Móveis e acessórios para uma decoração de banheiro completa

Confira como bancadas, muitos outros móveis e acessórios podem completar a decoração de banheiro e criar um ambiente supercharmoso!

Toda casa, para a sua boa funcionalidade, precisa de um banheiro. Mas, a configuração deste cômodo pode  mudar de acordo com o estilo e até mesmo o país; e, por consequência, também a lista de itens de decoração deste espaço deve ser diferente. 

Ou seja, seria difícil afirmar o que não pode faltar na decoração de qualquer banheiro. Será que este ambiente deve ter um aparador, estantes e cestos? A resposta para esta pergunta depende de vários fatores!

No post de hoje, você pode se inspirar nas dicas e exemplos que apresentaremos a seguir. 

decoração de banheiro aparador
Projeto by Move Móvel

Como pensar o layout de um lavabo ou banheiro

Vamos falar neste único tópico sobre os lavabos e banheiros, pois se trata, afinal, de ambientes com características muito semelhantes. 

Contudo, dependendo da sua configuração, equipamentos e decoração, podem também ser pequenos SPAs dentro de casa.

De início, olhando rapidamente para a planta de uma residência qualquer, podemos notar que a primeira diferença entre um lavabo e um banheiro são as medidas. Ambos os ambientes possuem uma porta e uma janela. 

Mas, todos os banheiros, diferente dos lavabos, têm ainda um espaço destinado ao box ou à banheira. E certos banheiros têm ainda duas entradas – como é o caso dos modelos “jack and jill”.

decoração de banheiro clean
Revista Viva Decora

Especificamente falando dos banheiros, a área de banho é reservada ao fundo do ambiente. Isto porque ela precisa ser relativamente grande – não menos do que 80 por 80 cm – e, de preferência, perto de algum sistema de ventilação. Isto permite que tal zona, tão úmida, seque mais rápido e não crie bolor.

Portanto, boa iluminação e ventilação é fundamental para qualquer banheiro. Se possível, deve-se usar e abusar do sistema natural, mas ainda é possível utilizar um sistema mecânico eficiente. E para fazer o ambiente parecer mais claro e mais amplo, a estratégia é trabalhar com revestimentos em tons claros. 

Placas de espelho, em determinadas superfícies, também devem ajudar, assim como um sistema de box transparente.

decoracao de banheiro revestimento
Projeto by Gislene Lopes
Decoração de banheiro estilos
Projeto by Paula Zanello

Itens e móveis que não podem faltar na decoração de banheiro

Se uma casa não pode funcionar sem que tenha em sua planta banheiros, estes, por sua vez, não funcionariam sem certos equipamentos. Em lavabos não pode faltar bacia sanitária, mais cuba ou lavatório. Já nos banheiros, além destes dois itens, é preciso ter o chuveiro também. Banheira, no caso, é algo dispensável para os brasileiros; já para os americanos esta é a peça de banho principal.

Se você optar pela instalação de uma cuba ao invés de lavatório em seu banheiro de casa, tal louça deve ficar sobreposta sobre uma bancada ou armário. 

É interessante ter sobre este móvel um espelho, além das prateleiras, nichos e até estantes de apoio aos acessórios de limpeza e higiene.

Projetos by Jannini Sagarra Arquitetura e Carla Cuono Arquitetura e Interiores

Projeto by Andréa Buratto e Conseil Brasil

Itens extras que podem fazer parte da decoração de banheiro

A maior tendência do momento para decoração de banheiro é a construção de nichos embutidos na parede – sobretudo dentro das áreas de banho. 

Todavia, existem vários kits em vidro, metal ou plástico que podem ser fixados às mesmas superfícies e servir de suporte para shampoos, sabonetes, perfumes e mais artigos. E os mesmos podem fazer conjunto com suportes para toalhas de banho.

Na lista de acessórios para banheiro, também podemos acrescentar suporte para toalha de rosto, porta papel-higiênico, porta escova de limpeza e lixeira. 

Também porta escovas, porta algodão, porta cotonete e saboneteira. E ainda, como complemento, bandejas, cestinhas, caixinhas organizadoras, porta-incenso ou velas aromáticas, caixinha de maquiagem e de bijuterias, porta-pincéis e suporte de colares.

Projeto by Letícia Hammerschmidt e 501 Arquitetura
Projeto by Gislene Lopes e Triplex Arquitetura

Como toque final, podemos acrescentar outros elementos à decoração do banheiro – claro que isto vai depender da área livre disponível. 

Por exemplo, pequenos quadrinhos e porta-retratos de parede; e arranjos de flores e cachepôs com folhagem – de preferência com crescimento em sentido vertical e que sejam capazes de renovar o ar. Por fim, arandelas, castiçais, lamparinas, cestas de roupas, e mais.

Portanto, existem muitas opções para deixar seu banheiro incrível, use toda sua imaginação e bom gosto e comece agora mesmo seu projeto!

Essas dicas de decoração para o banheiro foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta