixinhos, dentre outros elementos que remetem a toda esta vibe praiana.

decoracao-de-casa-de-praia-dicas

Pensar no paisagismo faz toda a diferença

A contrário do que muita gente pensa, o paisagismo não é apenas o ato de organizar plantas e torná-las elementos integrantes do espaço – é muito mais do que isso e para ambientes como a casa de praia, pensar no paisagismo é algo essencial para organizar os elementos de um modo a valorizar o decor de acordo com o apelo visual, condições climáticas, botânicas, etc, e que o morador possa tirar o maior proveito disso na hora de relaxar e conservar a decoração de casa de praia por mais tempo.

Na dúvida, peça a ajuda profissional, pois o resultado sempre é positivo.

decoracao-de-casa-de-praia-verao

E você, tem casa de praia? O que você vai fazer para deixá-la linda não só no verão, mas todos os dias do ano? Conte pra gente!

Imagens: Casa Sanchia, Pinterest, Mobly, Clarissa Cabeda, Gazeta do Povo, Blog Justo, Social Mail, Decoration Facilisimo.
Com informações de Zap Imóveis, Bem Estar e Get Ninjas.  

Deixe uma resposta