5 dicas profissionais para decoração de ambientes pequenos

Os arquitetos Filipe Bender e Lisiê Tavares Pissetti passaram algumas dicas ótimas
pra gente – tudo para decorar espaços compactos com leveza e modernidade.

Os espaços compactos estão virando tendência mundial e a procura por apartamentos menores têm crescido consideravelmente nos últimos anos. De fato, preferidos por pessoas que não passam tanto tempo em casa e que não querem sofrer com manutenções constantes, estes imóveis, muitas vezes, causam algumas dores de cabeça, pois parece que tudo precisa ficar encaixado no lugar certo para não comprometer o visual e nem a circulação. Então, pensando nisso, separamos boas dicas de arquitetos para a decoração de ambientes pequenos. Tudo é bem simples, pode apostar!

Como acertar na decoração de ambientes pequenos?

A decoração de ambientes pequenos pode parecer complicada, mas se você conta com as dicas certas, dispor objetos decorativos, bem como mesclar cores são tarefas que não vão exigir doses extras de conhecimento e ideias conceituais. Primeiramente:

Aposte nas cores neutras

Cores neutras são curingas na decoração de ambientes pequenos, pois combinam facilmente com outros itens decorativos, além de serem perfeitas para a combinação com outros tons. Cores como branco, off-white e creme, por exemplo, quando colocadas como protagonistas das paredes tem o poder de dar aquela sensação de amplitude, como se o espaço fosse maior do que realmente é.

decoracao-de-ambientes-pequenos-dica

decoracao-de-ambientes-pequenos-novidades

decoracao-de-ambientes-pequenos-foto

decoracao-de-ambientes-pequenos-imagens

decoracao-de-ambientes-pequenos-montacasa

Para mesclar outras cores e quebrar a monotonia natural dos tons, a arquiteta Lisiê Tavares tem a dica. “O ideal é pontuar as cores mais marcantes nos detalhes, como pequenos adornos e tecidos, sempre cuidando para não pesar a mão”.

Então, anote aí: separe aquela manta, escolha almofadas coloridas e voilà!

 comprar-almofadas

Integração de espaços

Um segredinho bastante utilizado na decoração de ambientes pequenos é a integração de espaços – em especial, cozinha e sala. E aí, você tem duas saídas: partir para a reforma ou, literalmente, harmonizar de acordo com as possibilidades. A primeira opção não é segredo. Você vai sujar, quebrar paredes e criar um verdadeiro canteiro de obras entre quatro paredes. O resultado é bacana, pois a ampliação tende a ficar realmente incrível – e só tende a contribuir para com a iluminação e circulação.

decoracao-de-ambientes-pequenos

decoracao-de-ambientes-pequenos-fotos

decoracao-de-ambientes-pequenos-para-casa

Outra ideia – e que dá menos trabalho – é o descarte de uma porta ou de metade de uma parede para a criação de uma bancada. O resultado é bacana também e super in nas tendências, já que o ambiente fica parecido com aquelas lindas cozinhas americanas e espaços gourmet, onde, mais do que integração, rola uma verdadeira confraternização. “Utilizar vidro na outra metade da parede para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. é uma solução bastante utilizada também, pois divide os ambientes e deixa a sensação de espaço maior”, acrescenta o arquiteto Filipe Bender.

Iluminação

O segredo de uma iluminação bacana para a decoração de ambientes pequenos está na ampliação de pontos de luz pelo espaço, ou seja, ao invés de investir apenas em uma lâmpada fixa no centro, examine a possibilidade de investir em lâmpadas embutidas no gesso, além de abajures grandes e que podem se destacar no espaço.

comprar-abajures

E, claro, tente valorizar ao máximo a luz ambiente – para economizar energia e também proporcionar aquela iluminação natural que só a luz do dia tem!

decoracao-de-ambientes-pequenos-casas

decoracao-de-ambientes-pequenos-ideias

decoracao-de-ambientes-pequenos-criativo

decoracao-de-ambientes-pequenos-imagem

Uso de móveis planejados

Móveis planejados podem ser um verdadeiro sonho de consumo daqueles que moram em espaços pequenos. De fato, os mobiliários sob medida representam um modo único de aproveitar cada cantinho ao máximo e ainda tirar proveito da beleza deles para se adequar ao estilo decorativo.

decoracao-de-ambientes-pequenos-diferente

decoracao-de-ambientes-pequenos-novidade

Só atenção! Procure por empresas reconhecidas e que possam garantir um bom planejamento, execução e resultado final. Do contrário, o sonho pode virar um pesadelo. E ninguém quer isso, né?

Velhos e grandes truques

Para finalizar, os arquitetos nos passam alguns truques para a decoração de ambientes. Vale a pena anotar todos para, de uma forma ou outra, adotar no espaço:

• Espelhos, por refletirem, podem dar aquela sensação visual de que o ambiente é maior do que e de fato. Esta ‘ilusão’ é uma saída bacana para ampliar e dar um toque de modernidade ao espaço.

decoracao-de-ambientes-pequenos-comprar

decoracao-de-ambientes-pequenos-ideia

decoracao-de-ambientes-pequenos-dicas

decoracao-de-ambientes-pequenos-em-casa

• Quadros decorativos são lindos, mas nada de abusar, ok? Quando maldispostos, eles podem dar aquela sensação de que o local é BEM menor.
• O mesmo vale para o uso excessivo de objetos decorativos que também pode dar aquela impressão de desordem e pouco espaço – a menos que você opte pelo estilo kitsch.
_

Pode falar, estas dicas de decoração para apartamento pequeno arrasaram, né? Deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: fresh American Style, Sustain Able Living News, Emdep, Home With Interior, Pinterest, Pinstake, Lonny, Forfur, Sunny7, House of Hipsters, Virgínia Kitchens Blog, Alainain, Feszkelo Egologo, Que Errant Space, Tacomabiz, Decoist, Agroon, China Yadea, Jim Nasti Khare Ketleri, Homeone, Highway Swest.

Deixe uma resposta