5 segredos para deixar a decoração clássica impecável

Pode não parecer, mas até mesmo você que está lendo este post não gosta de arriscar quando o assunto é decoração. Assim, o estilo clássico faz muito sucesso entre os admiradores de elementos tradicionais, mas engana-se quem pensa que este decor não tem regras e segredinhos básicos! Assim, aproveitando a chegada da Atelier Clássico no Montacasa, fizemos este artigo cheio de dicas para você não errar e harmonizar a decoração clássica com muita personalidade.

Na decoração clássica, os mobiliários são protagonistas

A decoração clássica é marcada pela elegância e pelo uso de elementos sofisticados. O requinte marca presença em toda a harmonização e, independente do cômodo decorado, os mobiliários possuem um design característicos, que lembram muito as peças usadas em palácios de reis e rainhas – e não é para menos. A origem da decoração clássica remonta o período da Roma antiga, no qual os grandes imperadores gostavam de ostentar, sendo este tipo de decor um elemento característico exclusivo da alta sociedade da época.

Leia também:
Ótimas dicas pra adotar a decoração clássica na sua casa!

decoracao-classica-para-casa

Os mobiliários da decoração clássica são, na maioria das vezes, produzidos em madeira escura e podem ou não ter detalhes dourados e acabamentos florais. Os pés e puxadores também costumam ter um design supertrabalhado que dão um toque quase vintage ao espaço. No quarto, especialmente, as camas costumam ser grandes, com uma cabeceira trabalhada e até, em alguns casos, dossel; já na sala, peças como poltronas de couro e cadeiras estofadas são ótimas para integrar o decor clássico.

decoracao-classica-dicas

Iluminação é um elemento-chave

Não é de hoje que falamos aqui no blog que a iluminação pode transformar um ambiente. E, claro, na decoração clássica não é diferente, no entanto, os objetos de iluminação usados neste estilo tem um quê de requinte que não deve ser posto de lado. O destaque neste caso são os lustres – usados, sobretudo, nas salas de jantar e estar -, além de abajures e pendentes com design clássico.

decor-classica

As luzes amarelas são protagonistas da decoração clássica, no entanto, locais como banheiro e cozinha, que são espaços que necessitam de mais iluminação, a luz branca deve ser mesclada com a luz principal para que a funcionalidade não seja ofuscada pela beleza. As arandelas, lanternas e luminárias de chão, em espaços externos e halls de entrada também são super bem-vindas!

Cores predominantemente clássicas

Como você já deve ter percebido pelas inspirações listadas aqui, a decoração clássica é clean no sentido de não usar tons contrastantes ou muito chamativos. O estilo se mantém naquela zona de conforto que faz jus ao seu nome, assim, os tons que mais se destacam neste tipo de decoração são basicamente três: o metalizado (prata, dourado e bronze), o marrom (dos mobiliários) e o branco (é a cor base que pode ser substituída ou complementada pelos tons bege, creme e off-white).

decoracao-estilo-classico

Claro, estes tons são características da decoração clássica, mas nada impede que você busque por inspirações que vão além destes tons. As ideias não vão sair muito desta paleta e, com toda a certeza, em maior ou menor grau, estes tons-base vão estar presentes em qualquer ambiente que adote a decor clássico.

Se apostar em um papel de parede, prefira aqueles que de alguma forma se complementam com o restante do decor. As opções adasmascadas e florais são bem interessantes.

Acessórios clássicos

Se tem um estilo decorativo que usa e abusa dos acessórios e ornamentos, este estilo é o clássico. E é aí que pode morar um grande perigo: exagerar na dose e fazer com que a harmonização fique pesada e cheia de elementos que não se conversam entre si. Aí, o bom e velho bom senso deve reinar. Procure por inspirações, peça opiniões e de maneira alguma deixe a funcionalidade em segundo plano.

decoracao-classica

vasos-montacasa

As pratarias, vasos, esculturas, almofadas, espelhos e quadros com molduras clássicas, claro, são elementos curingas deste tipo de decoração.

Estrutura dos cômodos

Este tópico é um segredinho curinga da decoração clássica, mas a gente sabe: nem todo mundo tem espaço para realizar uma reforma que amplie cômodos. Se você já tem uma residência grande, ótimo. Fique à vontade para valorizar o pé-direito alto e harmonizar os objetos decorativos de uma forma mais solta.

estilo-classico-na-decoracao

Agora se o espaço é pequeno, a gente tem um segredinho: use um espelho grande em uma das paredes para causar um efeito de ampliação de ambiente. O resultado fica bem bacana e você não vai precisar quebrar um tijolinho sequer.

Sobre a loja Atelier Clássico

A Atelier Clássico é especializada na comercialização de mobiliários decorativos para casa. Seus produtos, sobretudo de design clássico/tradicional, fazem sucesso entre aqueles que gostam de elementos curingas para decorar, mas não abrem mão da sofisticação, beleza e elegância. Veja todos os produtos da mais recente loja Montacasa aqui.

 

E você? Conta pra gente: é um fã da decoração clássica? Se sim, qual é o seu segredinho para deixar seu lar impecável? Conte nos comentários!

Não se esqueça de curtir e compartilhar nosso post também, tá? 😉

Imagens: Impressive Magazine, Chez Moi, Pinterest, MirTesen, Nyah Fanfiction, Sandra Bello Blog.

One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.