Decoração asiática como inspiração. Veja imagens!

Quem ama inspirações para decorar a casa sabe que existe um mar de possibilidades, no entanto, entre as mais variadas cores e texturas, temos os estilos decorativos – que se você acompanha nosso blog sabe bem quais são. Há o minimalismo para aqueles que gostam de um ambiente clean e moderno; há o rústico, para quem quer reproduzir uma casa de campo dentro e casa, enfim, são muitas as inspirações. Mas para quem quer sair da rotina, que tal adotar a decoração asiática em todo o seu lar ou em um cantinho especial?

Todo o charme da decoração asiática em seu lar

A decoração asiática está longe de ser um dos estilos decorativos mais procurados para quem quer repaginar o lar, mas, aos poucos, esta inspiração está ganhando muita credibilidade – até mesmo porque algumas lojas de decoração se especializaram em comercializar itens para este estilo e está cada vez mais fácil de encontrar os acessórios e outros objetos decorativos importados.

De maneira geral, a decoração asiática pode apresentar inúmeras facetas, isto porque ela é baseada no que há de melhor nos países que fazem parte do continente. De primeira, claro, a gente se lembra do Japão, mas países como Índia, Irã, China, Tailândia e Arábia Saudita já estão superintroduzidos em nosso decor ocidental e esta mistura de elementos resulta na decoração asiática, que aos poucos vem ganhando o nosso coração ♥.

Leia também:
Decoração de sala toda Zen: a calmaria por todos os lados

Móveis asiáticos

Os móveis de uma decoração asiática não são muito diferentes do que já existe aqui do lado ocidental, no entanto, eles têm um ‘quê’ rústico e, muitas vezes, com madeira trabalhada e design bem característico. Mobiliários com fibras naturais e as mesas e banquetas baixinhas que permitem sentar no chão, são as peças que sempre fazem o maior sucesso dentro deste estilo.

decoracao-de-casa-asiatica

decoracao-asiatica-balai

Acessórios de um decor asiático

Os acessórios transformam o decor e, claro, antes de sair comprando os itens para decorar a casa, é importante ter em mente o que o estilo decorativo adotado pede. No caso da decoração asiática, invista na simplicidade em elementos que de alguma forma te aproximem da paz e da natureza. Flores naturais em arranjos simples, almofadas com padronagens geométricas específicas e esculturas decorativas são bons exemplos de acessórios para este estilo.

decoracao-oriental

Iluminação

A iluminação de um decor asiático é muito importante, não só porque ela transforma e deixa o decor mais completo e bonito, mas porque, para os orientais, sobretudo quem segue as tradições budista e hinduísta, a luz representa sabedoria e libertação, além de ser ótima para praticar a meditação. Portanto, vale apostar em velas, castiçais, arandelas, além de lustres e pendentes com design oriental. Vale lembrar também que o sol, que representa o poder e a força, é uma alternativa para iluminar a casa de forma natural e sem gastar nada para isso e para valoriza-lo use cortinas mais fininhas e dê protagonismo às janelas para que você possa fechá-las e abri-las para deixar os raios de sol entrarem.

decoracao-de-casa

decoracao-com-elementos-asiaticos

Cores

Mesmo na decoração asiática mais clean do mundo, as cores são elementos sempre presentes, sobretudo os tons quentes e a mescla delas nas mais diferentes texturas e padronagens. Perceba que, mesmo as cores que parecem não combinar se harmonizam completamente e criam um decor exótico e muito bonito. Nas inspirações abaixo, destaque para o papel de parede adasmascado e para o tapete persa – que por sinal, é um curinga deste estilo.

decoracao-asiatica

Elementos característicos

Se você é analítico, notou que as nossas inspirações possuem algumas características que definem a decoração asiática e aqui separamos o que não pode faltar no seu lar, caso você queira adotar este estilo.

decoracao-asiatica-em-casa

– Um tapete grande e, por vezes, sobreposição de vários deles num mesmo ambiente.
– Muitas almofadas – o que confere ao ambiente muito mais aconchego.
– Futons e pufes que permitem ficar mais à vontade
– Esculturas decorativas asiáticas.
– Materiais produzidos com fibras naturais, como bambu, ratan, palha, juta e mais.

Agora conta aqui pra gente: ficou com vontade de adotar a decoração asiática aí na sua casa? Conte tudo nos comentários e deixe sua dica caso já tenha transformado o seu decor em um refúgio oriental!

Imagens: Pinterest e Destaque by Marcelo Stammer/Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta